eu sempre pensei que os óleos LL eram bons para muitos quilómetros mas em termos de lubrificação, sao piores que os não LL....
se tou enganado corrijam-me
Motul 505.01
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 13.9 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 84.9 mm²/s
Nível de qualidade API SJ/CF
Mobil 1 ESP Formula 5W-30 (cumpre a norma 505.01)
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 12.1 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 72.8 mm²/s
Nível de qualidade API SM/CF (a melhor actualmente)
Repsol Elite 505.01
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 90 mm²/s
Nível de qualidade API SJ/CF
Castrol Edge Turbo Diesel 5W-40
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 13,9 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 82 mm²/s
Nível de qualidade API SM/CF (a melhor actualmente)
Dos oleos acima o unico q cumpre normas LL(506.00/506.01) e o Mobil 1 ESP e no entanto e superior aos outros 3, um oleo para aguentar mais kms sem perder qualidades lubrificantes tem q levar aditivos melhores, logo e superior...
Ate porque se os LL fossem piores em lubrificacao nao podiam fazer mais kms sem danificar o motor, axo q tem logica!
Mas isto sou eu a dizer!