Perda de G12 pelo Vaso, PD130. Problema resolvido!

Boas pessoal, tenho um ibiza PD130 e quando puxo pelo carro, o vaso de expansão manda G12 fora pelo esgoto lateral que o vaso tem.

O carro não aquece, nunca passou dos 90º, o oleo está impecavel sem misturas de G12, assim como o G12 está impecavel sem misturas de oleo. Já troquei a tampa do vaso mas o problema continua, e apenas manda fora se andar a puxar com o carro ganhando bastante pressão no sitema, se andar normalmente e se n puxar passam-se meses com o G12 a nivel sem ser necessario acrescentar. Será deficiente diluição de G12? A água ferve aos 100º mas o g12 com 50/50 ferve apenas aos 145º, será disso?

Alguma ideia para o problema?
 
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A tampa é nova. O carro nc aqueceu e o G12 se tiver no minimo do vaso, mesmo que ande a puxar n sai fora..

Não há qualquer mistura de oleo no G12 ou vice versa, alem de que a cor do G12 está normal.
 
não tinha reparado.. sorry.. pois dessa maneira deves ter algum poro na junta da cabeça.. sei que ha uma maquina que testa a agua e verifica se ha gases, ou lá o que, misturado na agua da refrigeração
 
Do que ando a ver parece que é comum nos ASZ...

My car has VW ASZ PD130 engine in it, which is a 2005 Seat Ibiza FR TDi on just under 90,000 miles.

I'm just on the other side of something I am certain other TDIClub members have gone through many times...a slow head gasket failure with coolant loss where the combustion gases were leaking through internally to pressurise the coolant system. This has cost me around £850($1375) to fix.

The symptoms were that after some harder driving at 80+mph the coolant would puke itself out of the coolant bottle. There were no external leaks other than at the coolant bottle. On pressure testing the coolant system there was clearly a leak due to abnormal pressure drop. I'm not able to do the repair myself so I was in the hands of my trusty mechanic.

Whilst the cylinder head was off it turns out my cam bearings were worn out. I was really surprised as the engine has been run on 505.01 and 507 since new and changed well within service intervals. In my naivety I trusted those specifications of oil to be strong enough to stop catastrophic bearing wear... maybe I should know better.

Here's two pictures of the worn out bearings (the bearings were given back to me in a box so I don't know how they marry up - just the worn bearings are from the bottom.)



This one shows one of the bearings has worn through to the copper


Fortunately the cam and cam lifters showed no sign of wear, but I got the lifters changed for the black nitride'd type whilst the head was off and being reconditioned.

I'm just coming to the end of the running in period and the coolant has stopped blowing out - Thank goodness. I'm still reeling from the cost and the rate of wear on the bearings...

I now have no confidence at all in 507 or 505.01 to protect my engine in the long term.

ASZ-CBF1.jpg

There I was mooching through my ownership of a sporty little diesel hatchback thinking the world was great...then I see a cloud on the horizon...small amount of coolant occasionally blowing out of the resovoir bottle. What could this be? Nevermind, carry on as normal...then after a few months of this happening everytime I go for a spirited drive on the freeway I got curious and start looking for answers...a couple of bottles of G12++ later I get the answer online...slow head gasket failure. Coolant system pressurised by combustion gases. Bingo, $1375 later, problems nearly solved with possible further cloud on the horizon again...cam and lifters failure through not changing cam at same time as lifters

From day one my car has a full main dealer service to 65k then on to 88k I have changed the oil every 5 to 10k with 505.01 and onto 507.00 - VW shouldn't distance themselves from poor engineering on their part with bad excuses eh. Increasing oil flow to the cam bearings and followers sounds like a good idea to me Eddif. Not least the oil rail with squirters.

I have a feeling that VW and their engines are not the only manufacturer to be in denial about 'issues'.

Thanks again Eddif

Red Panda
 
Eu aposto que isso é um tubo sem geito nenhum como foi o meu!! vai a uma oficina e eles normalmente teem aquelas cenas de fazer pressao do circuito da agua e vez logo se é um tubo se for melhor se nao for é junta :S
 
Pelos sintomas parece ser junta da cabeça, mas antes de começa por verificar todo o resto do circuito de refrigeração .

Cumps
 
há forma de testar se passa gases para o liquido(junta cabeça quimada),, uma boa oficina tira-te essa duvida...
 
Epah acho que sim que é muito comum será defeito ? caso seja a cabeça o que há a fazer ???

Caso seja a cabeça,, tirar fora, logo implica, junta nova, pernos novos, facejar a cabeça, por a pressão, distribuição se estiver perto da altura de ser trocada, mais uma data de coisas de menor valor que é sempre gastos,, pode ser aparecer alguma coisa que tambem se veja que é necessário, e já que a cabeça está fora faz-se...
 
Um amigo meu tem uma oficina e na segunda feira vai por o circuito sob pressão para chegar-mos a uma conclusão. Vou testar todas as alternativas e só em ultimo caso é que vou tirar a cabeça fora, até la é ver tubos, vaso novo, termoestacto novo, e verificar a bomba de água. A mistura de G12 está correcta, inicialmente pensei que fosse má diluição, mas fiz a diluição correcta e o problema continua. Segunda ou terça já dou noticias..

Obrigado pessoal!
 
tambem anco com o mesmo sintona mas o meu e num 6k mas amanha ja vou ver os tubos se n for dos tubos e da junta a ver vamos amanha...
 
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