Infelizmente sofri do mesmo mal que tu, já me tinham riscado o carro 2 vezes, a terceira a camara apanhou o artista. Motivo porque não o apanhou antes, a camara só estava a gravar quando o carro em andamento, depois é que meti um interuptor a ligar continua quando quiser.
O gozo que era quando ia as revisões com o carro todo riscado (nas duas laterais do farolim de trás até a portas) "o carro esta todo riscado! Você deve de ter uns bons amigos"
Felizmente tinha seguro que cobria vandalismos e resolvi o problema.
O motivo pela qual meti a camara foi, um dia um carro bate-me de marcha atrás e diz que eu é que lhe bati.
Espero que apanhes o artista!
Edit: Não te esqueças que as imagens não são validas em tribunal!
Boa, tiveste sorte. Eu não. Só coloquei as câmaras depois dos eventos. Depois de ter a dashcam à frente, nunca mais me apareceu o carro riscado. Agora se foi coincidência ou se foi por ter colocado a câmara, que nunca mais me riscaram o carro, não sei.
Sim, eu andei à bulha em vários locais pela net a tentar perceber se as imagens podiam ser usadas em tribunal, caso eu apanhasse o engraçadinho. Mas nunca cheguei a ter essa sorte. E essa questão é controversa. Pelo que me apercebi e pelo que me disse uma advogada, depende tanto da defesa como da juíza/juíz que estiver com o caso.
E colocar a dashcam podia ou não ajudar. A dashcam tem uma liberdade de rotação pequena e ia ser preciso sorte para apanhar o indivíduo, porque se pusesse a dashcam ao pé do espelho retrovisor (o do pára-brisas), e se o indivíduo decidisse riscar o carro, de trás para a frente, o mais certo era não o apanhar ou só o apanhar de costas. Ia também depender por onde é que ele seguia depois de fazer o "trabalhinho". Portanto eu dei-me ao trabalho de arranjar maneira de fixar a dascham no tablier junto à porta do condutor, mesmo perto do espelho retrovisor esquerdo, a apontar ligeiramente para cima (para apanhar as trombas do camelo) e deixei o carro estacionado (paralelamente) com a traseira para o passeio. O que idealizei era a pessoa vir no passeio, começar a riscar o carro de trás para a frente e a câmara apanhava-o, independentemente por onde ele seguisse depois do trabalho feito!
Mas nunca chegou a acontecer. Ainda por cima, nessa altura, tive o azar de atropelar um cão... Quer dizer, aquilo foi um kamikaze, o cabrão do cão quase que saltou para a frente do carro e em dois ou 3 meses eu já tinha 4 participações para o seguro e o mediador disse-me que o terceiro risco (4ª participação) era melhor não a meter ao seguro porque corria o risco de no fim do contrato da apólice, o seguro não ma querer renovar por ser um cliente que não dá lucro. Portanto, esta tive que pagar do meu bolso! lá foram mais 400 e tal euros para a corda do sino! Tinha o carro há cerca de 4/5 meses!
Ainda fiz queixa contra desconhecidos, mas claro, nunca deu em nada. A bófia não tinha recebido até ali, qualquer queixa do género!