Perda de rendimento

Boas.

Tenho um ibiza sport 130cv com 86000km e aqui á uns tempos começou a ter o seguinte problema.
Quando fazia uma ultrapassagem ou puxava um bocado a partir das 2500rpm +/- o ponteiro das rotações subia rapidamente até quase ás 3000 mas o carro pouco mais andava, não desenvolvia e nessa altura deitava bastante fumo e depois baixava pras 2500rpm ganhando força novamente.
Era como se desengatasse e voltava a engatar.

Passado um tempo (+/- 2 semanas) deixou de fazer isto e ta normal outra vez.
Não sei se foi do gasoleo que meti, so acho estranho deixar de ter esse problema sem lhe ter feito nada a não ser encher o deposito novamente.

Alguém me pode ajudar a desvendar o que se passou?

Cumps
 
Isso é a embraiagem a patinar.... provavelmente és daquelas pessoas que puxa muito em baixas, e tás a sofrer o desgaste.

Tens o carro de origem ? É que isso acontecia-me, quando por exemplo puxava uma quarta, e estava no ponto de maior binário ( ~2300-2400 ). Depende bastante da temperatura exterior ;)

Cumpts
 
O carro está stock.

Normalmente ando sempre a baixas rotações, em cidade raramente passo das 2000rpm mas quando é para ultrapassar ou quando necessário puxo a partir das 2000rpm.

Mas de repente voltou ao normal e isso eu acho estranho.
Penso que se fosse embraiagem, a partir do momento que patina nunca mais volta ao normal enquanto não levar uma nova.
Vou ver nos proximos tempos, mas ja à 2 semanas que esta normal.
 
Desculpem lá a insistencia, mas se fosse problema da embreagem não devia ser um problema continuo?
É que assim de um momento pro outro deixou de patinar.

cumps
 
Não tem sempre que patinar. Depende bastante de alguns factores externos á condução. Climatéricos principalmente.

Experimenta ir daqui pó algarve, sempre a 120-140, e depois faz uma ultrapassagem em 4ª por exemplo. Não faças em 3ª, porque esta passa com facilidade o regime de binário maximo.

Cumpts
 
Back
Top