ibiza gt tdi

boas, comprei á uns dias um gt tdi de 97, unico dono, revisoes, bla bla bla, mas estranho o meu carro ter poucas baixas e muitas altas, foi o primeiro fumarento que tive, e estranhei este ter o mesmo comportamento que um gasolineiro, baixas lineares e dps a partirvdas 3000 ate as 4500 sempre a sair bem.

que pressao faz o turbo de origem?
qual a pressao maxima que pode fazer dentro dos limites da fiabilidade?
 
boas, comprei á uns dias um gt tdi de 97, unico dono, revisoes, bla bla bla, mas estranho o meu carro ter poucas baixas e muitas altas, foi o primeiro fumarento que tive, e estranhei este ter o mesmo comportamento que um gasolineiro, baixas lineares e dps a partirvdas 3000 ate as 4500 sempre a sair bem.

que pressao faz o turbo de origem?
qual a pressao maxima que pode fazer dentro dos limites da fiabilidade?

um bocado estranho...so se o turbo ja nao e o original e sera maior mas...e mt vago o k descreves..
de origem e normal 0.9 1.0 bar estavel..
e a pressao se queres fiabilidade e mesmo deixar ta como ta;)
 
é estranho nao sentir a entrada do turbo por volta das 2mil tipico dos tdi, dps ás 3mil começa-se a sentir o gajo a fazer força, e dai ate ao corte nunca perde nada. diria mesmo que onde ele é mais forte é a partir das 4mil.

o carro esta full stock, era de uma senhora ja com uns 50 anitos que nao gostava de artilhar o carro. :D
 
é estranho nao sentir a entrada do turbo por volta das 2mil tipico dos tdi, dps ás 3mil começa-se a sentir o gajo a fazer força, e dai ate ao corte nunca perde nada. diria mesmo que onde ele é mais forte é a partir das 4mil.

o carro esta full stock, era de uma senhora ja com uns 50 anitos que nao gostava de artilhar o carro. :D

podes ter a maf avariada...
liga isso ao vag com...

abraço
 
O meu exactamente o mesmo, e a minha maf está boa, pelo menos ja ligaram o vag com e nao acusou nada. É capaz de ser mesmo o turbo, geometria presa ou assim. Manda limpar, é o que vou fazer tambem..
 
boas,

o meu é um afn de 81kw, logo 110 cvs.

hoje montei o manometro e comprovei o que sentia, passo a descrever.

as 1500 faz 0.4 bar
as 2000 faz 0.5 bar
as 3000 faz 0.7 bar
as 4000 faz 0.9 bar e finalmente as 4200 la faz 1bar.

fui a um mecânico amigo, ligamos á maquina e nao havia erros relacionados. a maf faz 850 mg, penso que o valor ideal dito por ele, trocamos tubos de vácuo, podia ser fuga, nada, e por fim, ele disse-me que se a geometria tiver presa, quando se mete o carro a trabalhar a wastgate nao mexe, e no meu fecha logo assim que se dá á chave.

alguém tem uma ideia para me safar?
 
boas,

o meu é um afn de 81kw, logo 110 cvs.

hoje montei o manometro e comprovei o que sentia, passo a descrever.

as 1500 faz 0.4 bar
as 2000 faz 0.5 bar
as 3000 faz 0.7 bar
as 4000 faz 0.9 bar e finalmente as 4200 la faz 1bar.

fui a um mecânico amigo, ligamos á maquina e nao havia erros relacionados. a maf faz 850 mg, penso que o valor ideal dito por ele, trocamos tubos de vácuo, podia ser fuga, nada, e por fim, ele disse-me que se a geometria tiver presa, quando se mete o carro a trabalhar a wastgate nao mexe, e no meu fecha logo assim que se dá á chave.

alguém tem uma ideia para me safar?


Então se ela fecha, existe movimento, se existe movimento não está presa.
Mete o carro a trabalhar, desloca com a mao a waste gate para cima e verifica se quando a largas o afastamento é rápido.
 
a minha esta soltinha, não há nada perro, ate porque ao que parece o turbo foi revisionado ou pelo menos mexido á não muito tempo, os pingos brancos da garantia nos parafusos da parte quente do turbo ainda são bem visíveis.
 
Então se ela fecha, existe movimento, se existe movimento não está presa.
Mete o carro a trabalhar, desloca com a mao a waste gate para cima e verifica se quando a largas o afastamento é rápido.

Amigo o turbo começa a fazer pressão ao longo regime de rotação, a geometria pode estar pressa, só que como os gases de escape(caudal) ao longo do regime vai aumentando vai gerar mais rotação na turbina do turbo para a mesma posição da geometria, logo existe o aumento de pressão!!

Abraço

;)
 
Amigo o turbo começa a fazer pressão ao longo regime de rotação, a geometria pode estar pressa, só que como os gases de escape(caudal) ao longo do regime vai aumentando vai gerar mais rotação na turbina do turbo para a mesma posição da geometria, logo existe o aumento de pressão!!

Abraço

;)

Sim começa a fazer pressão gradualmente com a rotação, por isso é de geometria variável.
E ? O que disse está mal?

Abrç
 
Sim começa a fazer pressão gradualmente com a rotação, por isso é de geometria variável.
E ? O que disse está mal?

Abrç

Sim amigo tens toda a razao!!
Mas referiste que ela mexia!! Mas a geometria pode não mexer, ela pode estar presa para quando o carro vai em altas rpm e por isso o aumento de pressão devido ao fluxo de gases, ao longo do regime de rpm do veiculo!!

Abraço

;)
 
Sim amigo tens toda a razao!!
Mas referiste que ela mexia!! Mas a geometria pode não mexer, ela pode estar presa para quando o carro vai em altas rpm e por isso o aumento de pressão devido ao fluxo de gases, ao longo do regime de rpm do veiculo!!

Abraço

;)

Mas ao deslocares a aste da waste fechas a geometria, como lá tens uma molinha ela abre assim que deixas de puxar para cima a aste.

Abrç
 
e como é que se desprende a geometria, caso seja mesmo disso?
é preciso ir a uma casa de turbos, ou com o turbo na mão, qualquer pinga de óleo resolve o problema? é que preciso do carro todos os dias e é complicado.
 
fui mesmo agora tentar puxa-lo, ele realmente mexe, mas não tenho espaço nenhum nem para meter a mão, quanto mais alicates. mas não oferece resistência nenhuma dentro do turbo, só mesmo a válvula é que me impede de puxar para fora a fareta.
 
testei hoje uma n75 de outro carro e o resultado foi o mesmo, 1 bar so as 4,250 rpm.

ja nao sei o que fazer a esta sucata. lol

experimentei tambem com a ficha da valvula n75 desligada e faz precisamente o mesmo.é normal?
 
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