Cumprimentos a todos os utilizadores.
Abro este tópico no sentido de reunir várias das informações que se vão deixando cada vez que alguém faz uma pesquisa para a aquisição de um novo veículo.
Começo pelo meu caso pessoal. Nunca tive disponibilidade financeira para comprar um carro novo e nunca gostei de recorrer a créditos. A única vez que o fiz foi a obrigatória relativamente a um crédito habitação.
Em termos de veículos, sempre comprei usados, dentro das minhas necessidades específicas. Ou seja, como músico, gestor de alguns projectos musicais, possuindo material luz e som, a minha "aventura" automobilística começou com uma Van, uma Seat Inca 1.9D. Dado que comprei quando tirei a carta, ao mesmo tempo foi quando iniciei o meu percurso académico, durante 4 anos, fazia, no mínimo, 100 km's por dia.
Quando casei, comprei o meu Peugeot 307 1.4 HDi, que ainda hoje mantenho e pretendo manter durante o tempo que for possível.
Com o crescer do projecto, acabei por adquirir uma Mercedes Vito 108 CDi que foi o pior carro que tive, dores de cabeça atrás de dores de cabeça, problemas no turbo, nos injectores, motor partido... reparei, mas acabei por vender assim que possível.
Com a ideia de "nunca mais compro uma comercial", comprei um Skoda Fabia 1.2 MPi, o único carro a gasolina que tive. Nem 2 meses, apareceu uma residência num restaurante para fazer noites dançantes e lá voltei a precisar de uma carrinha. Ainda comprei uma Dobló, que tive durante 7 dias, parados na garagem depois de uma queixa no vendedor para devolver a carrinha. Queimava óleo e tinha fuga de líquido do radiador.
Ainda com algum receio, fiz uma pesquisa aprofundada, acabei por voltar a comprar uma Seat Inca 1.9D que vai com 3 anos e meio sem qualquer chatice de maior. Manutenção habitual e pouco mais.
No entanto, e aqui surge mesmo as questões que queria deixar e que acho que podem ser úteis para vários utilizadores:
Sei que mais cedo ou mais tarde, vou ter de pensar na troca. A Seat Inca porque já é uma carrinha algo cansativa de conduzir, pelo barulho (não o motor, mas por ser uma carrinha é normal ser sempre mais "barulhenta" na zona de carga, plásticos, etc.). O Peugeot porque vai começando a ter coisas que sei que não vão incomodar agora, mas que vão dar stress daqui a poucos ou muitos anos.
Para já, queria começar a ter algumas ideias para a troca da Inca. Mas são várias as dúvidas. Como vêm pelo histórico, gasolina sempre foi uma coisa à parte para mim, e fez-me muita confusão o custo e consumos que tinha com gasolina. Sempre fui habituado a gasóleo e custo de abastecimento mais baixo.
Agora, fui sempre lendo que para quem faz poucos km's, um carro a gasolina tem um custo de "manutenção" mais baixo. Mas fico na dúvida. Ok, injectores, turbos, FAP, etc... Mas isso não começa a surgir tudo agora também em carros a gasolina? Mudar o óleo e filtros nunca me pareceu mais barato no carro a gasolina como nos carros a gasóleo.
Sei que tenho a vantagem no 307 porque não tem FAP. A Inca nem injectores, nem turbo, nem FAP, nem nada do género. Se não fossem essas questões, ainda achariam mais vantajoso um carro a gasolina para poucos km's? Tendo em conta que começam a ter todos os "extras" que tem um carro a gasóleo?
Se fizermos contas, à diferença de preço de gasolina para gasóleo, mais o facto de, habitualmente, os motores a gasóleo terem uma média de consumo mais baixa do que os carros a gasolina, no final de 10.000 km's, isso não se traduz numas centenas de euros?
Ao fazer pesquisas, vou vendo carros a gasolina, mas puxa-me sempre para os carros a gasóleo por achar (inconscientemente) que acaba por ser mais vantajoso, num carro usado.
Numa questão também pessoal, estou num binómio de passar para um carro de 5 lugares (dava-me jeito ocasionalmente, dado que apesar de fazer 90% dos km's sozinho, tenho o meu filho que o levo e vou buscar ao JI, por vezes dava jeito ter mais um lugar para outras questões), no entanto, ando sempre com o receio de perder o espaço a que estou habituado em termos de transporte, uma vez que tem sido preciso cada vez menos, mas é sempre bom ter esse espaço disponível quando surge a necessidade.
