correto. mas cuidado com o injector de gasolina montado numa borracha do tubo de admissão. o ideal é mandar alongar um pouco num torneiro o corpo da borboleta antes da mesma (soldar lá um tubo em alumínio com mais 5mm do diâmetro do corpo da borboleta) e fazer lá um furo para o injector. o turbo para baixas é pior em tudo, rebentava logo com a embraiagem. a razão para isso acontecer é que é completamente diferente teres 250Nm de binário máximo às 2000rpm e 250Nm de binário máximo às 4500rpm. quanto mais cedo acontecer o binário máximo mais material se estraga. eu também apostava num injector extra com um piggyback. mas mantinha o FMIC e radiador de óleo para a fiabilidade.quanto mais pequeno pior, vai encher mais em baixas e quanto mais baixas tiveres mais material partes, t25 no minimo, podes comprar um chines a fazer meio kilo de pressao e metes um injector extra antes da tua borboleta com um sistema piggi back a contrular, a apexi tem um muito bom que podes alterar os tempos do injector aberto 10vezes por toda a faixa de rpm..procura material no ebay mas nao mandes vir de fora da uniao europeia
Bveríssimo, para pores o turbo irás ter de reforçar a embraiagem, ou ela num instante vai à vida. mesmo que tenhas o binário máximo mais tarde, com um turbo para altas até podes dobrar o binário máximo. os preços depende muito de quem te vai fazer o serviço... meu conselho: pesquisa preços de turbos t3/t4, piggyback em 2ª mão dentro da união europeia, IC, radiador de óleo, bolacha sem termostato. somas tudo = x. depois perguntas ao teu mecânico (de preferência que saiba electrónica) quanto te vai levar para montar tudo, especificando que não tens tubagens de radiador de óleo nem de IC (y). no final x+y+z em que z é algo inesperado que possa acontecer (não haver chipador por parte da oficina, mudança de oleo e filtros, downpipe, etc). num veículo a gasolina não aconselho a soldar turbos ao colector de escape (num a diesel sim), por causa das picagens que já levou a altas temperaturas, o melhor é mandar fazer uma falange do colector de escape ao turbo. não esquecer que as temperaturas de egt de um gasolineiro são muito superiores a um diesel.professor vi que falaste ali em aplicar um turbo.. diz-me uma coisa, erá fiavel meter um turbo por mais pequeno que seja, no meu carro e sem reforçar nada?
em quanto ficaria a brincadeira?
no final irá ficar mais barato do que se investisses em abrir o motor e trocar os internos (valvulas mais largas, pistons aligeirados, bielas aligeiradas, reprofilar cam, port and polish) e terás mais rendimento.
mito ou não, a verdade é que existem casas preparadas para equilibragens disso, e se os carros de rali o fazem é por alguma razão... e há relatos nos estados unidos de volantes de motor que saem em andamento devido a essas brincadeiras... mas cada um é que sabe o que faz ao seuisso de se calibrarem conjuntos é mito, conheço N pessoas que o fizeram e até hoje zero problemas..tenho um amigo em particular com flywheel de 3kilos num honda e aprova muuuuuuito bem, e foi só comprar e montar. o unico contra é a arrancar, tem de acelarar mais pro motor ganhar o embalo pra arrancar visto nao ter o peso, mas depois de arrancar é o demonio. mas honda é honda
cumps