Vou deixar aqui uma espécie de um DIY para montagem de intercooler cupra com kit de tubagens de alumínio em ibiza 6l PD130 com IC e tubagens originais e pára-choques cupra, já existe aí um tópico mas de DIY pouco tem. Tenho poucas fotos por isso vou usar algumas retiradas da net.
Material necessário:
Intercooler Cupra (original ou reforçado)
Kit de Tubagens (existem várias casas a vender estes kits que trazem silicones e abraçadeiras)
Suportes
Parafusos M6x22 4x
Ferramentas:
O básico, t20, t25, serra ou tesoura, berbequim com broca craniana também dá jeito.
1- Levantar a frente do carro do lado do passageiro
2- Retirar blindagem, pára-choques, óptica do passageiro e a barra
3- Desmontar o intercooler e tubagens originais
4- Para fixar os suportes do ic temos que desapertar os parafusos que seguram os radiadores, deslizar os suportes entre o radiador e a mascara e voltar a apertar. Para desapertar os parafusos do radiador, das duas uma, ou se tira a mascara em fibra ou se faz alarga os furos que nela existem de modo a conseguir tirar os parafusos. O local dos furos está marcado na foto em baixo.
5- Ic no sitio, falta tratar da tubagem, a de cima é a que dá mais trabalho, no meu caso tive que dar umas pancadinhas de amor no copo do filtro de gasóleo para ficar tudo com o seu devido espaço. Se for para usar EGR é preciso reciclar o tubo original, basta partir o encaixe do lado que não liga à egr (foto 2) e apertar nas tubagens com uma abraçadeira. A de baixo não tem nada que saber. Para fazer a ligação ao turbo dá para usar o encaixe rápido do tubo original (foto 3), a mola dá um bocado de luta mas sai, depois é usar uma abraçadeira para apertar o encaixe na curva de silicone. No meu caso tive que cortar um bocado na curva para o tubo não bater na longarina.
Foto 2
Foto 3
6- Tubagens no sitio e apertadas, falta o sensor map, os kits já trazem sitio para ele, é só apertar, os parafusos não podem ser os originais, tem que ser M4 ou M5, já não me recordo.
7- Falta voltar a montar tudo mas o pára-choques não cabe com estas tubagens (razão pela qual as tubagens originais cupra tem aquele tudo todo maluco) por isso há que cortar um bocado no para choques, nada de especial.
Para terminar é dar uma voltar com o carro e ver as temperaturas de intake baixinhas No primeiro teste que fiz a puxar dos 60 kmh aos 210 kmh fez 40ºC max com 27ºC de temperatura ambiente.
Material necessário:
Intercooler Cupra (original ou reforçado)
Kit de Tubagens (existem várias casas a vender estes kits que trazem silicones e abraçadeiras)
Suportes
Parafusos M6x22 4x
Ferramentas:
O básico, t20, t25, serra ou tesoura, berbequim com broca craniana também dá jeito.
1- Levantar a frente do carro do lado do passageiro
2- Retirar blindagem, pára-choques, óptica do passageiro e a barra
3- Desmontar o intercooler e tubagens originais
4- Para fixar os suportes do ic temos que desapertar os parafusos que seguram os radiadores, deslizar os suportes entre o radiador e a mascara e voltar a apertar. Para desapertar os parafusos do radiador, das duas uma, ou se tira a mascara em fibra ou se faz alarga os furos que nela existem de modo a conseguir tirar os parafusos. O local dos furos está marcado na foto em baixo.
5- Ic no sitio, falta tratar da tubagem, a de cima é a que dá mais trabalho, no meu caso tive que dar umas pancadinhas de amor no copo do filtro de gasóleo para ficar tudo com o seu devido espaço. Se for para usar EGR é preciso reciclar o tubo original, basta partir o encaixe do lado que não liga à egr (foto 2) e apertar nas tubagens com uma abraçadeira. A de baixo não tem nada que saber. Para fazer a ligação ao turbo dá para usar o encaixe rápido do tubo original (foto 3), a mola dá um bocado de luta mas sai, depois é usar uma abraçadeira para apertar o encaixe na curva de silicone. No meu caso tive que cortar um bocado na curva para o tubo não bater na longarina.
Foto 2
Foto 3
6- Tubagens no sitio e apertadas, falta o sensor map, os kits já trazem sitio para ele, é só apertar, os parafusos não podem ser os originais, tem que ser M4 ou M5, já não me recordo.
7- Falta voltar a montar tudo mas o pára-choques não cabe com estas tubagens (razão pela qual as tubagens originais cupra tem aquele tudo todo maluco) por isso há que cortar um bocado no para choques, nada de especial.
Para terminar é dar uma voltar com o carro e ver as temperaturas de intake baixinhas No primeiro teste que fiz a puxar dos 60 kmh aos 210 kmh fez 40ºC max com 27ºC de temperatura ambiente.
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