E o que faz montar injectores á sapateiro.
Isso pouca gente faz mas e preciso ser calibrado!
Chamem me maluco o que é certo é que essa é a verdade!
Eles na bosch ou seja onde for não fazem milagres, estes injectores são calibrados na propria montagem no motor.
Eles na bosch vêm apenas se pulveriza correctamente e testam o retorno, para quem não sabe como funciona, o gasoleo vem sobre pressão da bomba tandem, entra nos canais da colaça até ao injector, a cam é que faz depois a pressuarização final de injecção e timing, e o solenoide do injecor contrala o retorno(duração), para quem não sabe como funciona, é tão simples quanto isto
[video=youtube;dwRTtab2hko]http://www.youtube.com/watch?v=dwRTtab2hko[/video]
Ou seja, ao montar-se no carro é que se calibra nos martelos, o injector tem um angulo correcto de montagem, sempre que se troca injectores tem obrigatoriamente de se meter parafusos de injector novos e recalibra-los, quando os batentes de injector estão gastos tem de se trocar assim como os vedantes dos batentes e deve-se aplicar os que já referi em cima de cabeça rasa.
Os 783 como já disse também, ao ralenti ou baixa rotação, com todas as afinações stock têm baixa injecção, mas se estiver tudo montado direito tem de pegar.
Tenho até algumas fotos de uma colaça que estive a preparar para um cliente onde se pode ver alguns cuidados que se tem de ter para ficar um serviço bem feito, há outras formas de o fazer, esta é a forma correcta de o fazer.
O kit:
By
mario_marques at 2012-08-20
By
mario_marques at 2012-08-20
Batentes de injector sistema velho Vs novo(o velho já se encontrava gasto como se vê na foto, leva também um vedante que não está na foto mas está na foto do kit).
By
mario_marques at 2012-08-20
By
mario_marques at 2012-08-20
Parafusos elasticos(o nabo que tinha trocado injectores a este carro tinha usado o mesmo parafusos duas vezes, conclusão, tive de aplicar um helicoil num dos injectores, pois estes parafusos para quem não sabe esticam e vão dar cabo das roscas, do batente e a longo prazo o injector parte por excesso de vibração).
By
mario_marques at 2012-08-20
By
mario_marques at 2012-08-20
By
mario_marques at 2012-08-20
O parafuso esticou quase 4mm, o normal é esticar 2mm no máximo, este parafusos leva um aperto de 270graus(90+90+90), ao apertar até parece que vão partir.lol
Distancia dos injectores(estes injectores não é só chegar lá e apertar, têm uma medida especifica á colaça dependendo do solenoide como na foto que coloquei num post anterior, solenoide arredondado e recto têm medidas diferentes).
By
mario_marques at 2012-08-20
Todos os parafusos têm apertos especificos que têm de ser seguidos á risca senão dá bronca, tem de se ter um comparador, chave de graus, chave din para fazer este tipo de serviço na perfeição.
Claro, falta mencionar o mais importante, se a cam estiver gasta, este trabalho todo de nada serve e com race 783 ainda pior, pelo que convém sempre medir a cam com o comparador antes de começar a fazer seja o que for.
Se precisares de ajuda com medidas ou isso apita, como já te disse, de momento não posso aceitar mais serviço pois estou mesmo cheio de serviço agora com o pessoal que vem da suiça e os meus clientes habituais, mas se precisares que te desenrasque medidas, graus, etc, tenho isso tudo e sei que muita gente não tem acesso a essas informações.
Edit:
Há uma série de outros cuidados que se deve ter na montagem, como por exemplo a posição original das peças em especial do injector(foram todos numerados na sua posição) por causa da cama na colaça e ver se os suportes estão gastos, essa colaça que preparei nas fotos teve de levar suportes novos pois o do segundo cilindro por causa da burrice que fizeram antes estava todo desgastado por causa da vibração, entre muito outros cuidados obviamente e tecnica, não vou estar a explicar tudo senão é um testamento de não sei quantas páginas e memso assim quem não tiver tecnica não ficaria a perceber, ou melhor, até podia achar que percebia, mas na realidade não.
Nas fotos que coloquei já tens as referencias de algumas peças, um conselho, não metas material de concorrencia por mais maravilhas que te digam dele.
Abraço