O uso do intercooler remonta aos anos 30, 40 na aviação comercial com a instalação de turbos nos motores diesel cuja eficiencia em funcionamento oscilava entre 55 a 60%. Devido a baixa eficiência, geravam o aumento de temperaturas no ar comprimido que era produzido. E este aquecia tanto quanto maior fosse a altitude devido as baixas pressões atmosféricas porque obrigava a um maior trabalho do turbo por haver menor densidade de ar. Resumindo, quanto maior for o trabalho, maior a produção de calor transmitida ao motor.
Como medida preventiva ao baixo arrefecimento da temperatura, optava-se por uma maior quantidade de injecção de combustível, mas esta medida trazia inconvenientes como o aumento do consumo, redução da lubrificação devido a "lavagem" dos cilindros.
A solução óbvia passa, então, pela redução da temperatura do ar comprimido recorrendo ao intercooler.
O arrefecimento do ar é um dos assuntos tabus da termodinâmica. Basicamente, no mundo automóvel, consiste na redução da temperatura do ar, beneficiando a potência e a fiabilidade de um motor.
A escolha de um intercooler pode ter vários critérios. O espaço, o local, a disposição, a área frontal de arrefecimento, a construção e concepção, o tipo de metal, etc... e todos eles influenciam a eficiência do arrefecimento. Muitas vezes a decepção surge após a instalação.
A eficiência de um intercooler é dado em níveis percentuais. Um intercooler 100% eficiente deve ser capaz de arrefecer o ar quente até uma temperatura igual à temperatura ambiente. Por norma, a eficiência de um intercooler é de 70%.
Também a oposição à livre circulação do fluxo de ar criado é imperativo na escolha de um intercooler. Demasiada contra pressão aumenta a temperatura, indo contra o objectivo da colocação de um intercooler. Este é um dos grandes factores tidos em conta durante o processo de concepção. Outro factor importante é a velocidade do ar. O ar necessita de estar em contacto com as paredes metálicas de arrefecimento, mas deve ser feito de forma rapida. Se o processo for lento, significa menos caudal por estagnação do ar. Nesse sentido, um intercooler bem concebido deve ter as linhas do core alinhadas com o fluxo de ar. No caso de intercooler de saídas opostas deverá ser assim:
No caso de saídas para o mesmo lado, deverá ter a seguinte configuração:
O alinhamento deve ser feito longitudinalmente com as saídas e deve obrigar a circulação pelo core e não estar em contacto directo entre entrada e saída.
Quem tiver algo a acrescentar é so escrever. A ideia é no fim fazer-se um resumo e colocar disponível no forum.
Como medida preventiva ao baixo arrefecimento da temperatura, optava-se por uma maior quantidade de injecção de combustível, mas esta medida trazia inconvenientes como o aumento do consumo, redução da lubrificação devido a "lavagem" dos cilindros.
A solução óbvia passa, então, pela redução da temperatura do ar comprimido recorrendo ao intercooler.
O arrefecimento do ar é um dos assuntos tabus da termodinâmica. Basicamente, no mundo automóvel, consiste na redução da temperatura do ar, beneficiando a potência e a fiabilidade de um motor.
A escolha de um intercooler pode ter vários critérios. O espaço, o local, a disposição, a área frontal de arrefecimento, a construção e concepção, o tipo de metal, etc... e todos eles influenciam a eficiência do arrefecimento. Muitas vezes a decepção surge após a instalação.
A eficiência de um intercooler é dado em níveis percentuais. Um intercooler 100% eficiente deve ser capaz de arrefecer o ar quente até uma temperatura igual à temperatura ambiente. Por norma, a eficiência de um intercooler é de 70%.
Também a oposição à livre circulação do fluxo de ar criado é imperativo na escolha de um intercooler. Demasiada contra pressão aumenta a temperatura, indo contra o objectivo da colocação de um intercooler. Este é um dos grandes factores tidos em conta durante o processo de concepção. Outro factor importante é a velocidade do ar. O ar necessita de estar em contacto com as paredes metálicas de arrefecimento, mas deve ser feito de forma rapida. Se o processo for lento, significa menos caudal por estagnação do ar. Nesse sentido, um intercooler bem concebido deve ter as linhas do core alinhadas com o fluxo de ar. No caso de intercooler de saídas opostas deverá ser assim:
No caso de saídas para o mesmo lado, deverá ter a seguinte configuração:
O alinhamento deve ser feito longitudinalmente com as saídas e deve obrigar a circulação pelo core e não estar em contacto directo entre entrada e saída.
Quem tiver algo a acrescentar é so escrever. A ideia é no fim fazer-se um resumo e colocar disponível no forum.