Eu faço o seguinte, com o motor bem frio burrifo com um pouco de gasolina deixo aquilo acamar bem, depois com agua da corrente normal e com o dedo na ponta ou com a agulheta para ter um pouco de pressao, mando agua nos pontos em que sei que não há problema...e aonde normalmente está sujo!
Assim que acabo de lavar coloco a motor a trabalhar até secar as partes electricas e depois seco com um pano aonde ainda exista agua...e deixo aquilo bem seco!
Nunca lavei o motor nos centros de lavagem, mas tenho amigos que já os lavam há anos e até agora ainda não tiveram problemas!
Um conselho de amigo e mecanico...se quiserem comprem liquido de limpeza de travoes, se for em lata já está em pressao é só aplicar e com um pano limpar antes que o produto se evapore, se o comprarem em liquido coloquem-no em algo que consigam enviar com pressao(tipo embalagem dos Ajax) e madem para as zonas com oleo e na caixa de velocidades e depois limpem com um pano, vão ver que sai tudo....
Usem é umas luvas, pois aquilo seca a mãos!
Depois lavem com agua com pouca pressao e podem burrifar com parafina para dar um bom acabamento!
Espero ter ajudado alguem...