entao e isso e facil d tirar??
convem ser alg k saiba ou da pra ser eu proprio a fazer???
abraço
Se tiveres Vag-Com é facil...
1. Com o computador ligado e a interface OBD-II ligada ao Pc através do cabo série, liga-se a ignição. Deve-se deixar aquecer o motor e desligar todos os acessórios electricos. De seguida arranca-se com o software Vag-Com. Acedemos depois ao módulo 1- Engine.
2. Acedemos ao módulo login – 11
3. Para este processo usamos o login code "12233" seguido do botão "Do It!".
4. Uma vez no módulo "Engine" de novo, escolhemos "Adaptation - 10". Selecionamos no "Channel Number", "03". De seguida dê um pequeno toque no acelerador para que o EGR se mantenha ligado durante o próximo minuto enquanto procedemos à alteração. e verificamos que o valor do segundo campo se situa nos 250 mg/stroke com uma possivel variação de mais ou menos 20 mg. No meu caso mostra 280 mg/stroke que penso será do carro ser mais antigo ou do motor não estar suficiente aquecido. No "Stored Value" deverá constar "32768". Se não lhe aparecer nada disto, poderá estra no ecran errado ou a ECU do carro poderá ser diferente. De seguida introduzir no campo "New Value", "33768" e clicar em "Test". O valor do segundo campo deverá saltar para cerca de 370 mg/stroke. Também aqui poderá haver alguma variação.
5. Se tudo correr como descrito e estiver de acordo com os valores apresentados, clique no botão "Save" e o valor será gravado permanentemente no módulo do motor.
6. Alguns dados importantes para o diagnóstico deste módulo:
Group 003 (EGR)
Engine rpm: 870 - 950
Air mass drawn in (specified): 230 - 370 mg/H
Air mass drawn in (actual): 230 - 370 mg/H
EGR vacuum solenoid duty cycle: 40 - 75 %
If air mass specified is above 370, engine too cold.
If air mass actual is below 230 mg/H, excessive EGR or an air leak.
If air mass actual is above 370 mg/H, engine is cold, insufficient EGR, or bad MAF sensor
(Note: EGR is turned off after approximately 2 minutes of idle. Reading should be within that time period.)
If a DTC is present, air mass actual will have a constant value of approx. 550mg/H over the complete RPM and load range.
isto para desligar electronicamente... fizicamente ja tens que andar a inventar juntas cegas, etc...
Espero ter ajudado...