Eu conheço bastante bem estes carros e digo-te já uma coisa: Esquece o 1.3. É fiável e económico e não passa muito disso. Os 200 mil não assustam, e os consumos são efectivamente baixos, em tudo o resto, o motor desilude.
Tem uma absurda caixa de 6 num 1.2 de 90cv, o que torna o carro super molengão. Tanto que os novos 1.3 CDTi 95cv já tem caixa de 5.
O mais impressionante é que onde eu mais gostava de andar no Astra 1.3 era na AE, era onde o carro se sentia melhor, excepto em súbidas que a 130km/h em 6ª tinha de reduzir para 5ª para não perder velocidade.
De resto é um motor que tens de puxar por ele, porque baixas simplesmente não existem, aliás, este carro é uma autêntica porcaria na cidade, porque não dá jeito nenhum a falta de baixas, depois das 2000rpm anda o que tem de andar para 90cv. Ponta faz 170km/h em plano e chega. A descer bate grandes velocidades por causa da caixa de 6, cheguei a dar um pouco mais de 200 a descer. Consumos à volta dos 6 litros sem grandes preocupações.
Mas em caracter geral, não esperes grandes performances, eu já apanhei carrinhas dessas (dos campeões das empresas com Caravans 1.3 que têm a mania que são os maiores - pudera eu se não pagasse gasóleo também andava a partir
) na estrada e nunca levaram nada com o meu 6L manco TDI, que modéstia à parte, tem muito mais nervo e disponibilidade que esse carro.
Depois tive uma carrinha 1.7 CDTI 100cv Cosmo (o 1.3 era um GTC 5 lugares dum amigo meu) da empresa e esta não tem nada a ver com o 1.3. O equipamento Cosmo é mto fixe logo pra começar, depois o 1.7 tem muito mais baixas, é muito mais agradável, ainda mais fiável, mas gasta um bom bocadinho a mais que o 1.3. Sobe mais rápido de rotação, é mais nervoso, é bastante linear e redondo (aguenta-se bem desde baixas até às altas, enquanto o 1.3 não tem nada em baixas, às 2000rpm sentes um kickzito e aguenta-se até bastante tarde também - caracteristica destes motores CDTI que tem umas altas fortes devido ao facto de serem Common-Rail). Consumos a rondar os 8 litros, mas eu andava sempre com o ECC ligado (AC Electrónico), andava sempre em cidade e com a bagageira cheia de tralha e andava mtas vezes a fundo (carrinha de empresa - não pagava gasóleo). Ponta: 200 em plano 220 a descer.
O 1.9 não conheço, mas é um carro que gosto bastante, sólido, bem construido, bem pensado e bem equipado, muito seguro, curva muito bem, basicamente encosta o Ibiza a um canto, gosto tanto que ando a sondar a troca do meu manco por um Sport Van 1.9 CDTI 150cv com jantes 18"