Levar carro para o estrangeiro

malta, alguem sabe se é possivel eu estar a viver noutro pais e levar o carro comigo, e poder por lá circular com matricula portuguesa? estou a referir-me a paises como Angola, Emirados Árabes Unidos ou EUA.
o objectivo é continuar com morada de cá e seguro também, e o carro ficar em nome da minha mãe, que mora por cá. até que ponto será isso válido?
 
AutoHoje disse:
É ilegal um veículo de um país da União Europeia permanecer mais de 6 meses por ano noutro.

Só há duas soluções:

1) Se o carro é novo ou recente (o que normalmente implica que os custos de registo são demasiado altos) normalmente é possível declará-lo como propriedade pessoal sem fins lucrativos na Alfândega do país em causa (entra em contacto com a Direcção Geral de Viação do país em causa);

2) Paga as taxas aduaneiras de registo do veículo entrando em contacto com a Direcção Geral de Viação do país em causa para obteres um matrícula nova.

Eu segui a opção 1 no Reino Unido e assim permaneço há 7 anos (3 anos com o antigo e 4 com o novo, e aqui acresce os custos de conversão das luzes de nevoeiro à opção 2 por serem no lado oposto). Entrei em contacto com a DVLA a explicar que em Portugal paga-se a maior parte do Imposto na compra e o imposto de circulação é baixo por comparação e por isso não compensava registar, e explicaram-me que há o artigo 4 de excepção à importação que se aplica a um veículo ser declarado como propriedade pessoal, sem fins lucrativos e usado por um indivíduo oriundo de um país da União Europeia a cumprir contracto laboral no Reino Unido. E o Reino Unido e a Irlanda são os mais difíceis pois não assinaram o acordo de Schengen.

E não vás em lengas-lengas de trocar a carta pois são completamente válidas entre países da União Europeia, assim como os seguros. Essa mentira é repetida muitas vezes aqui no Reino Unido, até pela polícia, mas a lei é muito clara.

Espero que ajude em alguma coisa.
 
pois isso é casos da união europeia. mas estou a ver que depois tenho que tirar a carta internacional também. ainda para mais, é dificil declarar como um ligeiro de mercadorias não é para fins lucrativos..
 
Pelo menos nos EUA de visita podes sempre, mas legalizar lá é impossível porque a seat não é comercializada lá e não há hipóteses de conversão para cumprir o regulamento do DOT. Se fosse audi ou vw já podia ser legalizado. Nos EAU e Angola não sei.

Para países fora da UE, convém mesmo levar carta internacional que só é válida por 1 ano.
 
Conheço um rapaz que está a viver em Londres e levou para lá o carro, já ´tem o Cupra-R á uns 4 anos...

Cheguei a falar com ele sobre isso e ele tem seguro tuga e faz lá as inspecções, diz que por lá existem sitios para inspecção de carros estrangeiros.
 
Já agora aproveito o tópico se o criador não se importar. Se um gajo for para fora e o carro ficar cá parado durante pelo menos uns 5/6 meses, que cuidados devemos ter antes? Já comprei uma lona daquelas boas (mesmo o carro ficando numa garagem fechada), só falta fazer uma lavagem
 
So quero dizer que vivo em França desde julho de 2008 e a minha QV andou aqui comigo ate dezembro de 2011, agora esta em Portugal mas para ca voltara...e até a data nunca tive stress das matriculas nem do seguro tuga
 
Pelo menos nos EUA de visita podes sempre, mas legalizar lá é impossível porque a seat não é comercializada lá e não há hipóteses de conversão para cumprir o regulamento do DOT. Se fosse audi ou vw já podia ser legalizado. Nos EAU e Angola não sei.

Para países fora da UE, convém mesmo levar carta internacional que só é válida por 1 ano.

só me interessava mesmo fora da UE. nos EUA já que não posso legalizar o carro, posso andar com matricula portuguesa? se for só problemas com a embaixada (documentos etc..) não há problemas, porque tenho muitos bons conhecimentos por lá..
 
