O grande problema é as pessoas terem essa tua ideia.. Ninguém está a querer substituir.. Qualquer pessoa tem de pensar apenas como que uma homenagem à pessoa que o artista foi.. Isso não é só com o Bob Marley.. mas com o Freddie, Kurt Cobain, etc.. Não há quem o queira substituir.. Há pessoas que cantam melhor, que cantam muito parecido, que até parece ele.. Mas apenas isso.. Enquanto não nos soubermos distanciar da ideia que estão a tentar substituir, que não é verdade, não se consegue apreciar a qualidade de outros artistas..
Ainda há pouco estava a ver o documentário dos foo fighters.. E o Dave a dizer que constantemente as pessoas o criticavam, a ele e à banda, por sequer fazerem música, como se eles quisessem ser os novos nirvana.. E os primeiros tempos foram complicados, até que conseguiram passar a mensagem que eram eles, na sua própria identidade, e não uma imagem de outra banda..
Outro exemplo.. tens os Brit Floyd.. Banda de tributo aos pink floyd.. são os proprios pink floyd que lhes fazem os set lists, etc.. nunca na vida os vão substituir, apesar de serem muito muito bons.. não os vou ver porque não são eles por isso é apenas "engraçado"? Nem pensar..
Para os teus argumentos,
Concordo plenamente que sejam bons na imitação, devemos imitar os bons pois só assim poderemos atingir um elevado nível.
Há coisas na qual nunca nos devemos colar - " O NOVO BOB MARLEY "
Nem novo nem velho, deveriam sim anunciar o nome do homem e valorizar o próprio.
Estamos a falar no global de uma MARCA, seja ela bob marley, continente, ou outra treta qualquer.
Eu não desvalorizei o que fazem bandas de covers, mas para mim pouco valem, podem até ter muita técnica no que tocam/cantam, mas na sua essência isso não define um artista.
A MARCA Foo Fighter tem identidade própria, distanciaram-se largamente do Kurt, por isso não estão englobados no que falamos aqui, se o David andasse a cantar o que já tinha sido cantado pelo Kurt, a esta hora os Foo Fighters não existiam, percebes a diferença.
Quem é bom não se cola ao que já existe, é criativo inventivo e detentor de capacidade artistica.
Conheço muito boa gente que canta e imita muito bem diversos artista, gosto de ouvir apenas isso. Não desvalorizo o que fazem, pois não sou ninguém para o fazer.
Esta é apenas a minha prespetiva, tu tens a tua eu respeito-a.
Cumps,