INFO do motor 1.6dci
O downsizing foi obtido através da diminuição do curso dos pistões e do conjunto das peças móveis. O volume varrido no cilindro é inferior, o que permite reduzir a quantidade de combustível consumido em cada ciclo. Os desempenhos são mantidos pela melhoria da sobrealimentação. Sozinho, o downsizing permite, reduzir emissões de CO2 em cerca de 6% face ao motor anterior. A utilização de injectores solenóides, capazes de gerar injecções muito curtas e múltiplas (até 6 injecções por ciclo) permitem gerir, de forma precisa, a combustão em beneficio dos consumos, emissões poluentes e acústica. A multi-injecção é também utilizada para optimizar o carburante necessário para regenerar o filtro de partículas. Uma tecnologia que permite reduzir as emissões de CO2 e incrementar os períodos de utilização entre mudanças de óleo.
O motor 1.6 dci 130 conta com as seguintes tecnologias: Stop & Start, EGR de baixa pressão, Energy Smart Management e Swirl Variável.
O que é o ESM (Energy Smart Management)?
É um sistema de recuperação de energia aquando da desaceleração / travagem.
O que é o Termo-Management?
É um sistema que permite acelerar a subida da temperatura do motor para diminuir os atritos (viscosidade do óleo).
O que é Bomba de cilindrada Variável?
É um sistema que permite ajustar o débito de óleo em função das necessidades do motor e como tal, limitar a energia consumida pela bomba.
O que é SWIRL Variável?
Este sistema permite pilotar o turbilhão de ar na câmara, em função das condições de utilização do motor.
O que é a EGR de Baixa Pressão?
Esta tecnologia permite aumentar a taxa de re-circulação dos gases de escape, mantendo controladas a temperatura e a pressão da admissão.