O que ter em conta na escolha de um automóvel (usado)? Deixem as vossas opiniões

Cumprimentos a todos os utilizadores.

Abro este tópico no sentido de reunir várias das informações que se vão deixando cada vez que alguém faz uma pesquisa para a aquisição de um novo veículo.

Começo pelo meu caso pessoal. Nunca tive disponibilidade financeira para comprar um carro novo e nunca gostei de recorrer a créditos. A única vez que o fiz foi a obrigatória relativamente a um crédito habitação.
Em termos de veículos, sempre comprei usados, dentro das minhas necessidades específicas. Ou seja, como músico, gestor de alguns projectos musicais, possuindo material luz e som, a minha "aventura" automobilística começou com uma Van, uma Seat Inca 1.9D. Dado que comprei quando tirei a carta, ao mesmo tempo foi quando iniciei o meu percurso académico, durante 4 anos, fazia, no mínimo, 100 km's por dia.
Quando casei, comprei o meu Peugeot 307 1.4 HDi, que ainda hoje mantenho e pretendo manter durante o tempo que for possível.
Com o crescer do projecto, acabei por adquirir uma Mercedes Vito 108 CDi que foi o pior carro que tive, dores de cabeça atrás de dores de cabeça, problemas no turbo, nos injectores, motor partido... reparei, mas acabei por vender assim que possível.
Com a ideia de "nunca mais compro uma comercial", comprei um Skoda Fabia 1.2 MPi, o único carro a gasolina que tive. Nem 2 meses, apareceu uma residência num restaurante para fazer noites dançantes e lá voltei a precisar de uma carrinha. Ainda comprei uma Dobló, que tive durante 7 dias, parados na garagem depois de uma queixa no vendedor para devolver a carrinha. Queimava óleo e tinha fuga de líquido do radiador.
Ainda com algum receio, fiz uma pesquisa aprofundada, acabei por voltar a comprar uma Seat Inca 1.9D que vai com 3 anos e meio sem qualquer chatice de maior. Manutenção habitual e pouco mais.

No entanto, e aqui surge mesmo as questões que queria deixar e que acho que podem ser úteis para vários utilizadores:

Sei que mais cedo ou mais tarde, vou ter de pensar na troca. A Seat Inca porque já é uma carrinha algo cansativa de conduzir, pelo barulho (não o motor, mas por ser uma carrinha é normal ser sempre mais "barulhenta" na zona de carga, plásticos, etc.). O Peugeot porque vai começando a ter coisas que sei que não vão incomodar agora, mas que vão dar stress daqui a poucos ou muitos anos.

Para já, queria começar a ter algumas ideias para a troca da Inca. Mas são várias as dúvidas. Como vêm pelo histórico, gasolina sempre foi uma coisa à parte para mim, e fez-me muita confusão o custo e consumos que tinha com gasolina. Sempre fui habituado a gasóleo e custo de abastecimento mais baixo.
Agora, fui sempre lendo que para quem faz poucos km's, um carro a gasolina tem um custo de "manutenção" mais baixo. Mas fico na dúvida. Ok, injectores, turbos, FAP, etc... Mas isso não começa a surgir tudo agora também em carros a gasolina? Mudar o óleo e filtros nunca me pareceu mais barato no carro a gasolina como nos carros a gasóleo.
Sei que tenho a vantagem no 307 porque não tem FAP. A Inca nem injectores, nem turbo, nem FAP, nem nada do género. Se não fossem essas questões, ainda achariam mais vantajoso um carro a gasolina para poucos km's? Tendo em conta que começam a ter todos os "extras" que tem um carro a gasóleo?

Se fizermos contas, à diferença de preço de gasolina para gasóleo, mais o facto de, habitualmente, os motores a gasóleo terem uma média de consumo mais baixa do que os carros a gasolina, no final de 10.000 km's, isso não se traduz numas centenas de euros?

Ao fazer pesquisas, vou vendo carros a gasolina, mas puxa-me sempre para os carros a gasóleo por achar (inconscientemente) que acaba por ser mais vantajoso, num carro usado.

