Loeb conquista 8º titulo consecutivo..

"Sébastien Loeb continua a somar recordes ao seu palmarés e conquistou esta sexta-feira o seu oitavo título mundial de ralis. Ao volante de um Citroen DS3, o piloto francês acrescentou mais um ano ao seu recorde de títulos consecutivos (oito), afastando-se ainda mais dos quatro títulos conquistados pelos finlandeses Juha Kankkunen (de forma intercalada) e Tommi Makinen.

Com este título, Loeb tornou-se no mais vitorioso de sempre no desporto motorizado, ultrapassando o alemão Michael Schumacher (Fórmula 1) e o italiano Valentino Rossi (motociclismo), que venceram sete títulos mundiais.

Nascido a 26 de Fevereiro de 1974, em Haguenau, Bas-Rhin, Loeb teve sempre o desporto presente na sua vida, quando aos três anos se iniciou na ginástica, por influência do pai, praticante, fazendo depois uma incursão no ciclismo e nas minimotos.

Conciliando a prática desportiva com os estudos, terminou o liceu e conseguiu o diploma de eletricista, mas começou logo a gastar os primeiros ordenados nos carros e comprou um Renault Super 5 GT Turbo, que foi "destruindo" durante a aprendizagem, até ver um anúncio de deteção de jovens talentos para ralis.

Em 1995, com 21 anos, Loeb iniciou-se em competições oficiais, sendo finalista do "rali jovens", resultado que repetiu no ano seguinte e que fez despertar a atenção de equipas como a "Ambition Sport Auto".

O proprietário (Remi Mammosser) convidou-o para disputar uma prova regional e depois ingressou no nacional "Volante 106", onde venceu quatro ralis na classe 1300, saltando para a de 1600.

No final desse ano, Loeb iniciou a dupla com Daniel Elena, seu co-piloto até os dias de hoje, e, em 1998, terminou o Troféu Citroen Saxo Kit-Car em sexto, depois de vitórias em quatro provas e acidentes em outras, que deixaram a equipa "Ambition Sport Auto" em dificuldades económicas.

A experiência adquirida fez dele um melhor piloto e em 1999 venceu o troféu, passando a integrar a equipa de esperanças da Federação Francesa de Desporto Automóvel (FFSA), pela qual realizou duas provas do Mundial na classe A6.

No ano seguinte, sagrou-se campeão de França de ralis em terra na categoria de duas rodas motrizes, antes de dar o salto para a Citroen, com a qual conquistou em 2001 o título de campeão francês, ao volante de um Saxo 1600.

Nesse ano, sagrou-se campeão do Mundo de ralis na categoria Super 1600, com o Saxo, e teve a sua primeira experiência no Mundial WRC,ao volante de um Citroen Xsara, com o qual terminou o Rali de São Remo na segunda posição.

O ano de 2002 marcou a passagem definitiva para o WRC e ficou marcado pela sua primeira vitória, no Rali da Alemanha, terminando na 10.¦ posição o Mundial de pilotos, ganho pelo principal rival até 2007, o finlandês Marcus Gronholm.

Um ano depois, venceu três provas (Monte Carlo, Alemanha e São Remo), terminando o campeonato na segunda posição, atrás do norueguês Petter Solberg.

Em 2004, começou a consagração de Sébastien Loeb, que venceu seis ralis e conquistou o primeiro título mundial com um Citroen Xsara, dando à marca o seu primeiro triunfo de construtores.

O francês passou a dominar a especialidade e no ano seguinte repetiu o êxito, não dando hipóteses à concorrência, ao vencer 10 das 16 provas do calendário e terminar a época com um total de 127 pontos.

O ano de 2006 parecia levar o mesmo caminho, após vitórias em cinco das oito primeiras provas e mais três na segunda metade, mas um acidente quando praticava BTT, em setembro, colocou em risco um título que acabou por conseguir mesmo sem disputar as derradeiras quatro provas.

Depois do "tri", Loeb iniciou a temporada de 2007 apostado em igualar o recorde de quatro títulos de Juha Kankkunen e Tommi Makinen, mas teve pela frente a época mais difícil, decidida na última prova, também na Grã-Bretanha, depois de uma renhida luta com Marcus Gronholm, que terminou a sua carreira nesse ano.

Em 2008, Loeb voltou a dominar de forma incontestável, ganhando 11 dos 15 ralis, fixando o recorde de triunfos numa única temporada, a juntar a vários outros máximos que detém e ninguém deverá superar nos tempos mais próximos.

O domínio prosseguiu nas duas temporadas seguintes, enquanto este ano sentiu a oposição do finlandês da Ford Mikko Hirvonen, que entrou na derradeira prova ainda a discutir o cetro mundial, que voltou a parar nas mãos de Loeb.

O quem é quem de Sébastien Loeb:

Data nascimento: 26 de fevereiro de 1974 (36 anos)
Naturalidade: Haguenau (França)
Carro: Citroen DS3
Estreia em WRC no Mundial: São Remo (2001).
Primeira vitória em WRC no Mundial: Alemanha (2002)
Primeiro pódio em WRC no Mundial: São Remo (2001)
Total de vitórias em WRC no Mundial: 65
Total de pódios em WRC no Mundial: 96

Títulos mundiais:

2001: campeão do Mundo de ralis (Super 1600)
2004: campeão do Mundo de ralis
2005: campeão do Mundo de ralis
2006: campeão do Mundo de ralis
2007: campeão do Mundo de ralis
2008: campeão do Mundo de ralis
2009: campeão do Mundo de ralis
2010: campeão do Mundo de ralis
2011: campeão do Mundo de ralis"

in Record.pt


:respect::respect::respect:
 
Ai se o Hirvonen nao se despista ele ainda perdia o campeonato por uma acidente numa ligação xD
 
Começou relativamente tarde e chegou em tão pouco tempo ao topo onde se mantem até hoje, é sem duvida um predestinado.
Às vezes vejo putos de 6 e 7 anos nos kartódromos com os pais e o que penso, é que eles vão ser pilotos mesmo que não queiram, tal é a força dos pais.
Se o Loeb não é o melhor de todos os tempos, pra lá caminha.
 
Começou relativamente tarde e chegou em tão pouco tempo ao topo onde se mantem até hoje, é sem duvida um predestinado.
Às vezes vejo putos de 6 e 7 anos nos kartódromos com os pais e o que penso, é que eles vão ser pilotos mesmo que não queiram, tal é a força dos pais.
Se o Loeb não é o melhor de todos os tempos, pra lá caminha.

E tenho pena que os meus pais não fossem assim para mim quando era novo. Não se pode ter tudo eheh
 
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