Andava a ver há uns tempos as Transit Courier de 5 lugares, dado que tinha o motor a gasolina, 5 lugares e possibilidade de tirar os 3 de trás e ficar com alguma zona de carga... mas os valores não mexeram e ainda são modelos com valor demasiado alto para o que pretendo pagar. Outro receio é fazer sempre menos de 6/7 mil km's por ano, mas estar a concorrer novamente a concurso de professores, poder ser colocado mais longe e voltar a precisar de fazer muitos km's por ano.
Que outras alternativas?
Outras questões:
Há forma de saber qual o valor que paga um qualquer modelo automóvel em termos de IUC?
Há forma de saber quais os modelos automóvel (gasóleo ou gasolina) que são equipados com FAP, ou até com embraiagem monomassa ou bi-massa?
Costumam ter em conta outros factores que parecem secundários, como, por exemplo, qual o tamanho de jantes do carro, dado o diferente custo em pneus?
Finalizando, porque não queria alongar demais o post, conselhos habituais que vão ficando dispersos pela net fora, mas que se poderiam agrupar num tópico só:
O que experimentar/ ter em atenção na compra de um veículo usado. Aquilo que costumo ter cuidado:
Desgastes visíveis de estofos, volante, manete de velocidade e pedais;
Desgaste exterior
Cores de painéis diferentes
Painéis sem encaixes alinhados
Verificação dos faróis e farolins em termos de marca (todos iguais, marca que equipa o modelo, etc)
Verificação de fumo do motor
Verificação da tampa do óleo do motor (normalmente, pasta esbranquiçada é sinal para fugir)
Marcas de soldas diferentes das de origem ou plásticos soldados (sinal da possibilidade de existência de sinistro)
Pode ser relativo mas algo que costumo ter em conta:
Carro equipado com pneus de boa marca, em bom estado, demonstra um mínimo de cuidado e possibilidade de fazer manutenções. Quem procura pneus de custo baixo, marcas de qualidade duvidosa, é porque normalmente não investe um grande valor no cuidado automóvel.
E por fim, algo simples que escreveram aqui no fórum há uns anos, mas que guardei, dado que é uma frase muito conseguida:
"Mais vale perder um bom negócio do que ganhar um mau".
Abro este tópico no sentido de reunir várias das informações que se vão deixando cada vez que alguém faz uma pesquisa para a aquisição de um novo veículo.
Começo pelo meu caso pessoal. Nunca tive disponibilidade financeira para comprar um carro novo e nunca gostei de recorrer a créditos. A única vez que o fiz foi a obrigatória relativamente a um crédito habitação.
Em termos de veículos, sempre comprei usados, dentro das minhas necessidades específicas. Ou seja, como músico, gestor de alguns projectos musicais, possuindo material luz e som, a minha "aventura" automobilística começou com uma Van, uma Seat Inca 1.9D. Dado que comprei quando tirei a carta, ao mesmo tempo foi quando iniciei o meu percurso académico, durante 4 anos, fazia, no mínimo, 100 km's por dia.
Quando casei, comprei o meu Peugeot 307 1.4 HDi, que ainda hoje mantenho e pretendo manter durante o tempo que for possível.
Com o crescer do projecto, acabei por adquirir uma Mercedes Vito 108 CDi que foi o pior carro que tive, dores de cabeça atrás de dores de cabeça, problemas no turbo, nos injectores, motor partido... reparei, mas acabei por vender assim que possível.
Com a ideia de "nunca mais compro uma comercial", comprei um Skoda Fabia 1.2 MPi, o único carro a gasolina que tive. Nem 2 meses, apareceu uma residência num restaurante para fazer noites dançantes e lá voltei a precisar de uma carrinha. Ainda comprei uma Dobló, que tive durante 7 dias, parados na garagem depois de uma queixa no vendedor para devolver a carrinha. Queimava óleo e tinha fuga de líquido do radiador.
Ainda com algum receio, fiz uma pesquisa aprofundada, acabei por voltar a comprar uma Seat Inca 1.9D que vai com 3 anos e meio sem qualquer chatice de maior. Manutenção habitual e pouco mais.
No entanto, e aqui surge mesmo as questões que queria deixar e que acho que podem ser úteis para vários utilizadores:
Sei que mais cedo ou mais tarde, vou ter de pensar na troca. A Seat Inca porque já é uma carrinha algo cansativa de conduzir, pelo barulho (não o motor, mas por ser uma carrinha é normal ser sempre mais "barulhenta" na zona de carga, plásticos, etc.). O Peugeot porque vai começando a ter coisas que sei que não vão incomodar agora, mas que vão dar stress daqui a poucos ou muitos anos.