Acho que de visita podes levá-lo e ficar com ele 3 meses na boa, se fores diplomata ou familiar podes mantê-lo por quanto tempo quiseres com matricula portuguesa. A partir do momento em que és considerado residente ou seja, trabalhas e fazes os descontos lá, tens que o legalizar. Ibizas lá são um exclusivo mesmo, só se vê no sul mas com matricula mexicana.
 
O meu tio esta em França há uns anos e o VTi dele tem matricula PT seguro de lá e inspecção de lá :)
 
pois lá está, só casos da UE, eu queria mesmo saber para fora. não há ca um user de Africa do Sul? tenho que falar para lá para a embaixada para ver como é..
 
Na UE é diferente.
Eu também gosto muito do meu Leon, mas fdx leva-lo para os EUA, só para o levar ficava mais caro que o valor comercial.
E com um Ibiza a cagar fumaça, devias ser dono dele durante pouco tempo, coisas diferentes eles gostam lol

Sinceramente acho má ideia.
 
Na minha opiniao levar uma ibiza só pq é exclusivo...calha de precisares fazer alguma revisão ou precisares de algumas peças vais ver a exclusividade... Um bom carro lá compras barato, e eu nos primeiros tempos nem me chateava, EUA são muito mas muito bem servidos de transportes públicos! Mas cada um sabe de si... um ibiza não propriamente um ferrari que se o levasses ainda ganhavas € na venda LOL Mete o numa garagem sobre 4 tijolos, bateria desligada e tá andar LOLOL ou então algum familiar que dê umas voltas de x em quando :)
 
o ponto era ela sair por lá muito de vez em quando, andei a ver oportunidades de trabalho por lá, e sinceramente, com 11 mil dolares mensais achas que me ia preocupar com os custos de transporte? não me parece. o carro era só mesmo para andar muito de vez em quando, porque como é óbvio vou por lá ter outro tipo de carro
 
o ponto era ela sair por lá muito de vez em quando, andei a ver oportunidades de trabalho por lá, e sinceramente, com 11 mil dolares mensais achas que me ia preocupar com os custos de transporte? não me parece. o carro era só mesmo para andar muito de vez em quando, porque como é óbvio vou por lá ter outro tipo de carro

E as despezas??

Conheço quem ganhe mais ou menos isso e tem que ser orientado senão vai tudo.
 
E as despezas??

Conheço quem ganhe mais ou menos isso e tem que ser orientado senão vai tudo.
Nem mais uma pessoa tem de avaliar tudo, fazer bem as contas..aluguer de casa..que dependendo das cidades n é nada barato..dp há despesas de tudo, impostos etc. Sistema de saude esquece, uma pessoa queixasse do nosso,mas é o paraiso perante o deles, que simplesmente não existe, só privado e parece que não é propriamente barato um bom seguro de saude..Cá por 30€ por mês e temos tudo do melhor. Lá deves ter que juntar uns bons zeros para um bom seguro de saude. :)
É como digo..depende dos casos e do emprego que arranjares, há empresas a darem mts beneficios, sistema de saude etc... cada caso é um caso.
Quem se conseguir safar lá fora só faz bem, pq isto por cá tá podre e cheira mal :D:)
 
Cuidado na alfandega, tens mesmo que ter tudo bem preparado a nível burocrático, senão eles certificam-se que a viatura não circula, vi algures num forum canadiano que cortam os carros ao meio, se estavam na tanga não sei. Se tiveres poder económico para tal acho que primeiro deves analisar o terreno e depois de estares seguro pedir a alguém de cá que to envie. Sempre podes enviar um email para aqui para confirmares tudo: http://www.dot.gov/contact-us

E mais info aqui: http://www.foreignborn.com/visas_imm/entering_us/7importingyourcar.htm
 
Last edited:
Back
Top