eu tb kuando mudei o liquido dos travões do "corsa a" do meu sogro não utilizei o procedimento acima mencionado lol.
1º levantei o carro.
2º abri a tampa do reservatorio do liquido e desenrosquei um dos sangradores.
3º comecei a pisar e tirar o pé do travão (chama-se injectar) para sair o liquido pelo sangrador e kuando ficava sem pressão nenhuma no pedal do travão e nao saia liquido nenhum, enroscava o sangrador e injectava para ganhar pressão.
4º continuei com este processo pelos restantes sangradores até sair o liquido tdo do sistema.
5º com os sangradores fechados e sem liquido velho no sistema, comecei a por liquido no reservatório até encher.
6º fui tirando o ar do sistema, injectando com os sangradores fexados e pisando com os sangradores abertos (fiz isto nos sangradores um a um).
7º fui tendo cuidado para haver sp liquido no reservatorio.
8º kuando saiu o ar tdo do sistema, é só por liquido até ao nivel.
não é normal um automovel ter liquido dos travões negro, mesmo kdo o liquido é usado. kuando está negro é pk é mm mto usado e perdeu as propriedades, lgo sujeitas-t a um dia kereres travar e ficares sem pressão no pedal do travão. o liquido dos travões de kualker automovel convém ser trocado regularmente (4 em 4 anos ou 5 em 5 anos), nca se eskeçam k é a vossa segurança e a dos outros k tá em risco. nós às vezes eskecemo-nos disso, mas 1 automovel é 1 arma k nos pode matar e matar outros...