O porquê do gasóleo quente à entrada da bomba Inj?

Gostava de saber quais os factores ou causas do gasóleo atingir elevadas temperaturas antes de chegar à bomba injectora por exemplo num PD 130/150/160?

A-O gasóleo que vem do retorno a elevadas temperaturas e aquece o filtro do gasóleo e o gasóleo do depósito de combustivel(mesmo tendo um dissipador de calor antes do depósito),e esse gasóleo que vem do depósito volta a passar pelo filtro(quente devido ao gasóeo que vem do retorno) e aquece ao passar por la

B-A bomba injectora ao injectar gasóleo aquece ainda mais o gasóleo

C-Ambas(A e B)

D-Outra razão


Cumps
 
Last edited:
Gostava de saber quais os factores ou causas do gasóleo atingir elevadas temperaturas antes de chegar à bomba injectora por exemplo num PD 130/150/160?

A-O gasóleo que vem do retorno a elevadas temperaturas e aquece o filtro do gasóleo e o gasóleo do depósito de combustivel(mesmo tendo um dissipador de calor antes do depósito),e esse gasóleo que vem do depósito volta a passar pelo filtro(quente devido ao gasóeo que vem do retorno) e aquece ao passar por la

B-A bomba injectora ao injectar gasóleo aquece ainda mais o gasóleo

C-Ambas(A e B)

D-Outra razão


Cumps

tambem gostava de saber. e quem mete radiador de gasoleo sera que mete no retorno ou na entrada da bomba?

mas pela logica o gasoleo nao tem de ser aquecido pa fazer combustao? logo quanto mais quente melhor nao e?
 
Boas, o gasóleo aquece pk passa pela colaça e pelos injectores. Devido ao calor da mesma volta para o depósito quente.
O gasóleo não deve estar nem muito frio, nem muito quente por causa da viscosidade.
 
Boas, o gasóleo aquece pk passa pela colaça e pelos injectores. Devido ao calor da mesma volta para o depósito quente.
O gasóleo não deve estar nem muito frio, nem muito quente por causa da viscosidade.

logo deve ser metido o radiador no retorno? pra evitar o elevado aquecimento do filtro?
 
O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz
 
O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz

cagativo nao deve ser se nao o pessoal nao gastava € a mete-los... as vezes ate na entrada e na saida!
 
O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz

Boas, o radiador de gasóleo faz grande diferença. Se tiveres nem que seja um de 9linhas antes da entrada para a colaça em vez de fazer cento e tal graus, faz 70-80ºC.
 
tambem gostava de saber. e quem mete radiador de gasoleo sera que mete no retorno ou na entrada da bomba?

mas pela logica o gasoleo nao tem de ser aquecido pa fazer combustao? logo quanto mais quente melhor nao e?

No caso dos 6k e 6k2 ha quem diga que só compensa pôr no retorno,no caso dos 6L dizem que a melhor forma de colocar é entre o filtro do gasóleo e bomba injectora,e ainda ha aqueles que metem 2 radiadores tanto no retorno como entre o filtro e bomba injectora :)

Boas, o gasóleo aquece pk passa pela colaça e pelos injectores. Devido ao calor da mesma volta para o depósito quente.
O gasóleo não deve estar nem muito frio, nem muito quente por causa da viscosidade.

Sim fifa tenho essa ideia também e apesar dos 6L terem um radiador pequeno no retorno por de baixo do carro não é suficiente para arrefecer aquando de dias com calor e a puxar pelo carro ao mesmo tempo,ja li que a temperatura ideal do gasóleo para uma boa combustão e lubrificação dos injectores seria entre os 40º-60º.

Outra coisa fifa,haverá algo mais que faça aquecer o gasóleo entre o depósito de combustivel e o filtro do gasóleo(sentido depósito->filtro)?

logo deve ser metido o radiador no retorno? pra evitar o elevado aquecimento do filtro?

