Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Parece-me bem esse mapa Daniel..... em relação ao fumo pode "fumar" tanto com 60 ou 70. depende dos capítulos seguintes..... ;).

Neste momento aconselho alguma leitura sobre o motor Pump Deuse da Vag, sobre turbos, geometrias.... espreitem alguns videos tb.

Para se conseguir associar depois alguns valores com a realidade, e poder fazer os Mods sem exigir demais ao material, convém saber entre outras que pressões têm stock e quais o vosso hardware conseguirá em princípio aguentar.

TdiSportR, qual o próximo passo/mapa....?


Bom natal e bons estudos!!! quero essas pestanas queimadas de marrarem!!!!


Cumps, Milo.
 
Neste momento aconselho alguma leitura sobre o motor Pump Deuse da Vag, sobre turbos, geometrias.... espreitem alguns videos tb.

Para se conseguir associar depois alguns valores com a realidade, e poder fazer os Mods sem exigir demais ao material, convém saber entre outras que pressões têm stock e quais o vosso hardware conseguirá em princípio aguentar.

Milo!
Eu estava interessadissimo em documentação sobre o motor PD130 e sobretudo onde constem valores stock! Até para poder fazer algumas comparações com o meu carro.
Que aconselhas?

Abraço!
 
Parece-me bem esse mapa Daniel..... em relação ao fumo pode "fumar" tanto com 60 ou 70. depende dos capítulos seguintes..... ;).

Neste momento aconselho alguma leitura sobre o motor Pump Deuse da Vag, sobre turbos, geometrias.... espreitem alguns videos tb.

Para se conseguir associar depois alguns valores com a realidade, e poder fazer os Mods sem exigir demais ao material, convém saber entre outras que pressões têm stock e quais o vosso hardware conseguirá em princípio aguentar.

TdiSportR, qual o próximo passo/mapa....?


Bom natal e bons estudos!!! quero essas pestanas queimadas de marrarem!!!!


Cumps, Milo.

Boas amigo milo0p...antes de mais parabens pelo topico.
Acho que deviamos começar pelos damos...tentar perceber o que são os mesmos e como devem ser carregados...abç
 
Boas amigo milo0p...antes de mais parabens pelo topico.
Acho que deviamos começar pelos damos...tentar perceber o que são os mesmos e como devem ser carregados...abç

Damos isso é com o Pits e o Raio. Mas coloca ai o Damos que tenta-se arranjar o offset.....
 
Uma informação muito útil, e um pensamento que tenho em mente antes de carregar no +

As centralinas com os mapas todos stock, e simplesmente enganadas por uma resistência ou algo mais até fazem alguns cavalos e não criam, nem desvios, nem problemas de egt nem nada... Maus chips trazem problemas, e as desculpas de muita gente recai sempre sobre os turbos e os estados dos mesmos... Conclusão, por mais mapas que a centralina tenha não precisam de carregar + em todos, só nos adequados :D
 
Subscrevo.....

Já agora Pits, tens alguma coisa de Damos para PD 130? tb não sei bem como isso funciona, importas-te de dar por cá umas dicas?

Cumps, Milo.
 
Antes de mais aqui segue um Link para um PDF interessante:

Peço que o coloquem num sítio onde este possa ficar para sempre, pois coloquei num servidor com limitações a nível de tempo.

ftp://ftp.ua.pt/incoming/milo/manual-vw-diesel-tdi.pdf


Continuando a encontrar alguns mapas importantes existentes nas nossas ECU´s, o próximo mapa a encontrar será o chamado Torque Map.

Qual é? para que serve? são as respostas que iremos ter.

Daniel, Luis a bola está do vosso lado.... LOL ;)


Cumps, Milo.
 
Last edited:
Boas,

O mapa do torque limiter é o 4D8D4 3x21 com eixos de RPM e Mbar

4d8d4.jpg


Como o próprio nome diz é o limitador de torque do motor a X rotação!!! Agora que estamos a entrar na parte dos limitadores, provavelmente começa a ser mais complicado a maneira de pensar relativamente aos conhecimentos que temos... ou não mas como é tudo novo para mim tenho essa sensação....
Se estiver errado por favor corrijam-me!

Milo0p o ficheiro foi colocado no ho file aqui fica o link, muito bom este ficheiro!!!!

Já agora tenho aqui uns damos para edc 15 mas não sei como abrir tenho versão demo do winols, e mais não sei se são verdadeiros sequer....

http://hotfile.com/dl/22049711/de14e83/manual-vw-diesel-tdi.pdf.html

Abraços
 
Last edited:
Boas,

O mapa do torque limiter é o 4D8D4 3x21 com eixos de RPM e Mbar

Perfeito!!!

Como o próprio nome diz é o limitador de torque do motor a X rotação!!!

heheheh Daniel... mas o que é isso de limitador de torque? como se pode limitar torque..... de onde provem o torque? como é gerado o torque?

poderá dizer-se limitador de cavalos tb? Com olhos de ver, tens rotação e Mbar... e o eixo dos ZZ que tens lá? não basta olhar mas sim ver.


[/QUOTE]


Milo0p o ficheiro foi colocado no ho file aqui fica o link, muito bom este ficheiro!!!!

Leiam que pode ser util.




Já agora tenho aqui uns damos para edc 15 mas não sei como abrir tenho versão demo do winols, e mais não sei se são verdadeiros sequer....

Coloca por cá ou manda-me isso, posso tentar, mas só abri uma vez uns Damos sem grande sucesso. De qualquer forma o pits está habituado e dará com certeza uma mão.
 
Com o mapas todos de origem e uma resistência na bomba os tdi de 110cv já mediram ( pelo menos comigo ) 138cv, ora para quê mexer em tudo o que é mapa? :D
 
Viva!!

Não, nos mapas do AC vamos deixar como estava.... hehehehe LOL

Alguma dica sobre os Damos?

Cumps, Milo.
 
Perfeito!!!

heheheh Daniel... mas o que é isso de limitador de torque? como se pode limitar torque..... de onde provem o torque? como é gerado o torque?

poderá dizer-se limitador de cavalos tb? Com olhos de ver, tens rotação e Mbar... e o eixo dos ZZ que tens lá? não basta olhar mas sim ver.

Meti os pés :whistle::whistle::whistle: e não foi pouco :p, quero dizer torque map, o outro eixo se não estou em erro é mg/r que é a quantidade de combustivel injectada, corrijam-me se estiver errado.
A função deste mapa já não sei estou confuso :confused:por vezes por mais que leia fico ainda mais confuso...... vou deixar a resposta para os mais experientes!!!

Acrónimos que já foram ditos até agora:
mg - Miligramas
µg - Microgramas
mg/hub/r /h - Quer dizer combustível injectado em miligramas por curso de cambota

Abraços
 
Last edited:
pra mim estes dois

Mg/hub - Quer dizer miligramas por curso de cambota
Mg/r – Quantidade de combustível injectado.


sao iguais

a quem diga /r /h /hub.. o cheiro e que e diferente
 
Back
Top