O porquê do gasóleo quente à entrada da bomba Inj?

bem mas afinal o pessoal nos PD mete onde o radiador? antes ou dps? e que ainda ontem tive com uns amigos e tivemos a discutir isso...
 
Last edited:
Pelo menos o David Cupra sabe escrever português ! loool

Podes traduzir?Não percebi que idioma escreves!!!

Estes são daqeles que so veem aqui dizer porcaria ve-se logo, mas o gajo fala lingua dos aliens so pode xD

esse já não chateia mais... :)

Não sei porquê mas cheira-me que o "johny TDR" é alguem que ja está inscrito no forum e só criou outro nick para andar a chatear.

tanta coisa acabei por nao perceber o que seria melhor se no retorno se na entrada :S


bem mas afinal o pessoal nos PD mete onde o radiador? antes ou dps? e que ainda ontem tive com uns amigos e tivemos a discutir isso...

No caso dos VP como 6k e 6k2 pelo que se diz a melhor opção é colocar no retorno.
No caso dos PD o melhor local ou forma mais eficiente é colocar entre o filtro e a bomba com a mudança do sensor de temperatura do gasóleo também,ou seja,filtro->radiador->sensor->bomba.Também é possivél meter no retorno mas não é tão eficiente como a outra opção mas ja ajuda.

Agora se eu meter o radiador no retorno ou entre o filtro e a bomba a decisão é minha,quer seja mais eficiente ou não de uma maneira ou de outra é sempre melhor ter radiador de gasóleo do que não ter,nem é muito caro e podemos considerar um investimento para o carro e não só mais uma despesa.
Se alguem tiver mais alguma duvida em esclarecer ponham aqui para ver se alguem esclarece.

Desde ja um obrigado a todos pela ajuda,eu fiquei esclarecido e aprendí mais alguma coisa. :)
 
Não sei porquê mas cheira-me que o "johny TDR" é alguem que ja está inscrito no forum e só criou outro nick para andar a chatear.







No caso dos VP como 6k e 6k2 pelo que se diz a melhor opção é colocar no retorno.
No caso dos PD o melhor local ou forma mais eficiente é colocar entre o filtro e a bomba com a mudança do sensor de temperatura do gasóleo também,ou seja,filtro->radiador->sensor->bomba.Também é possivél meter no retorno mas não é tão eficiente como a outra opção mas ja ajuda.

Agora se eu meter o radiador no retorno ou entre o filtro e a bomba a decisão é minha,quer seja mais eficiente ou não de uma maneira ou de outra é sempre melhor ter radiador de gasóleo do que não ter,nem é muito caro e podemos considerar um investimento para o carro e não só mais uma despesa.
Se alguem tiver mais alguma duvida em esclarecer ponham aqui para ver se alguem esclarece.

Desde ja um obrigado a todos pela ajuda,eu fiquei esclarecido e aprendí mais alguma coisa. :)

Entao no caso dos PD`S a melhor opçao e deixar o k tras de origem no sitio e meter o novo entre o filtro e a bomba e isso? E mudar o sensor e meter onde?
 
Entao no caso dos PD`S a melhor opçao e deixar o k tras de origem no sitio e meter o novo entre o filtro e a bomba e isso? E mudar o sensor e meter onde?

Sim,deixa-se o de origem que está antes do depósito(retorno) e mete-se outro entre o filtro e a bomba,o sensor de leitura da temperatura do gasóleo tira-se do retorno e mete-se depois do radiador novo,ou seja,seguindo a trajectória do gasóleo fica assim,FILTRO->RADIADOR->SENSOR->BOMBA,muda-se o sensor para aqui para enganar a centralina medindo gasóleo sempre fresco e evitando o corte de gasóleo para o motor.
 
amigos atençao que tudo tem uma temperatura ideal para o seu funcionamento e o Claudio sabe bem disso.
se baixarem demais a temperatura ao gasoleo tambem se torna pouco eficiente, apesar de eu ter dito e muita gente o montar na entrada da bomba o melhor digo eu sera no retorno, pois se o retorno nao aquecer na entrada tambem pouco ira aquecer.... a temp ideal do gasoleo se nao me engano anda por volta dos 50º, agora temperaturas de 20...30... acho que ja é exagero.... mas é apenas uma opiniao.
a nao ser que o Claudio ja esteja a contar que quando vai para os injectores ele aqueça ligeiramente... mas quanto mais quente for para o retorno mais quente chegara ao radiador menos vai arrefecer....

abraçada malta
 
estamos a medir antes de entrar na bomba... Como se pode comprovar facilmente, o gasóleo aquece um bom bocado mal entra na bomba.

Abraço
 
Anda para aqui muita confusão....

Os VP`s não fazem de perto nem de longe as temperaturas de um PD.

Period.