Eu estou como tu que é meter no retorno(colocar radiador antes do filtro) logo ajuda a arrefecer o gasóleo que vai para o depósito e arrefece o filtro também,logo filtro mais fresco não aquece tanto o gasóleo que vai no sentido oposto ou seja em direcção ao motor.
Ve esta foto: http://www.seatcupra.net/images/tdifuelcooler_feature/Slide2.JPG

Eu sei que a maior parte do pessoal no caso dos 6L mete o radiador entre o filtro e bomba injectora(com a alteração da posição do sensor do gasóleo) mas acho um pouco radical e que só compensa quem faz "track days",e tem um senão grande que em dias de Inverno com temperaturas quase negativas pode provocar estragos no motor,gasóleo muito frio = a má combustão e má lubrificação(se eu estiver errado alguem me corriga),mas ao contrario em dias de muito calor ter o radiador sentido filtro->bomba injectora é mesmo muito eficaz.

O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz

Não sei se é bem assim,ja li alguma coisa sobre isto e maioria diz que tem vantagens,no meu caso tenho um 6L PD160 e mesmo tendo hardware stock e electrónica stock a puxar pelo carro o gasóleo atinge bem os 90º e ha quem diga que atinge ainda temperaturas mais altas... ;)
 
O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz

Não, não o rad de gasoleo até é fundamental, se tiveres tipo á entrada 103º, ele vai empurrar as temperaturas lá pra cima, tanto de a de água e de oleo..... se entra a 103º
 
O rad de combustivel serve principalmente para refrigerar a cabeça e injectores. O gasoleo vai fazer o mesmo efeito do liquido de refrigeração.
 
O rad de combustivel serve principalmente para refrigerar a cabeça e injectores. O gasoleo vai fazer o mesmo efeito do liquido de refrigeração.

Vasco,é a bomba injectora a unica responsavél pela sucção do gasóleo desde do depósito de combustivel até ao motor ou haverá alguma bomba intermédia a bombar gasóleo até ao filtro do gasóleo por exemplo?

Cumps
 
A bomba de baixa pressão é a que leva o combustivel do tanque aos injectores.

Obrigado pela ajuda Vasco,mas acho que essa figura não tem muito a haver com um 6L TDI,no caso do meu 6L eu acho que a agua só refrigera o motor e os gases de escape(radiador da EGR) se não esto em erro,não vejo nenhum radiador de agua a refrigerar o gasóleo no motor como essa figura indica.

Tu dizes que tem uma bomba de baixa pressão,eu suponho que essa bomba se situa entre o depósito e o filtro(sentido depósito->filtro),achas que essa bomba provocara o aumento do gasóleo pelo aumento de pressão ao bombear?

No entanto na minha opinião o maior causador para o aumento da temperatura do gasóleo é o próprio aumento da temperatura do gasóleo que sai no retorno(quanto mais andamento no carro ou mais puxares pelo carro mais aquece) e ao passar pelo filtro aquece o filtro cada vez mais e mesmo depois passando pelo dissipador de calor/radiador colocado de baixo do carro esse dissipador/radiador não é muito eficiente na minha opinião misturando se com o gasóleo no depósito aquecendo o gasóleo no depósito,ou seja, depois o gasóleo volta em sentido do motor voltando a aquecer no filtro(devido a este estar muito quente devido ao gasóleo do retrno) e entra na bomba injectora aquecendo ainda mais devida ao aumento de pressão de injecção e aí atingem se os tais valores altos de temperaturas do gasóleo que não é muito bom.

Em forma de conclusão,eu sei que a forma mais eficiente é colocar o radiador do gasóleo entre o filtro e a bomba injectora(sentido filtro->bomba) então em dias de calor,muito aço, "track days" etc é exelente,mas tem um senão que ja li que em dias de muito frio não é muito bom para o motor devido ao gasóleo estar a temperaturas baixas,má combustão e má lubrificação dos injectores.
Por isso acho que colocar um radiador no retorno(sentido motor->filtro) chega bem só pena não ser tão eficiente nos dias de calor como a outra opção(radiador sentido filtro->bomba),mas pronto um radiador no retorno ja vai ajudar arrefecer o filtro do gasóleo etc que ja é muito bom!

Cumps a todos e obrigado pela ajuda.
 
Mas o 6L ja tem um radiador de gasoleo no retorno aquele que esta por baixo do carro certo?

