A bomba de baixa pressão é a que leva o combustivel do tanque aos injectores.
Obrigado pela ajuda Vasco,mas acho que essa figura não tem muito a haver com um 6L TDI,no caso do meu 6L eu acho que a agua só refrigera o motor e os gases de escape(radiador da EGR) se não esto em erro,não vejo nenhum radiador de agua a refrigerar o gasóleo no motor como essa figura indica.
Tu dizes que tem uma bomba de baixa pressão,eu suponho que essa bomba se situa entre o depósito e o filtro(sentido depósito->filtro),achas que essa bomba provocara o aumento do gasóleo pelo aumento de pressão ao bombear?
No entanto na minha opinião o maior causador para o aumento da temperatura do gasóleo é o próprio aumento da temperatura do gasóleo que sai no retorno(quanto mais andamento no carro ou mais puxares pelo carro mais aquece) e ao passar pelo filtro aquece o filtro cada vez mais e mesmo depois passando pelo dissipador de calor/radiador colocado de baixo do carro esse dissipador/radiador não é muito eficiente na minha opinião misturando se com o gasóleo no depósito aquecendo o gasóleo no depósito,ou seja, depois o gasóleo volta em sentido do motor voltando a aquecer no filtro(devido a este estar muito quente devido ao gasóleo do retrno) e entra na bomba injectora aquecendo ainda mais devida ao aumento de pressão de injecção e aí atingem se os tais valores altos de temperaturas do gasóleo que não é muito bom.
Em forma de conclusão,eu sei que a forma mais eficiente é colocar o radiador do gasóleo entre o filtro e a bomba injectora(sentido filtro->bomba) então em dias de calor,muito aço, "track days" etc é exelente,mas tem um senão que ja li que em dias de muito frio não é muito bom para o motor devido ao gasóleo estar a temperaturas baixas,má combustão e má lubrificação dos injectores.
Por isso acho que colocar um radiador no retorno(sentido motor->filtro) chega bem só pena não ser tão eficiente nos dias de calor como a outra opção(radiador sentido filtro->bomba),mas pronto um radiador no retorno ja vai ajudar arrefecer o filtro do gasóleo etc que ja é muito bom!
Cumps a todos e obrigado pela ajuda.