Já o fiz...e é uma bela dor de cabeça, eles gostam de ligar o complicómetro para desencorajar. O procedimento é o seguinte.
1º Ir alfandega dentro de 4 dias úteis após a viatura entrar em Portugal... sendo da UE e não havendo registo de entrada na fronteira és tu que dizes a data de entrada. Na alfandega ficam com os teus documento e recebes uma guia por um mês para tratares do resto da papelada.
2º Se não tiveres tens, de pedir ao importador em Portugal o certificado de homologação do veículo, (custa 100 euros)
3º tens depois de ir com isto a um IPO fazer uma inspecção (penso que este tipo de inspecção ficou em 50 euros) para importação automóvel, aí é que entra o engraçado, a mim obrigaram-me a desmontar as blindagens do carro (cavas da roda, motor), dizem que é para ver se o carro tem soldaduras escondidas..... mas sei que há alguns IPOs onde isto não é pedido. Bem por isto paguei 1 hora numa oficina para o fazer (40 euros).
Voltas a pegar em toda a documentação e vais novamente à alfandega, aí pagas o IA e depois enviam-te para casa o livrete com uma guia para ires registar o carro (75 euros), pede urgência, pagas mais 4 euros mas ficas logo com o livrete na hora.
Podes sempre entregar isto tudo a alguém para o fazer por ti, normalmente levam entre 250 a 350 euros (mais os custos acima)