O que tem de saber sobre amplificadores
A grande parte dos entusiastas de car audio sabe dizer que com um amplificador externop, o som fica "melhor", "dá para pôr mais alto" e alguns dirão mesmo que a qualidade melhora significativamente. Mas pouco mais!
Há tantos apectos sobre os amplificadores que se não souberemos ler as instruções (mais importantes) que lá estão escritas, ficamos uma vez mais à mercê dos olhos, lembrando a expressão que diz que os "olhos também comem" e/ou do vendedor.
Potência
Há muitas maneiras usadas pelas marcas construtoras para medir a potência dos amplificadores.
Fazem-nos de maneira a que o resultado obtido seja o que comercialmente é o mais apelativo, ou seja, o que faz o amplificador antingir valores de potência mais elevados.
As Leis da Física dizem-nos que a Potência pode ser obtida multiplicando Corrente por Voltagem. Por exemplo, se o seu amplificador recebe 12 Volts e gerar 20 Amperes, a potência deveria ser de 240 Watts.
Mas não é correcto. Na realidade, os amplificadores perdem ou gastam cerca de 50% ou mais da sua potência sob a forma de calor. E nesse caso, deixaria-o só com 120 Watts.
As coisas são um pouco mais complicadas que isto. Há diferentes maneiras de medir potência. A potência pode ser medida do topo ao ponto mais baixo do sinal (Pico, Máxima, etc).
Outra forma de medir Potência é desde o nível-zero até ao "topo de metade" (normalmente chamada de potência musical). O modo mais preciso para medir a potência é em Watts RMS (root mean square -> significa o meio da raiz - quadrado).
O Valor RMS é obtido ao elevar ao quadrado o valor do sinal, obtendo a média e depois fazendo a raiz quadrada. Isto é à potência realmente produzida. As marcas mais reputadas usam os valores RMS na sua classificação dos seus produtos.
Para obter valores RMS da Potência de Pico ou Potência máxima, dividida por três. A potência musical é metade da potência de Pico. Poe exemplo, um amplificador classificado a 100 Watts (Pico) por canal. A chamada Potência musical seria apenas de 50 Watts por canal. A Potência RMS seria de 33 Watts por canal. É uma grande diferença! Verifique as especificações dos amplificadores antes de comprar para se aperceber realmente do que está a adquirir. Peça sempre os valores RMS de um amplificador.
Foi confuso?! Há mais! Algumas empresas classificam os seus amplificadores usando condições "irreais", ou seja, calculando Potência a 15 Volts a 2 Ohms, com distorção de 10%, ect.
Certifique-se das voltagens e cargas utilizadas nos tests.
Qualidade
Compre sempre marcas reputadas.
O tamanho e o peso do amplificador também interessam.
Quanta mais potência o amplificador gerar, mais calor vai gerar e maior será a superficie necessária para dissipar esse mesmo calor. Isto por si só não diz se o amplificador é bom ou não. Tenha em atenção as marcas que utilizam chassis maiores do que o necessário, dando a impressão de um amplificador mais potente.
Atenção aos fusíveis que estão encaixados no amplificaor ou que são especificados pelo livro de instruções. Se vir um amplificador de 400 Watts com um fusível de 5 amperes, deverá desconfiar.
Multiplique o tamanho do fusível por 6 (valor obtido com uma corrente de 12 volts a 50% de eficiência) e obterá uma ideia aproximada da potência com que está a lidar em termos de máximo valor RMS possível.
Potência necessária
Para médios e agudos, qualquer coisa entre os 30 e 50 Watts (RMS) por canal são os valores mínimos.
Para cada subwoofer precisarápelo menos de 80/150Watts ou mais. Deverá haver sempre mais potência a ir para os subwoofers do que para os restantes alfifalantes, uma vez que os ouvidos humanos são mais sensíveis às altas frequências do que às baixas. por exemplo, se possuir 4x50Watts para os médios e agudos, com um total de 200Watts, deverá ter pelo menso 200Watts ou mais para o subwoofer.
Muitos perguntam se muita potência poderá queimar os altifalantes. A maioria das vezes, o que queima os altifalantes é a distorção e não a potência. Se os altifalantes possuirem crossovers indicados e não estiverem a distorcer, será muito difífcil queimá-los. Um amplificador muito potente apenas dá a possibilidade de grandes volumes sem distorção. Adquira os maiores amplificadores que possa comprar e que o sistema eléctrico do seu veiculo possa suportar.
Mais potência significa som mais alto e mais limpo.
Mais noções
Será muito boa ideia procurar amplificadores com crossovers incorporados para que não tenha de gastar muito dinheiro mais tarde em croosovers externos. Se vai utilizar muitos altifalantes, certifique-se que o amplificador é estável a dois Ohm (ou até menos). Um amplificador que "aceite" instalação em ponte pode ser útil no futuro se estiver a planear um up grade ao sistema.
características como protecção contra-aquecimentos, curtos-circuitos e sobrecargas são sempre óptimas e todos os bons amplificadores as deveriam ter.
Procure também classificações baixas de THD, ou seja a distorção harmónica total.
Diferentes Classes
Os amplificadores Classe A são os mais preciosos sonicamente.
Por outro lado, tem algumas desvantagens que os podem tornar num espécie em vias de extinção.
Estes amplificaores usam apenas um transistor de saída que está sempre ligado, gerando tremendas cargas de calor. Os amplificadores Classe A são muitos ineficientes (menos 25%). Mais calor significa maiores "tanques" e grande parte está equipada com ventoinhas de arrefecimento.
Estes amplificadores são normalmente caros.
Os amplificadores de Classe B são os mais comuns. Usam dois transistors de saida. Um para a parte positiva do ciclo e outro para a parte negativa. Ambos os sinais são "combinados". O problema com este "desgin" é que no ponto em que um transistorpára de amplificar para dar lugar ao outro (linha de 0 Volts), há sempre uma pequena distorção no sinal, chamada a "distorção do crossover". Amplificadores bem "desenhados" conseguem fazer com que esta distorção seja mínima. Uma vez que cada transistor está "ligado" apenas metade do tempo, o amplificador não chega a ficar tão quente como um Classe A, traduzindo-se numa menor dimensão e melhor eficiência (tipicamente de 50%).
Os amplificadores de Classe A-B são uma combinação dos dois tipos descritos acima. Em volumes baixos, o amplificador trabalha em Classe A e em volumes mais altos, o amplificador muda para operação em classe B.
Os amplificadores de Classe D é um amplificador de crescente popularidade conhecido como amplificador Digital. Estes amplificadores não são realmente digitais, isso não existe, mas trabalham de modo similar aos conversores digitais para analógicos. O sinal de entrada é amostrado em taxas muito elevadase depois, reconstruidos em grande potência. Este tipo de amplificadores quase não produz calor e são muito pequenos em dimensão, apesar de bastante caros. Apesar de existirem amplificadores Classe D full-range, a maioriadas marcas está a apostar simplesmente em lançar amplificadores especificos para amplificações de baixa frequências. Estes amplificadores são capazes de mais de 1000Watts e a sua eficiência atinge valores muito elevados (aproximadamente 80%).
Conclusão
Após esta, necessáriamente curta, explicação dos diferentes tipos de amplificadores, deverão os potenciais clientes analizarem bem as suas necessidades.
Fotos de alguns exelentes amplificadores
Audison Thesis HV (cerca de 6000€)
Audison VRX EX 6.420 / 1.500
->2,000€
->1,170€
Diamond D9 9800.2 / D9 D9800.4
DLS A7 -> 935€