Mais potência num TDI SPORT 130cv - 6L?!

Boas pessoal,

Já há algum tempo que acompanho este fórum dedicado ao Ibiza.
Neste momento tenho um Ibiza Sport 130 cv de 2004 com 35.000 km's.
Tenho o carro há 1 um ano e estou muito satisfeito com o desempenho e comportamento da máquina.
A meu Ibiza está completamente stock mas tenho andado a pensar nalgumas alterações.
Para já queria previligiar as alterações ao nível de motor.
Gostava que me indicassem as melhores casas para um aumento de potência (o que pretendo é principalmente melhorar o binário e não tanto a velocidade) e os passos a dar para o fazer de uma forma segura para o motor do carro. Quero ter mais potência disponível mas não quero prejudicar o motor com isso - quero uma solução que seja segura e fiável.
Já agora gostava também que me indicassem alguns locais onde possa adquirir acessórios para o Ibiza - quer a nível de motor quer a nível de estética.
Como sou de Almada e costumo andar muito pela zona de Leiria agradecia que referissem lojas nestas zonas porque eu sinceramente conheço alguns nomes mas não faço ideia quais os melhores a quem recorrer.

Desde já obrigado pelas dicas pessoal.
Prometo noticias (com fotos) assim que comece a trabalhar na máquina.
Abraço. :D

RTJ
 
Antes de mais, benvindo!

Então se acompanhas o forum já devias saber que uma das questões que aqui não se podem fazer é "Gostava que me indicassem as melhores casas para um aumento de potência.."...

Todos vão dizer que a casa onde fizeram é melhor que as outras e vai-se entrar numa discussão sem limites...

Na zona de Lisboa tens a Auto Pamplona, PKE, JA, MB, etc... Na zona centro-norte tens a DM...

Haverá outras soluções... agora não perguntes é qual é a melhor pois não obterás qualquer conclusão.
 
Oi. Bem vindo.
Epa, apesar do que muitos possam aqui dizer, repro para cima já à cabeça,
tens q ter consciencia do seguinte:

os primeiros 20/30 cavalos, são os + rapidos a obter e os mais baratos, pois é só baseado em repro.
A partir daqui, é uma aposta em fiabilidade, e + cavalos, mas muito + lentamente.
Ou seja:

1º - Repro ( não muito dura, senão ainda estraga qq coisa )

2º - Radiador de oleo / gasoleo ( aumenta grandemente a fiabilidade )

3º - Intercooler do cupra ( aumenta o power, se bem q não muito, mas principalmente, a fiabilidade e abre-te a porta para as mods a seguir continuarem a serem fiaveis )

4º - Turbo VNT17VB sem ser hibrido se desejares um carro com força muito cedo e não seres o rei da velocidade de ponta. Se queres menos força muito cedo e + ponta, então aponta para um VNT17VB hibrido ou mesmo um VNT20. No entanto, não podes ter os dois. Não podes ter um carro com um arranque descomunal e teres muita ponta. ( quando digo muita ponta, digo mais do que 220/230 em recta )

5º - admissão de AR, com BMC-CDA ou filtro K&N na caixa

Isto, claro, opniões de 1 leigo .. qq coisa errada, corrigam-me.

No entanto, uma coisa te recomendo fortemente.
Independentemente da casa que escolheres para o trabalho, escolhe um banco de ensaio. Faz um teste no banco antes de da primeira modificação e depois de qualquer modificação, para teres uma ideia real dos ganhos. Não interessa se o banco é o melhor ou o pior, tem é que ser o mesmo em todas as etapas.
Por outro lado, não faças as coisas às partes, repro aqui, turbo ali, IC acolá .. esquece. isso só dá bronca e dores de cabeça. Faz tudo desde o inicio na mesma casa. Assim, eles não teem por onde fugir se alguma coisa correr menos bem, e tu tens onde te segurar.

Não te guies apenas pelo que te dizem. "A casa XPTO é a melhor."
nada disso.!
Anota cada conselho que te dão, vai a cada uma das casas que entenderes, e vê com os teus olhos, faz perguntas objectivas, ouve as respostas, e contra-pergunta de novo, observa como é que tratam os outros clientes que lá estiverem nesse dia, pois nas costas dos outros, vais ver as tuas no futuro ...
Tenta perceber se as respostas que te dão, são de alguem entendido ou alguem curioso, que inventa, e desconfia fortemente daquele que diz que tudo é possivel. "Sim, claro, sim sim .." .. só assim, vais poder escolher uma casa em condições e de acordo com as tuas exigencias.
Caso contrário, vais pela conversa dos outros, e és entubado à força toda .. acredita, por experiencia própria.
 
