Os únicos Golf GTI que se podiam afirmar anónimos foi o III e IV. Aquela versão do IV, GTI 1.8T de 150cv era mesmo fraquita, jantes 16", interiores em madeira, bancos Recaro em tecido e pouco mais... Passava muito despercebido, até a versão mais potente a gasóleo (TDI 150cv) era mais apelativa.
A mesma coisa no III, o 2.0 16v de 150cv também não tinha grande "cenário".
A Vw, em ambas as gerações, tentou "corrigir" a coisa, lançando a versão GTI 20th Jahre Edition no Golf III e a versão GTI 25th Anniversary Edition. Ambas as versões eram bastante mais apelativas, contudo o erro foi crasso tanto no III como no IV. Lançaram a versão GTI a gasóleo no III e a versão TDI 150cv no IV, ou seja, pelo preço dos GTI's edição limitada, tinhas a versão a gasóleo com um look desportivo. Toda a gente comprou a gasóleo.
Uma breve explicação para tentar explicar o insucesso do Golf III e IV GTI.