Boas malta, cá em casa também mora um FOCUS 1.6TDCI , tem 103k km e acabou de fazer a revisão aos 100k km, e até agora tudo bem, sem nenhum problema. Porém, à uns tempos atrás, ia-mos na AE e decidi puxa-la um pouco (Já quente) acima dos 150. Assim que passei as 3000rpm em 5ª, ela começou com um soluçar muito brando que dps foi agravando juntamente com uma perda de potência. O soluçar era como se tivesse com aceleração inconstante.
Não acendeu nenhuma luz do painel. Entretanto, encostei e desliguei o carro para ver se seria algo fora do sitio dentro do compartimento do motor, e nada. Voltei a liga-la e o sintoma passou.
Passou... até à semana seguinte, onde novamente em AE iniciou o mesmo quadro... já depois na nacional, sempre que a puxava acima das 2000rpm em qualquer mudança, "soluçava".
Entretanto, já mudei filtro de ar, aditivo de Gasoleo para limpeza de injectores e nada ainda resolveu. O problema é intermitente e só se manifesta em AE quando o motor está em carga (habitualmente acima dos 120).
Hoje fui desmontar a MAF para a limpar e constatei que havia oleo na conduta de admissão de ar, inclusive havia vestígio na caixa do filtro de ar. Não formava poça, mas estava bem gorduroso. Resumindo e concluindo, muito provavelmente, os sintomas eram mesmo da MAF estar a ler mal devido à sujidade, porém talvez tenha ganho um segundo problema... Será que o turbo está a dar o berro?? Ou será de o nivel do oleo estar um pouco acima do máximo??
Alguém ajuda??
Não acendeu nenhuma luz do painel. Entretanto, encostei e desliguei o carro para ver se seria algo fora do sitio dentro do compartimento do motor, e nada. Voltei a liga-la e o sintoma passou.
Passou... até à semana seguinte, onde novamente em AE iniciou o mesmo quadro... já depois na nacional, sempre que a puxava acima das 2000rpm em qualquer mudança, "soluçava".
Entretanto, já mudei filtro de ar, aditivo de Gasoleo para limpeza de injectores e nada ainda resolveu. O problema é intermitente e só se manifesta em AE quando o motor está em carga (habitualmente acima dos 120).
Hoje fui desmontar a MAF para a limpar e constatei que havia oleo na conduta de admissão de ar, inclusive havia vestígio na caixa do filtro de ar. Não formava poça, mas estava bem gorduroso. Resumindo e concluindo, muito provavelmente, os sintomas eram mesmo da MAF estar a ler mal devido à sujidade, porém talvez tenha ganho um segundo problema... Será que o turbo está a dar o berro?? Ou será de o nivel do oleo estar um pouco acima do máximo??
Alguém ajuda??