Como os gasolineiros também são gente, e ainda para mais os mancos...
Tenho um Polo 9N, 1.2 12V 65cv (igual aos Ibizas mancos). A nível de consumos em Verão é um inferno, principalmente dias de calor. O carro só engole ar quente, e a admissão no geral é muito fraquita. Médias de 7/7.5L em cidade e 5.5L em estrada. Mas em Outono ou Primavera, e injectores limpinhos, dá-lhe bem 8)
Em descida já dei 190 (ponteiro) na A2, mas quase que se desintegrava (suspensão pela hora da morte) e nunca mais puxei a esse ponto (e para lá chegar, é pé a fundo muito tempo). Mas 160/170 até chega em recta (em esforço sempre).
Mas agora vou-me deixar disso. Passei muito tempo no UK-Polos, e eles lá não batem bem. Vi um manco com jante 18 todo stock, e o gajo nem se queixou muito das perdas. Decidi-me a meter 17, mas para isso vou trabalhar toda a admissão (tampa do motor nova, e tubagem toda a ir buscar ar à grelha), filtro K&N, velas em platina, limpeza de injectores mais regular, para o esforço não ser tão grande. A cartinha para a SIVA tá pronta, e com a argumentação que apresentei, só se forem uns cabr****zinhos é que não me passam a declaração. As jantes são réplica VW, por isso também não são assim tão pesadas, mas 17 sempre são 17.
De resto, gostava de continuar dentro dos gasolineiros, mas infelizmente o pessoal das cadeiras executivas não tá praí virado, e por isso o próximo carro já deve ser um fumarento (um Golf ou um Leon 1.9 TDI 110cv, por ex).
Um abraço à comunidade da gota