2FAST4U disse:
1º - Repro ( não muito dura, senão ainda estraga qq coisa )

2º - Radiador de oleo / gasoleo ( aumenta grandemente a fiabilidade )

3º - Intercooler do cupra ( aumenta o power, se bem q não muito, mas principalmente, a fiabilidade e abre-te a porta para as mods a seguir continuarem a serem fiaveis )

4º - Turbo VNT17VB sem ser hibrido se desejares um carro com força muito cedo e não seres o rei da velocidade de ponta. Se queres menos força muito cedo e + ponta, então aponta para um VNT17VB hibrido ou mesmo um VNT20. No entanto, não podes ter os dois. Não podes ter um carro com um arranque descomunal e teres muita ponta. ( quando digo muita ponta, digo mais do que 220/230 em recta )

5º - admissão de AR, com BMC-CDA ou filtro K&N na caixa

tens aqui uns bons conselhos..
mas teigas, antes do motor...
o meu primeiro conselho, que foi a minha primeira opção seria, preparares o carro para "mais andamento". Começa por mudar a suspensao, começa por umas molas se n tiveres € para algo melhor, e uma simples barra AA.
nao é só andamento, qd o carro tiver q fazer a curva a x velocidade, ou uma travagem em apoio numa situaçao qq, o mais importante, e saires de lá bem. e nao a frente do carro x ou y. :wink:

qt ao resto, o mais importante a nível de motor acho que o 2FAST4U referiu..para uma stage já engraçada, os passos que te permite por o carro a rondar os 200 e pcs cvs. :)
 
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:
 
RoyaL disse:
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:

Não sei se me conheces, mas a verdade, é que pelo que dizem, e pelo que não dizem, lá fui andando de 1 perna para a outra ..
Actualmente, os autocolantes já são outros, pois o carro já está muito diferente do que quando desses autocolantes...
O meu carro, 6000€ depois, está finalmente como eu queria .. só falta um pequeno toque .. que já está encomendado.
 
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:

Não sei se me conheces, mas a verdade, é que pelo que dizem, e pelo que não dizem, lá fui andando de 1 perna para a outra ..
Actualmente, os autocolantes já são outros, pois o carro já está muito diferente do que quando desses autocolantes...

Mudaste recentemente... tive ao pé do carro há 4 dias atrás... e os autocolantes lá estavam!
 
RoyaL disse:
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:

Não sei se me conheces, mas a verdade, é que pelo que dizem, e pelo que não dizem, lá fui andando de 1 perna para a outra ..
Actualmente, os autocolantes já são outros, pois o carro já está muito diferente do que quando desses autocolantes...

Mudaste recentemente... tive ao pé do carro há 4 dias atrás... e os autocolantes lá estavam!

Sim, mudaram hoje ..
Estives-te? e então? o que achas-te? ( já agora.. )
Temos q nos encontrar lá, se calhar já nos conhecemos e não sabemos .. eu pelo menos não estou a ver quem és ..
 
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:

Não sei se me conheces, mas a verdade, é que pelo que dizem, e pelo que não dizem, lá fui andando de 1 perna para a outra ..
Actualmente, os autocolantes já são outros, pois o carro já está muito diferente do que quando desses autocolantes...

Mudaste recentemente... tive ao pé do carro há 4 dias atrás... e os autocolantes lá estavam!

Sim, mudaram hoje ..
Estives-te? e então? o que achas-te? ( já agora.. )
Temos q nos encontrar lá, se calhar já nos conhecemos e não sabemos .. eu pelo menos não estou a ver quem és ..

Conheço-te do dia que foste fazer um Dyno à AP e deixaste o chão cheio de oleo! :)

O carro reconheci assim que o vi (até pelas fotos do acidente que tiveste). Conheço o João há cerca de 2 anos e, mesmo não sendo o meu xipador, conversamos de vez em quando sobre o assunto! :)

Gostei muito do teu carro, não deu para ver o andamento, mas fumo faz! ;)
 
RoyaL disse:
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U disse:
RoyaL disse:
2FAST4U, depois desse post já percebi porquê que a electronica do teu carro não é feita em nenhum dos sitios dos autocolantes da tua mala! :lol:

Não sei se me conheces, mas a verdade, é que pelo que dizem, e pelo que não dizem, lá fui andando de 1 perna para a outra ..
Actualmente, os autocolantes já são outros, pois o carro já está muito diferente do que quando desses autocolantes...

