Mudança de oleo e correia de distrbuiçao??

Boas tenho um Ibiza gttdi (110cv) de 98..
Gostava de saber de quantos em quantos kilometros se deve mudar o oleo do motor e a correia de distribuiçao neste motores??
Abraços
 
vai sempre depender do tipo de óleo q usas..
mas a marca refere 15000km

qto à correia distribuição tb depende do trato q dás ao carro.. mas 90000km de intervalo
 
revisao

em principios se puseres oleo 10w40 ou 5w40, dá para 15.000km, eu normalmente troco também o filtro do oleo com o oleo.
a correia de distribuição e tensores e o esticador de 90.000 em 90.000.
 
isso da correia por acaso é uma coisa que me preocupa, qnd comprei o carro tinha 160mil e o vendedor disse-me q tinha mudado a correia e a MAF aos 150 (a MAF tenho aerteza pq qnd o comprei era nova do bosch, supostamente ele é de confiança, era amigo de um amigo.... so que eu sou um bocado desconfiado c isso) conclusao, eu decidi que a vou mudar aos 210 (tem 198mil) so que comecei a fazer as contas e algo n bate certo:

ora 90 + 90 = 180 (sera que a ia mudar mais cedo...? aos 150? ou aos 150 foi so a primeira muda??)

eu ainda nao ouço o tal "grilar" do carro qnd a correia ja nao esta mt boa, eu conheço bem esse barulho pq andei com um corsa 1.7D uns 5mil km's assim e o barulho é bem perceptivel, mas esta preocupaçao anda-me a moer o juizo...
 
Thor... não te fies no barulho pq cada carro é um carro.
tb é facil de veres se a correia apresenta mto desgaste ou nao.
sacas a caixa do filtro de ar e desapertas a tampa da correia distribuição.
faz um chek.up.. nao te vale mudares antes de tempo; nao é por mudar mais cedo q aguenta mais.. mas realmente certifica-te q essa ta boa
 
O problema ás vezes não é a correia ...é o tensor ...
as correias aguentam bem 90000 km .... os tensores é que por vezes gripam (agua ou oleo ..sobreaquecem ..e estalam ...)

verifica se o tensor esta ok

se quando ligares o carro ...ouvires um patinar de uma poli ...pode ser o tensor gripado .
 
Eu mudo oleo de 10 em 10mil kms e Distribuição completa de 60 em 60 mil kms.

Para quem diz que a correia aguenta bem os 90 mil, quem costuma passar das 2500rpms todos os dias que abra a caixinha e veja o estado dela aos 60 mil...

O meu carro tem 114 mil e já mudei 2 vezes a correia! ;) (a ultima antecipei pq o carro teve parado a arranjar o banco do condutor)
 
bem eu óleo uso 5W40 e mudo de 15 em 15mil, mudo semp td's os filtros em muda de óleo..
correia n facilito, 70~80mil no máx...

tenho um 6k2 TDi 110cv's
 
Ora nem mais :ideia:

Se nao aguentassem ...nao andava uma marca conceituada como a SEAT a indicar essa mudança a essa altura ...

e deves saber que a margem de segurança é mt grande na mudança de peças, já pra nao acontecerem muitos dissabores pras marcas..

mas ás vezes temos azar so isso ....



PS: já mudei 3 vezes de correia ... vou pra 4ª ... e sempre que tiro a correia vejo que o seu estado nao é mau ...o mesmo nao se pode dizer do tensor!
 
vou amanha mudar a correira, oleo e filtro do oleo.. o carro ta com 83k.. tb acredito que os 90k que a marca sugere são com margem de segurança mas nunca fiando. o meu mecânico diz que pode ser ou nao necessario mudar os tensores, que a marca os muda sempre mas que nem sempre é necessario mudar.. amanha digo quanto foi.. abraço
 
O meu tem 60kkm feitos e já trokei a correia, tensor bomba de agua e tubagem de agua...

Carros reprogramados e como no meu caso já mais para os expremidos mais vale prevenir k remediar...

Oleo não facilito 10kkm em 10kkm troca oleo e filtros de oleo e gasoleo...

E o K&N tb o limpo.
 
ja está.

descrição preço
Oleo Bp Visco 7000 Sport 5w40 4l * 24,83€
Filtro de ar 10,53
Filtro do Oleo 8,30
filtro gasoleo 27,85
filtro habit 16,93
correia distr 51,31
tensor distr 70
rolamento distrib 27,41
mão-de-obra (2h) 40

tudo valores sem iva o que no total deu a modica quantia de 374€ iva inc.

o mec fez 15% de desc em todas as peças...

Digiam de vossa justiça.. o que acharam.. eu achei um pouco caro mas o que tem q ser tem muita força.. =\

Comentem...

abraço
 
Acho que estão ai valores algo excessivos
Mão de obra 2,2 horas 71,87
Vedacio ( 1 Unidade ) 31,31
Corr. Trapezoidal ( 1 Unidade ) 41,09
Rolos ( 1 Unidade ) 44,98
PoliaRever ( 1 Unidade ) 34,52
Corr. Trapezoidal ( 1 Unidade ) 8,16
Correia Dentada ( 1 Unidade ) 39,91
Cone ( 3 Unidade ) 8,78
Arru Vedac ( 3 Unidade ) 8,78
Tudo preços com IVA
Esquic-me de dizer isto é tudo material para a distribuição dum motor AFN, mais um vedante da tampa de valvulas

tendo em conta que fui ap concessionario seat á pouco tempo meter estas pecitas :whistle:
 
Last edited:
Back
Top