Numa questão também pessoal, estou num binómio de passar para um carro de 5 lugares (dava-me jeito ocasionalmente, dado que apesar de fazer 90% dos km's sozinho, tenho o meu filho que o levo e vou buscar ao JI, por vezes dava jeito ter mais um lugar para outras questões), no entanto, ando sempre com o receio de perder o espaço a que estou habituado em termos de transporte, uma vez que tem sido preciso cada vez menos, mas é sempre bom ter esse espaço disponível quando surge a necessidade.

Andava a ver há uns tempos as Transit Courier de 5 lugares, dado que tinha o motor a gasolina, 5 lugares e possibilidade de tirar os 3 de trás e ficar com alguma zona de carga... mas os valores não mexeram e ainda são modelos com valor demasiado alto para o que pretendo pagar. Outro receio é fazer sempre menos de 6/7 mil km's por ano, mas estar a concorrer novamente a concurso de professores, poder ser colocado mais longe e voltar a precisar de fazer muitos km's por ano.
Que outras alternativas?


Outras questões:

Há forma de saber qual o valor que paga um qualquer modelo automóvel em termos de IUC?
Há forma de saber quais os modelos automóvel (gasóleo ou gasolina) que são equipados com FAP, ou até com embraiagem monomassa ou bi-massa?
Costumam ter em conta outros factores que parecem secundários, como, por exemplo, qual o tamanho de jantes do carro, dado o diferente custo em pneus?

Finalizando, porque não queria alongar demais o post, conselhos habituais que vão ficando dispersos pela net fora, mas que se poderiam agrupar num tópico só:

O que experimentar/ ter em atenção na compra de um veículo usado. Aquilo que costumo ter cuidado:

Desgastes visíveis de estofos, volante, manete de velocidade e pedais;
Desgaste exterior
Cores de painéis diferentes
Painéis sem encaixes alinhados
Verificação dos faróis e farolins em termos de marca (todos iguais, marca que equipa o modelo, etc)
Verificação de fumo do motor
Verificação da tampa do óleo do motor (normalmente, pasta esbranquiçada é sinal para fugir)
Marcas de soldas diferentes das de origem ou plásticos soldados (sinal da possibilidade de existência de sinistro)

Pode ser relativo mas algo que costumo ter em conta:

Carro equipado com pneus de boa marca, em bom estado, demonstra um mínimo de cuidado e possibilidade de fazer manutenções. Quem procura pneus de custo baixo, marcas de qualidade duvidosa, é porque normalmente não investe um grande valor no cuidado automóvel.

E por fim, algo simples que escreveram aqui no fórum há uns anos, mas que guardei, dado que é uma frase muito conseguida:

"Mais vale perder um bom negócio do que ganhar um mau".
 
Pelo que escreveste acho que já tens mais cuidados que eu. Mas como eu não sou mecânico nem percebo muito da poda, não sou a melhor pessoa para responder.
No entanto, pelo senso comum, se consegues confirmar tudo o que disseste agora no final do post quando vais ver um carro, acho que já confirmas mais que 95% do resto das pessoas que vão comprar carros usados.

Eu normalmente só olho à qualidade da pintura, estofos, interior em geral, procuro por zonas com ferrugem na mala do carro (quando aplicável), marcas de uso nas jantes, e acho que pouco mais que me lembre assim de repente!
Ah e faço sempre a conta dos quilómetros que tem o carro e divido pelo ano do carro. Se os valores do carro permitirem, procuro não ultrapassar os 15000Km/ano! Nãoa tenho grande fundamento para este valor, mas como disseste, o orçamento não permite olhar para carros o mais recentes possível e com menos que 15000 Km/ano!

Quanto à questão da manutenção, apesar de já ter tido carros a gasolina e a gasóleo, nunca cheguei a ter os custos da manutenção em conta por forma a conseguir fazer comparações, até porque tive azar com um dos carros a gasóleo que tive. O volante bi-massa foi à vida e o oficina que mo substituiu deve ter faciltado e 2 meses depois o volante bi-massa que tinha levado, estava no mesmo estado. Acabei por ir a outra oficina (backed by Bosch, não sei se há termo em português para isto. Os empregados todos tiveram formações dadas pela Bosch) e lá me resolveram o problema. Ainda por cima acho que a oficina anterior teve que pagar o volante bi-massa porque pelo que me disse a segunda oficina, "é regra verificar os apoios do motor quando se troca o volante bi-massa, nem que se apenas para efeitos de garantia" e a primeira oficina não o fez. Pelos vistos um dos apoios necessitava de ser substituído e não foi, invalidando a possibilidade de enviar o volante bi-massa para a garantia!

