Caros membros, será possivel?
Pois é, o meu Ibiza 1.0 MPI de 11/1999, conta já com 175.500km e está a fazer médias de 15 L/100km!!!
Tudo começou quando a frio só pegava à terceira tentativa, isto à cerca de duas semanas. Após várias conversas com alguns entendidos, a solução apontava para o sensor de arranque a frio, mas disseram-me para desligar algumas fichas e voltar a ligar para ver se o problema passava.
E o certo é que passou. Mas por pouco tempo. Passado dois dias o carro passou a ter um ralenti bastante incerto, acelerando sozinho (em ralenti) até às 1000 rpm, e em velocidade estabilizada no CB em consumo imediato aparecia 5 L/100 como disparava para 17/20 L/100.
Foi-lhe feita uma limpeza à borboleta, substituído os filtros de ar, limpeza das velas (são como vocês sabem de platina que custam uma pipa de massa). Os sintomas continuaram na mesma.
Levei-o para uma oficina de um amigo que após ligar à maquina detectou o código de erro 17544 (P1136) “Regulação do combustível a longo prazo, ralenti, banco 1 – mistura demasiado pobre. MOTIVO “Bomba/pressão do combustivel, injector(res), fuga na admissão/escape, sistema da bomba de ar secundário, fuga no tubo flexível”.
Como tinha uma fuga no colector de escape, este foi para soldar, feito o reset à centralina, e tudo ficou normal, consumos dentro daquilo a que estou habituado. Nem 100km depois (hoje) voltou a ter ralenti incerto e média de consumo de 15 L/100km, acusando novamente na máquina o mesmo código de erro (17544-P1136). Aproveito para dizer que o software da máquina de testes é o Autodata 2007versão V8.410.
Algum de vocês já passou por uma situação semelhante, que me possa dar uma ajuda?
Obrigado a todos os que possam postar contribuindo para solucionar este problema.
Pois é, o meu Ibiza 1.0 MPI de 11/1999, conta já com 175.500km e está a fazer médias de 15 L/100km!!!
Tudo começou quando a frio só pegava à terceira tentativa, isto à cerca de duas semanas. Após várias conversas com alguns entendidos, a solução apontava para o sensor de arranque a frio, mas disseram-me para desligar algumas fichas e voltar a ligar para ver se o problema passava.
E o certo é que passou. Mas por pouco tempo. Passado dois dias o carro passou a ter um ralenti bastante incerto, acelerando sozinho (em ralenti) até às 1000 rpm, e em velocidade estabilizada no CB em consumo imediato aparecia 5 L/100 como disparava para 17/20 L/100.
Foi-lhe feita uma limpeza à borboleta, substituído os filtros de ar, limpeza das velas (são como vocês sabem de platina que custam uma pipa de massa). Os sintomas continuaram na mesma.
Levei-o para uma oficina de um amigo que após ligar à maquina detectou o código de erro 17544 (P1136) “Regulação do combustível a longo prazo, ralenti, banco 1 – mistura demasiado pobre. MOTIVO “Bomba/pressão do combustivel, injector(res), fuga na admissão/escape, sistema da bomba de ar secundário, fuga no tubo flexível”.
Como tinha uma fuga no colector de escape, este foi para soldar, feito o reset à centralina, e tudo ficou normal, consumos dentro daquilo a que estou habituado. Nem 100km depois (hoje) voltou a ter ralenti incerto e média de consumo de 15 L/100km, acusando novamente na máquina o mesmo código de erro (17544-P1136). Aproveito para dizer que o software da máquina de testes é o Autodata 2007versão V8.410.
Algum de vocês já passou por uma situação semelhante, que me possa dar uma ajuda?
Obrigado a todos os que possam postar contribuindo para solucionar este problema.