Bem, já que estou para mudar os meus aqui deixo o feedback (peço desculpa se sair testamento):
PIRELLI P7- medida 215/40/R17/87V (2009 Ibiza SC)
Em geral, excelentes, desempenho excelente em qualquer condução climatérica incluindo várias vezes chamados ao serviço sobre neve, mesmo alta velocidade (faço cerca de 300 kms de AE semanais) e carregados (dou boleias ao pessoal para minha faculdade pelo que é bem carregado de tralha) e duraram acho que bastante: o primeiro par a ser trocado (o frontal de origem) fez exatamente 50200kms (fez-los quando estava a metê-lo na oficina
), o segundo que vai ser trocado para a semana (traseiro de original e que foi mudado para a dianteira) já vai nos 61mil e o terceiro par também tem sido excelente (este último adquirido ja depois da produção acabar mas o vendedor ainda tinha em stock).
Em detalhe:
- Comportamento em seco
Muito bom, sobretudo em curva, agarram bem, já abusei ao ponto apanhar uns sustos e a traseira sempre no sitio
- Comportamento em chuva
Também muito bom, um pouco mais molengoes a acelerar mas a curvar nem ha diferença para seco e travagem excelente, única diferença é a habitual a que piso molhado obriga
- Comportamento em curva
Agarram mt bem, de surpreender sobretudo a estabilidade traseira mesmo carro carregado e sem notar diferença de seco para molhado
- Comportamento em travagem (tanto seco como molhado)
Execelente, ja fui chamado a algumas bem bruscas e portaram-se bem, em molhado um pouco mais "lentos" mas creio que é a diferença normal (pelos menos todos outros pneus em piso molhado a tinham e diria que estes ate sao os que melhor se portam)
- Comportamento a quente
O defeito, chegam a colar demais, entao para arrancar nota-se o carro mais pastelão mas depois continua mto bom
- Comportamento a frio
Excelente, talvez até melhor do que a quente, arranca-se e parece que está no ponto
- Rigidez estrutural do pneu
Outro defeito mas pode ser também culpa da suspensão, muito bom em piso regular, mas numa lomba ou piso de terra ou irregular, fica saltitão (e quando maior a pressão usada pior)
- Rigidez lateral do pneu
Creio que boa, embora lado de fora tenha mais desgaste face ao interior e creio que "sensível" pois a unica vez bati com roda numa pedra, foi leve mas ficou logo rasgado na lateral, acabou ser so proteçao da jante mas acho face ao caso nem havia motivo ter rasgado pelo que fiquei pé atras quanto à qualidade do material usado nesse ponto
- Utilização
Diária
- Temperatura
Entre -2 e 20ºC (serra da estrela, what else?), normalmente ficando o carro na rua e não notei envelhecimento agravado devido a factores climatéricos
- Gasto do pneu (laterais e piso)
Piso ficou lisinho, sempre uniforme (penso que o facto ser piucuinhas com distribuição peso e verificação da pressao ajudou) mas a lateral exterior desgasta-se mais que a interior
- Pressão utilizada
90% do tempo, 2.5 bar. SIm, a máxima mas como ando sempre caso cheio tem de ser
- Medida utilizada
215/40/17 (a montar um ibiza sc 6j de 2009)
Já agora deixo feedback por alto de outras marcas: Bridgestone (R16-vw golf) muito bom desempenho(entendo porque na formula 1 se tem saudades deles), também fizeram boa kilometragem mas não tanta como os pirelli (e em condições de uso semelhantes, Michelin (r16-vw)golf e audi a4)- menor desempenho que os bridgestone embora empate a nivel de kilometragem, Dunlop (r16-audi a4)- bom desempenho mas mt menor que bridgstone e tambem furos abaixo dos michelin, achei que nao comprometiam quando se puxava pela maquina mas ficava a desejar, nunca usei bridgestone aqui mas sempre senti o golf com melhor conduçao e face as diferenças de maquina, tal so se justificava pelos pneus serem diferentes (tambem comparativamente a michelin no mesmo audi, ficava abaixo), peloq que podendo ter uma das outras três marcas, nao recomendo esta; Continental (r17-bmw 320d)- muito bom desempenho, o carro rola bem no arranque, a curvar sentem-se bem eles a agarrarem-se ao chão e entao a travar é uma maravilha! Mas face aos defeitos: nivel de conforto, zero, durissimos (qualquer seja a configuraçao da suspensao) e desgaste absurdo (chegam aos 20mil os de tras, os da frente ainda dao até aos 25mil mas ja é serem bem puxados!embora façam muita AE, o carro anda devagar, sem carga e em bons pisos,acho alta velocidade nao é factor que esteja a justificar tamanho desgaste rápido), a somar aos preços, acho má escolha face à mais equilibrada relação qualidade-preço e comparativo de desempenho da concorrência (apenas compramos o 3º par porque o meu pai gosta manter tudo como veio de fábrica e deu-se nova oportunidade mas já se está arrepender).
Face ao facto de não haver P7 mais em fabrico, aguardo que o fornecer confirme se ainda tem em stock, senão terei ir para outra marca e estou a pensar nos michelin (depois de pesquisar e ver todas as opiniões aqui), ou a querer pirelli, teriam ter indice velocidade diferente, ora prefiro manter as caraterísticas todas iguais.
Alguém sabe se a nível legal o índice de velocidade pode ser diferente entre eixos? Há diferenças de condução ao usar índices diferentes entre os eixos? Justifica-se meter pneus índice superior?