Resumindo, como tive alguns gastos avultados com o carro a gasóleo, e dos carros a gasolina, apenas tive um problema de maior com um e foi durante a garantia (injectores de um Saxo Cup, cujo o valor de reparação foi muito inferior), Não tenho grandes termos de comparação.

Quanto aos gastos com combustível, não podias escolher pior altura para se conversar sobre eles. Lol, a guerra deita tudo a perder para se poder falar em preços e no que compensa mais! Vivem-se tempos muito incertos a vários níveis e não sei se podemos sequer especular mesmo a curto/médio prazo!
 
Last edited:
Não queria entrar pela questão do preço do combustível senão vamos para uma discussão diferente. A guerra, acabou por servir como desculpa para um aumento. O barril já teve a quase 150 dólares há uns bons anos e o custo por litro de gasóleo andava pelos 1,25€... (não é isto com exactidão, mas não foge muito da realidade). Com cotações dentro dos 100 dólares por barril, já andava o gasóleo a aproximar-se dos 2€, actualmente.

A questão que eu queria levantar é quando se fala em custo/benefício do gasóleo como algo que é mais caro (mas só em carros novos, nos usados a diferença esbate-se um bocado) e que o custo de manutenção é mais elevado. Ora, no meu caso, a única coisa que me puxa para trás é mesmo se escolher, no futuro, um modelo com FAP. Aí, não pode ser, dado que, para já (pode vir a mudar, dado que estou em concurso de professores, não sei se vou ser colocado e para onde haverá possibilidade), faço poucos kms diários.
Mas passar de gasóleo que custa menos, para um carro a gasolina que custa mais e tem mais consumo, não sei se, ao fim e ao cabo, os custos não se diluem aí.

Ou seja, meramente académico:

Gasóleo: 1,80€ x 6L aos 100km = 10,8€ x 5000km num ano: 1666€ (10.000 km num ano = 3333€)
Gasolina: 2,00€ x 7L aos 100km = 14€ x 5000 km num ano: 1750€ (10.000 km num ano = 3500€)

Tendo em conta que há motores a diesel a consumir menos do que isso e a gasolina a consumir mais.

Mas, efectivamente, para percursos pequenos, cada vez mais o diesel vai deixar de ser uma hipótese ou ao fim de uns meses está o FAP entupido e outras coisas lá pelo meio que só estragam a carteira.
 
Pois, quando o futuro é incerto, fica mais complicado tentar avaliar.
Ainda assim, quando saem os resultados dos concursos? Se comprares a viatura, compras já ou só quando souberes da colocação?
Se calhar, isso seria o ideal. Aguardar pelo resultado do concurso e saber onde ficas colocado e só depois avaliar a situação actual (nessa altura).

Neste momento ainda há variáveis a mais que não controlamos para tentar prever o que quer que seja, digo eu!
 
Sim. Não vou avançar já com uma compra, por forma a aguardar o que o futuro traz. É mais para ir organizando ideias, ver modelos, etc.
 
Eu começava por estipular o orçamento e respeitá-lo. E depois então começar a procurar opções. E mais lá para a frente, começar a filtrar de acordo com o cenário.
 
Costuma ser a opção correcta... mas a mudança de caminho profissional pode fazer variar as coisas. Pelo que, para já, a ideia passava muito pelas questões colocadas em cima.

Penso que não há uma forma rápida de saber sem ser modelo a modelo. Era interessante saber quais são os modelos diesel que não são equipados com FAP... o que duvido que, para modelos mais recentes, existam.

A questão do IUC, deixaram-me noutro fórum um simulador que pode ser útil.

https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc/
 
Provavelmente.

Uma coisa é o que ganho actualmente, estando a trabalhar em regime de recibos verdes e sem um vencimento regular, outra coisa é passar a ter um emprego com um salário fixo.
 
Provavelmente.

Uma coisa é o que ganho actualmente, estando a trabalhar em regime de recibos verdes e sem um vencimento regular, outra coisa é passar a ter um emprego com um salário fixo.
heheh, mais uma variável para juntar a tantas outras. E tens ideia do valor do salário e qual o orçamento nesse caso? Ou também ainda é incógnita? :p
 
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