No meu caso meti o radiador de um BMW ligado ao retorno da bomba tanden, e do outro lado no filtro.
Sei que no verão aquela porcaria pura e simplesmente escaldava.:shock:

Entretanto veio o frio e removi o mesmo.

Logo que venha o calor, irei remonta-lo. Atenção que aquela treta, se não se usar bons tubos tem tendência a ganhar fugas de gasoil:s

Para os mais radicais, mete-se a entrada da bomba tanden, qd vem do filtro. Aqui confesso desconhecer se antes ou depois do sensor de temperatura.

Finalmente, a temperatura ideal nos PD`s é de cerca de 70º graus.

Cumps,

Edit*

No inverno, há quem use uma tampa removivel para impedir a entrada do ar no radiador...algo a ponderar por mim, tb.
 
amigos atençao que tudo tem uma temperatura ideal para o seu funcionamento e o Claudio sabe bem disso.
se baixarem demais a temperatura ao gasoleo tambem se torna pouco eficiente, apesar de eu ter dito e muita gente o montar na entrada da bomba o melhor digo eu sera no retorno, pois se o retorno nao aquecer na entrada tambem pouco ira aquecer.... a temp ideal do gasoleo se nao me engano anda por volta dos 50º, agora temperaturas de 20...30... acho que ja é exagero.... mas é apenas uma opiniao.
a nao ser que o Claudio ja esteja a contar que quando vai para os injectores ele aqueça ligeiramente... mas quanto mais quente for para o retorno mais quente chegara ao radiador menos vai arrefecer....

abraçada malta

Ora aí está um post acertadissimo.

O pessoal é obcecado pelo arrefecimento e pela forma entra ar no motor, mas às vezes esquecem-se de que têm o motor de ignição por compressão e é importante haver temperatura alta, faz-me lembrar o pessoal que mete material xpto para o ar fluir melhor até ao motor mas esquecem-se que convém haver turbulência no caudal para melhor mistura de ar-combustivel.
 
Boas ppl,
Tenho aqui por casa uns logs de quando montei o radiador, vou partilhar com vocês:

Sensor na entrada, temperatura ambiente de 23º (Block7-Gasoleo-Intake-Agua)


Sensor no retorno, temperatura ambiente de 23º (Block7-Gasoleo-Intake-Agua)



Estas temperaturas já fora com o radiador de 9linhas montado.
Sem radiador as temperaturas rondavam os 80/90º a andar normal, isto num 1.4tdi com algum material.

cumprimentos!
[[]]
 
Boas ppl,
Tenho aqui por casa uns logs de quando montei o radiador, vou partilhar com vocês:

Sensor na entrada, temperatura ambiente de 23º (Block7-Gasoleo-Intake-Agua)

Sensor no retorno, temperatura ambiente de 23º (Block7-Gasoleo-Intake-Agua)

Estas temperaturas já fora com o radiador de 9linhas montado.
Sem radiador as temperaturas rondavam os 80/90º a andar normal, isto num 1.4tdi com algum material.

cumprimentos!
[[]]

Obrigado pela partilha,mas só não percebi uma coisa,mudaste o sensor para fazer estes logs mas onde é que tinhas o radiador quando fizeste estes 2 logs?

cumps
 
Boas david,
o radiador tenho colocado no sitio do IC de origem.
fiz o log quando tinha o sensor na posição de origem no retorno, e depois fiz novamente o log quando o coloquei na entrada, isto tudo no mesmo dia.
qualquer cena apita.
cumps[[]]
 
Boas david,
o radiador tenho colocado no sitio do IC de origem.
fiz o log quando tinha o sensor na posição de origem no retorno, e depois fiz novamente o log quando o coloquei na entrada, isto tudo no mesmo dia.
qualquer cena apita.
cumps[[]]

Não Rawly,não é onde tens fixado o radiador mas sim como tinhas ligado o radiador no circuito do gasóleo,ou seja,tinhas o radiador ligado no circuito do retorno ou entre o filtro e a bomba(gasóleo sentido filtro->bomba)? :)
 
Ora aí está um post acertadissimo.

O pessoal é obcecado pelo arrefecimento e pela forma entra ar no motor, mas às vezes esquecem-se de que têm o motor de ignição por compressão e é importante haver temperatura alta, faz-me lembrar o pessoal que mete material xpto para o ar fluir melhor até ao motor mas esquecem-se que convém haver turbulência no caudal para melhor mistura de ar-combustivel.


Não é todos os dias que se partilham pormenores destes...
Os mais distraidos que aproveitem pois são dicas simples mas de grande valor.
 
Não Rawly,não é onde tens fixado o radiador mas sim como tinhas ligado o radiador no circuito do gasóleo,ou seja,tinhas o radiador ligado no circuito do retorno ou entre o filtro e a bomba(gasóleo sentido filtro->bomba)? :)

hehe,
tens razão não indiquei esse pormenor, tenho montado na entrada (Filtro--»Radiador--»Bomba).
grd abraço[[]]
 
Back
Top