Sim tem um pequeno mas o problema é que situa-se depois do filtro de gasóleo(arrefece o gasóleo que entra no depósito mas não aquele que passa no filtro quando vem do retorno),a ideia é pôr outro radiador logo à saida do motor antes do gasóleo chegar ao filtro que vem do retorno(gasóleo este que vem quente),logo o gasóleo do retorno entra no filtro ja arrefecido pela sua passagem no radiador não aquecendo tanto o filtro e ao mesmo tempo não aquece tanto o gasóleo que circula no sentido oposto(sentido depósito->motor) com a sua passagem pelo filtro também,acho que estou a fazer me entender.
Resumindo no caso de um 6L,radiador no retorno(antes do filtro) permite baixar temperatura do filtro do gasóleo e ajuda ainda mais em conjunto com o radiador de origem(situado por baixo do carro) o gasóleo chegar mais fresco ao depósito,com isto o gasóleo que vai seguir em sentido oposto(sentido depósito->motor) sai do depósito não tão quente passando pelo filtro de gasóleo(filtro este mais fresco devido ao radiador colocado no retorno) e entra na bomba injectora a um temperatura mais baixa do que se não tivesse esse tal radiador no retorno,só não sei quantos º celcius é que se baixa,só mesmo testando com VAG-COM com e sem radiador,mas claro que é um pouco menos eficiente do que o outro processo(radiador entre o filtro e bomba injectora).
Atenção que isto é a minha ideia para evitar colocar um radiador depois do filtro antes da bomba injectora,acho um pouco radical principalmente para dias de muito frio como os de hoje.

Cumps
 
Last edited:
David o pessoal por norma tem a mania de colocar o radiador mesmo em frente e ai penso que seja mau como tu dizes em tempo frio mas eu coloquei o meu no sitio do ic original visto que coloquei o ic cupra.
penso ser o sitio mais correcto pois não apanha com tanto frio no inverno mas fazendo o arrefecimento na mesma no verão.
optei ainda por fazer o gasoleo chegar à bomba directamente do radiador em vez de ir pela vareta metálica agarrada ao motor que como tal aquece para caraças.
 
David o pessoal por norma tem a mania de colocar o radiador mesmo em frente e ai penso que seja mau como tu dizes em tempo frio mas eu coloquei o meu no sitio do ic original visto que coloquei o ic cupra.
penso ser o sitio mais correcto pois não apanha com tanto frio no inverno mas fazendo o arrefecimento na mesma no verão.
optei ainda por fazer o gasoleo chegar à bomba directamente do radiador em vez de ir pela vareta metálica agarrada ao motor que como tal aquece para caraças.

Tens xoques Cupra ou FR v.2007?

Mas bem pensado,tanto na escolha do sítio do radiador como a não utilização da vareta metálica original,mas como penso pôr no retorno acho que não ha problema em pôr o radiador mesmo à frente ou seja atrás do simbolo "S",e mais também vou retirar o meu IC Cupra(devido a fugas que tenho no IC e tubagens) o pôr outro IC de formato diferente com tubagens em aluminio,assim esse IC novo não apanha com o calor do radiador do gasóleo ;)

Ja agora tira me outra duvida,qual o tamanho/medida próprio/ideal dos tubos para fazer a ligação dos radiadores/filtro?E se compensa em pôr tubos em malha de aço ou tubos em boracha normal?
 
O radiador de gasoleo é cagativo( já me disseram de fonte segura) por isso, acho que mesmo com radiador o gasoleo aqueçe na mesma . .

Mas os entendidos que se cheguem a frente ;)

cumpz

quem te disse disse mal ó bruto... adianta sempre quanto mais proximo da temperatura ideal estiver o gasoleo melhor, melhor vai ser a combustao, em VP acredito que sera melhor no retorno.... em PD pelo que sei é quase obrigatorio nao so pela combustao ideal mas tambem porque o escesso de temperatura nos injectores manda os para o car@lho.... e se perguntares ao florim ele responde te a isso quando foi puxar na vasco o que lhe aconteceu... e o que teve de fazer quando chegou ca acima de reboque

em relaçao ao retorno no filtro de gasoleo.... é facil.... metes o filtro de gasoleo do golf 2 e so tem uma entrada e uma saida, o retorno vai directo ao deposito=)
 
Back
Top