Boas a todos
Penso de este DIY não tem nada que saber para os Ibizistas a gasolina, mas mesmo assim , e uma vez que sentia o carro ao ralenti um pouco incerto, decidi verificar o estado das velas, que no meu carro motor ALD 1.0 MPI, são de platina, referência NGK PZFR5D-11, que segundo diz a SEAT duram 60.000 km, caras demais para andar sempre a trocar (4 velas=98 euros!!!)
Estas velas já tinham 10.000 km e então toca a ver o estado delas
ATENÇÃO: o motor deve estar frio, senão a dificuldade em desapertar as velas aumenta e muito, devido à dilatação do bocal onde elas encaixam.
Nesta foto vemos assinaladas a vermelho as tampinhas plásticas a retirar para ter acesso aos 2 parafusos que fixam a tampa do motor que é também a caixa dos filtros de ar (leva 2)
Foto 1
Utilizar uma chave de roquete 10 para desapertar os 2 parafusos, e puxar a tampa do motor para cima, pois ela tem dois pinos por baixo a fazer de mola, é só puxar para cima.
Nesta foto estão assinalados a vermelho os quatro cabos das velas, basta puxar que eles desencaixam na perfeição. Se estiverem oxidados e não saírem ao puxar, basta utilizar um alicate de pontas para os desencaixar.
Foto 2
Desenroscar as velas com chave de velas apropriado, provavelmente terão que forçar um pouco, no meu caso elas estavam bastante apertadas, sinal de que foram substituídas e apertadas com o motor quente, o que fez com que depois ao arrefecer o motor, elas ficassem tipo numa “camisa de forças”, demasiado apertadas.
Nestas duas fotos vemos a vela do 4º cilindro, com o polo de platina cheio de carvão, e pior, que isso, a cerâmica à volta do polo está partida. Seria do aperto com o motor a quente?.
Foto3
Foto 4
Aqui vemos as quatro velas. Assinalado a vermelho a tal vela do 4º cilindro.
Foto5
O 4º cilindro com restos de carvão, misturado com óleo???
Foto 6
Nesta foto vemos o bocal do 1º cilindro, seco, assim como os outros 2 cilindros também estavam secos e sem vestígios de óleo.
Foto7
Entretanto reparei num tubo que faz a ligação da caixa do filtro de ar com uma zona traseira do motor. Está com um rasgo de cerca de 1 cm, talvez provocado por roçar na parte metálica assinalada com a seta amarela. Vou ter que resolver isto noutra altura...
Foto 8
Enquanto as velas estavam de ”molho” em WD40, aproveitei para compor a antena do rádio, que tinham partido a ponta (??) não sei como, e então cortei um pouco mais e apliquei-lhe uma carapuça de borracha. Não perdeu o bom sinal de rádio que sempre teve, e sempre ficou um pouco diferente da antena original.
foto antena
A limpeza das velas, após estarem de “molho” em WD40, foi fácil, bastando passar um pano para secar as velas e retirar o carvão da vela do 4º cilindro, voltar a colocá-las nos bocais dos cilindros, mas pus a vela do 4º cilindro no 3º, vou andar assim um tempo e depois vou ver se aparece óleo no 3º cilindro, ou no 4º.
Nesta foto já com tudo montado, e como tinha a tampa dos colectores muito suja, passei uma lixa fininha e aquilo sai tudo. Vou ter que a retirar para pô-la a brilhar.
Foto 9
Gostei de ver estes Km e aproveitei a tirar uma foto. Capicua
foto km
Por último não podia deixar de agradecer ao meu mecânico a preciosa ajuda que me deu, pois sempre que lhe pedia ferramenta, ele imediatamente ia buscar, quer fosse a chave de roquete, ou o filtro da Tvcabo (out)...
Foto 11
Abraço a todos
Penso de este DIY não tem nada que saber para os Ibizistas a gasolina, mas mesmo assim , e uma vez que sentia o carro ao ralenti um pouco incerto, decidi verificar o estado das velas, que no meu carro motor ALD 1.0 MPI, são de platina, referência NGK PZFR5D-11, que segundo diz a SEAT duram 60.000 km, caras demais para andar sempre a trocar (4 velas=98 euros!!!)
Estas velas já tinham 10.000 km e então toca a ver o estado delas
ATENÇÃO: o motor deve estar frio, senão a dificuldade em desapertar as velas aumenta e muito, devido à dilatação do bocal onde elas encaixam.
Nesta foto vemos assinaladas a vermelho as tampinhas plásticas a retirar para ter acesso aos 2 parafusos que fixam a tampa do motor que é também a caixa dos filtros de ar (leva 2)
Foto 1
Utilizar uma chave de roquete 10 para desapertar os 2 parafusos, e puxar a tampa do motor para cima, pois ela tem dois pinos por baixo a fazer de mola, é só puxar para cima.
Nesta foto estão assinalados a vermelho os quatro cabos das velas, basta puxar que eles desencaixam na perfeição. Se estiverem oxidados e não saírem ao puxar, basta utilizar um alicate de pontas para os desencaixar.
Foto 2
Desenroscar as velas com chave de velas apropriado, provavelmente terão que forçar um pouco, no meu caso elas estavam bastante apertadas, sinal de que foram substituídas e apertadas com o motor quente, o que fez com que depois ao arrefecer o motor, elas ficassem tipo numa “camisa de forças”, demasiado apertadas.
Nestas duas fotos vemos a vela do 4º cilindro, com o polo de platina cheio de carvão, e pior, que isso, a cerâmica à volta do polo está partida. Seria do aperto com o motor a quente?.
Foto3
Foto 4
Aqui vemos as quatro velas. Assinalado a vermelho a tal vela do 4º cilindro.
Foto5
O 4º cilindro com restos de carvão, misturado com óleo???
Foto 6
Nesta foto vemos o bocal do 1º cilindro, seco, assim como os outros 2 cilindros também estavam secos e sem vestígios de óleo.
Foto7
Entretanto reparei num tubo que faz a ligação da caixa do filtro de ar com uma zona traseira do motor. Está com um rasgo de cerca de 1 cm, talvez provocado por roçar na parte metálica assinalada com a seta amarela. Vou ter que resolver isto noutra altura...
Foto 8
Enquanto as velas estavam de ”molho” em WD40, aproveitei para compor a antena do rádio, que tinham partido a ponta (??) não sei como, e então cortei um pouco mais e apliquei-lhe uma carapuça de borracha. Não perdeu o bom sinal de rádio que sempre teve, e sempre ficou um pouco diferente da antena original.
foto antena
A limpeza das velas, após estarem de “molho” em WD40, foi fácil, bastando passar um pano para secar as velas e retirar o carvão da vela do 4º cilindro, voltar a colocá-las nos bocais dos cilindros, mas pus a vela do 4º cilindro no 3º, vou andar assim um tempo e depois vou ver se aparece óleo no 3º cilindro, ou no 4º.
Nesta foto já com tudo montado, e como tinha a tampa dos colectores muito suja, passei uma lixa fininha e aquilo sai tudo. Vou ter que a retirar para pô-la a brilhar.
Foto 9
Gostei de ver estes Km e aproveitei a tirar uma foto. Capicua
foto km
Por último não podia deixar de agradecer ao meu mecânico a preciosa ajuda que me deu, pois sempre que lhe pedia ferramenta, ele imediatamente ia buscar, quer fosse a chave de roquete, ou o filtro da Tvcabo (out)...
Foto 11
Abraço a todos
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