Mudaste recentemente... tive ao pé do carro há 4 dias atrás... e os autocolantes lá estavam!

Sim, mudaram hoje ..
Estives-te? e então? o que achas-te? ( já agora.. )
Temos q nos encontrar lá, se calhar já nos conhecemos e não sabemos .. eu pelo menos não estou a ver quem és ..

Conheço-te do dia que foste fazer um Dyno à AP e deixaste o chão cheio de oleo! :)

O carro reconheci assim que o vi (até pelas fotos do acidente que tiveste). Conheço o João há cerca de 2 anos e, mesmo não sendo o meu xipador, conversamos de vez em quando sobre o assunto! :)

Gostei muito do teu carro, não deu para ver o andamento, mas fumo faz! ;)

hehehe .. então temos q nos encontrar na GC ..
Isto não anda .. garanto-te que levanta voo .. pergunta ao joão .. melhor do que eu , poderá dizer o andamento animalesco desta besta.
Ele fez 1 job ao mais alto nivel.
 
Por acaso esse dia foi engraçado, tive com o JA de manhã, à tarde tive com o Nuno da AP e à noite com o NZ da PKE! hehehe
 
2FAST4U disse:
hehehe .. então temos q nos encontrar na GC ..
Isto não anda .. garanto-te que levanta voo .. pergunta ao joão .. melhor do que eu , poderá dizer o andamento animalesco desta besta.
Ele fez 1 job ao mais alto nivel.

Ele disse-me que o carro tá excelente. Teve muito work para ajustar a electronica para esse turbo. Ainda bem que tás satisfeito! Vê se vais medir isso num banco minimamente fiável para vermos as curva finais.

Já disse ao João que lhe falta um banco de potência para conseguir desenvolver-se mais como xipador, porque às vezes o que parece na estrada nem sempre é o ideal.

Se me disseres o que é o GC até podemos lá combinar um café (se tiver cafés... lol).
 
2FAST4U disse:
hehehe .. então temos q nos encontrar na GC ..
Isto não anda .. garanto-te que levanta voo .. pergunta ao joão .. melhor do que eu , poderá dizer o andamento animalesco desta besta.
Ele fez 1 job ao mais alto nivel.
Por acaso tiveste sorte, eu e o Royal ainda estivemos a olhar para a chave na ignição com vontade de ir fazer aquela recta em S. Lourenço. :lol:
 
Sim, tenho q ir a 1 banco fixe.
Recomendas algum?
AP não pf .. sempre que lá vou, parece que me estão a fazer um enorme favor em medir o banco .. não gosto nada da atitude deles.
 
PedroR disse:
2FAST4U disse:
hehehe .. então temos q nos encontrar na GC ..
Isto não anda .. garanto-te que levanta voo .. pergunta ao joão .. melhor do que eu , poderá dizer o andamento animalesco desta besta.
Ele fez 1 job ao mais alto nivel.
Por acaso tiveste sorte, eu e o Royal ainda estivemos a olhar para a chave na ignição com vontade de ir fazer aquela recta em S. Lourenço. :lol:

xi .. tb tu? e eu a pensar q o meu carro era o + low-profile possivel :lol: :lol:
 
Deves ter apanhado maus dias. A Silvia é sempre muito simpática e atenciosa com toda a gente.

Se não queres ir à AP então vai à MDL que penso que o banco seja muito parecido.
 
RoyaL disse:
Se me disseres o que é o GC até podemos lá combinar um café (se tiver cafés... lol).

GCSport .. onde viste o carro à 4 dias. em belas ..
ou viste o carro com o joão? é que houve 1 dia em que o joão levou o carro com ele ..
 
PedroR disse:
2FAST4U disse:
hehehe .. então temos q nos encontrar na GC ..
Isto não anda .. garanto-te que levanta voo .. pergunta ao joão .. melhor do que eu , poderá dizer o andamento animalesco desta besta.
Ele fez 1 job ao mais alto nivel.
Por acaso tiveste sorte, eu e o Royal ainda estivemos a olhar para a chave na ignição com vontade de ir fazer aquela recta em S. Lourenço. :lol:
Teve mesmo quase quase... o João tava quase a bater uma sorna e nós iamos bazando... hehehehe...

Tudo no gozo! :)
 
Back
Top