igorbrassantos o interesse é andar com regime de trabalho próximos, para não haver muitas diferencias de temperatura interna no motor.
Abrç
Então essa bolacha têm de ter outro circuito para deixar o oleo passar directo ao filtro, senão só vai oleo ao filtro depois do 75º quando a bolcaha abre, porque ao intercalares a bolacha no circuito que vai fazer retorno pelo filtro caso dos vp e pela tampinha que tem debaixo do permutador no caso dos pd's, ao colocares a bolacha como referes fechas o circuito de passagem :ideia:.
Cumps
Abrç
o tipo de bolacha k falo n deixa passar nenhum oleo pelo circuito do radiador até X temperatura, só depois deixa passar.. Enquanto isso, ao contrario do sistema k tnx no teu carro, o oleo circula normalmente como se não existisse o radiador.. Pelo k percebi no sistema k usas tem de passar, para o bom funcionamento do ciruito do oleo e do motor.. Sinceramente desconhecia k o sistema da mocal era assim! Dessa forma funciona quase como um sistema sem termoestato, assim sendo tens toda a razao em ter o permutador, caso contrario o oleo demoraria imenso tempo a aquecer..
Só por curiosidade, em andamento normal, kd a água chega aos 90º a que temperatura tens o oleo?
Abraço
Então essa bolacha têm de ter outro circuito para deixar o oleo passar directo ao filtro, senão só vai oleo ao filtro depois do 75º quando a bolcaha abre, porque ao intercalares a bolacha no circuito que vai fazer retorno pelo filtro caso dos vp e pela tampinha que tem debaixo do permutador no caso dos pd's, ao colocares a bolacha como referes fechas o circuito de passagem :ideia:.
Cumps