Estas inspecções cá no Portugalex são dignas de uma novela da TVI. Tão depressa um gajo com um carro a cair de poder sai aprovado com distinção como depressa acontecem cenas destas. Tá bem que o CE diz dois mínimos, mas por exemplo, também diz dois stops, e ninguém reclama com o 3º stop, e o meu 6k é de 97 e já tem essa cena. Reclamavam no início, mas actualmente qualquer um o pode instalar mesmo que o carro seja de 1921. Só reclamam se estiver mal montado e/ou produzir reflexos ao travar.
Ou então o que deviam alertar não alertam. Por exemplo, na IPO deste ano, o meu 6k chumbou com 5 deficiências: uma de grau 1 e 4 de grau 2. 3 das de grau 2 eram relacionadas com emissões. De facto, eu desconfiava que o catalisador estava estragado, porque o escape mandava um pivete jeitoso. Tudo isto porque tinha um cabo de vela a mandar mal a corrente. Resultado: valor lambda a 0.85, CO ao ralenti e em marcha altíssimo. Fui à casa de escapes, disse para substituir o cat, o gajo levanta o carro, "olhe que tem as duas panelas ferrugentas". E, de facto, estavam prestes a furar. Mas o cabrão do inspector não foi capaz de dizer isto. Resultado: em vez de cat específico do carro, tive de mudar toda a linha de escape usando um cat universal, o que se traduziu em 300 € em vez de 250. Valeu pelo facto do carro estar agora com um cantar de fazer inveja a muitos novos. Ah, e também troquei a sonda, o que ajudou. Na reinspecção, só teve uma deficiência de grau 1: fuga de óleo na transmissão, mas desconfio que este "óleo" seja a água que o tipo da oficina borrifou para arrefecer as soldas do catalisador, porque ainda não vi o chão pingado.
Resumindo: as IPOs são de rir, mas às vezes são de chorar e de os mandar à *****. Perdão pelo desabafo.