Para já, queria começar a ter algumas ideias para a troca da Inca. Mas são várias as dúvidas. Como vêm pelo histórico, gasolina sempre foi uma coisa à parte para mim, e fez-me muita confusão o custo e consumos que tinha com gasolina. Sempre fui habituado a gasóleo e custo de abastecimento mais baixo.
Agora, fui sempre lendo que para quem faz poucos km's, um carro a gasolina tem um custo de "manutenção" mais baixo. Mas fico na dúvida. Ok, injectores, turbos, FAP, etc... Mas isso não começa a surgir tudo agora também em carros a gasolina? Mudar o óleo e filtros nunca me pareceu mais barato no carro a gasolina como nos carros a gasóleo.
Sei que tenho a vantagem no 307 porque não tem FAP. A Inca nem injectores, nem turbo, nem FAP, nem nada do género. Se não fossem essas questões, ainda achariam mais vantajoso um carro a gasolina para poucos km's? Tendo em conta que começam a ter todos os "extras" que tem um carro a gasóleo?
Se fizermos contas, à diferença de preço de gasolina para gasóleo, mais o facto de, habitualmente, os motores a gasóleo terem uma média de consumo mais baixa do que os carros a gasolina, no final de 10.000 km's, isso não se traduz numas centenas de euros?
Ao fazer pesquisas, vou vendo carros a gasolina, mas puxa-me sempre para os carros a gasóleo por achar (inconscientemente) que acaba por ser mais vantajoso, num carro usado.
Numa questão também pessoal, estou num binómio de passar para um carro de 5 lugares (dava-me jeito ocasionalmente, dado que apesar de fazer 90% dos km's sozinho, tenho o meu filho que o levo e vou buscar ao JI, por vezes dava jeito ter mais um lugar para outras questões), no entanto, ando sempre com o receio de perder o espaço a que estou habituado em termos de transporte, uma vez que tem sido preciso cada vez menos, mas é sempre bom ter esse espaço disponível quando surge a necessidade.
Andava a ver há uns tempos as Transit Courier de 5 lugares, dado que tinha o motor a gasolina, 5 lugares e possibilidade de tirar os 3 de trás e ficar com alguma zona de carga... mas os valores não mexeram e ainda são modelos com valor demasiado alto para o que pretendo pagar. Outro receio é fazer sempre menos de 6/7 mil km's por ano, mas estar a concorrer novamente a concurso de professores, poder ser colocado mais longe e voltar a precisar de fazer muitos km's por ano.
Que outras alternativas?
Outras questões:
Há forma de saber qual o valor que paga um qualquer modelo automóvel em termos de IUC?
Há forma de saber quais os modelos automóvel (gasóleo ou gasolina) que são equipados com FAP, ou até com embraiagem monomassa ou bi-massa?
Costumam ter em conta outros factores que parecem secundários, como, por exemplo, qual o tamanho de jantes do carro, dado o diferente custo em pneus?
Finalizando, porque não queria alongar demais o post, conselhos habituais que vão ficando dispersos pela net fora, mas que se poderiam agrupar num tópico só:
O que experimentar/ ter em atenção na compra de um veículo usado. Aquilo que costumo ter cuidado:
Desgastes visíveis de estofos, volante, manete de velocidade e pedais;
Desgaste exterior
Cores de painéis diferentes
Painéis sem encaixes alinhados
Verificação dos faróis e farolins em termos de marca (todos iguais, marca que equipa o modelo, etc)
Verificação de fumo do motor
Verificação da tampa do óleo do motor (normalmente, pasta esbranquiçada é sinal para fugir)
Marcas de soldas diferentes das de origem ou plásticos soldados (sinal da possibilidade de existência de sinistro)
Pode ser relativo mas algo que costumo ter em conta:
Carro equipado com pneus de boa marca, em bom estado, demonstra um mínimo de cuidado e possibilidade de fazer manutenções. Quem procura pneus de custo baixo, marcas de qualidade duvidosa, é porque normalmente não investe um grande valor no cuidado automóvel.
E por fim, algo simples que escreveram aqui no fórum há uns anos, mas que guardei, dado que é uma frase muito conseguida:
"Mais vale perder um bom negócio do que ganhar um mau".