Bem pessoal..
depois de muito tempo e de um estudo intensivo com o joao mateus eis que chegamos ah conclusao final do esquema electrico para a montagem do manometro para que as luzes funcionem 100porcento..feito isto, decidi por maos ah obra e fazer esta apresentacao.
fiz isto a pensar nas pessoas que como eu nao percebem nada de elctronica e afins. mas com isto acho que vao conseguir
so agora vou colocar o esquema pois ainda nao tinha testado e nao queria correr riscos de alguem tentar e nao conseguir.
eh entao este o esquema que devem seguir para que as luzes funcionem da seguinte maneira:
:arrow:ignicao on: luz branca
:arrow:minimos e medios on: luz laranja/ambar
como tinha dito antes, montei recentemente e funciona ahs mil maravilhas. em relacao ao rele, o importante eh ser de 5 pinos. quando comprei o meu na passada 4a feira, tinha uma variedade imensa de marcas diferentes, eu decidi optar nao pela marca mas sim pelo tamanho, decidi que o mais pequeno seria o melhor para nao ocupar muito espaco.so tem eh de ser de 12V e a nivel de amperagem o meu eh de 10amp
quanto ahs ligacoes no comutador das luz, ainda nao experimentei mas, ache que se em vez de ligarmos o fio do manometro no fio cinza/vermelho (minimos/medios on) ligarmos antes no do lado, da para utilizar o dimer, nao testei mas eh capaz de funcionar.
o que mais posso dizer eh que em relacao ahs ligacoes, estas sao independentes do manometro ou seja, para tirar o manometro se precisar nao vou ter de desligar tudo pois entre os fios do manometro e todas as outras ligacoes do rele, inclui uma ficha com 4 pinos para os 4 fios do manometro. a ficha que usei foi um macho e femea de molex, para quem nao sabe sao as fichas que se usam nos pcs
depois meto fotos das minhas ligacoes feitas para terem melhor nocao das fichas de que falo..
para ja fica o esquema que espero que seja bastante util para mais alguem
abracos e o meu agradecimento ao joao mateus pela paciencia e estudar isto comigo