Pressão turbo sempre a oscilar e picos altos

Boa noite.

Sabem o que pode causar picos altos de pressão de turbo? E que faça também com que não se consiga uma pressão constante de turbo.
Um 1756vk convertido para trabalhar a vácuo. Faz picos de 2.3/2.4 às 2500, quebra para cerca de 1.5, volta a subir até aos 2.1/2.2 às 3000 e quebra depois para 1.5 novamente. Entre as 3 e as 4000 em vez de.manter pressão constante anda sempre a oscilar entre 1.6/1.7 e 1.4. Alterando/ajustando a geometria através da haste da wastegate os sintomas são sempre os mesmos. Só altera mesmo os valores maiores ou menores de pressão mas os picos e a instabilidade de pressão verificam-se sempre. O carro tem gestão electrónica embora se note.que com bastante débito por causa do fumo exagerado em todas as rotações. Tem n75 mudada há 4 meses. O turbo foi reconstruído e calibrado e colocado como novo no carro há pouco tempo. Mas desde que foi colocado que não se consegue afinar em condições verificando-se sempre os mesmos sintomas.
Alguém sabe ou tem ideia do que.possa ser?
Algo mecânico?
Ajuste insuficiente da electrónica?

Abraços.
 
Pois. Não sei mesmo o que possa ser. Se for só a electrónica ainda não bem ajustada é mais tranquilo.
Tem-se medo é que seja algo mecânico ou afinação mecânica que não esteja a ser feita e que não permite um bom acerto da electrónica.
 
Se dizes que o turbo foi colocado como novo não deve ser problema no turbo,mas contudo pode ter a geometria marada também

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
 
Eu não percebo nada disto, mas se a electrónica pede 1.5 ou 2.0 tem que fazer ou 1.5 ou 2.0, não 1.4 / 1.7 / 2.3, etc. Eu aponto para problema no turbo ou uma fuga qualquer
 
Obrigado pelas respostas.
Ao início quando foi feito o ficheiro por mais que se pedisse para fazer pressão esta não passava dos 0.5 constantes.
Foi ajustada depois no mecânico a geometria do turbo para fazer mais pressão e conseguiram-se os resultados que falei que eram os que em pressão constante se equivaliam mais aos pedidos pela electrónica.
Mas está sempre com picos altos e pressão inconstante. E picos bastante altos.
 
Alexandre a minha opinião no teu caso era pegar e meter o file original do carro e aí sim afinar a wastegate certinha mecanicamente até fazer a pressão pedida pelo ficheiro original e aí não pode falhar nem haver picos, tipo faz por exp. 1.5bar e não há cá oscilações e aí também já vês se o problema é a repro ou não. Só depois disso estar afinado mecanicamente a que partimos para afinação da electronica.
 
Pois Rubén. É esse o pensamento que tenho tido. É que realmente há necessidade de acertos mecânicos antes do ficheiro definitivo.
Na eletrónica não se consegue de maneira nenhuma controlar a geometria do turbo nem fazer com que a pressão que se pede seja a mesma que na realidade é feita. Agora a questão que parece que se está a prender é: como afinar bem mecanicamente a geometria do turbo?
 
Dá a ideia que isso é correcção de geometria: Imagina que o ficheiro está a pedir 1.8... Ele faz o pico 2.4 e tenta ajustar a geometria para 1.8, só que faz um ajuste menor do que o que devia e o mesmo se deve de passar ao tentar corrigir para um ajuste maior.

O melhor é mesmo file original e verificar se faz o mesmo. Se fizer o mesmo, afinar a haste para fazer a pressão pedida e eletrónica feita a partir dai.
 
Last edited:
Pois Rubén. É esse o pensamento que tenho tido. É que realmente há necessidade de acertos mecânicos antes do ficheiro definitivo.
Na eletrónica não se consegue de maneira nenhuma controlar a geometria do turbo nem fazer com que a pressão que se pede seja a mesma que na realidade é feita. Agora a questão que parece que se está a prender é: como afinar bem mecanicamente a geometria do turbo?

Eu passei o mesmo que tu tas a passar e a maneira em que resolvi foi meter o file originar e tirei o turbo fora e levei-o a turbocenter e eles afinaram-me a geometria e quando metemos ao sítio estava certinho a fazer 1.5bar o que original pedia.
A partir daí nunca mais tive problemas, é só aço pra cima;)
 
Last edited:
Dá a ideia que isso é correcção de geometria: Imagina que o ficheiro está a pedir 1.8... Ele faz o pico 2.4 e tenta ajustar a geometria para 1.8, só que faz um ajuste menor do que o que devia e o mesmo se deve de passar ao tentar corrigir para um ajuste maior.

O melhor é mesmo file original e verificar se faz o mesmo. Se fizer o mesmo, afinar a haste para fazer a pressão pedida e eletrónica feita a partir dai.


Exatamente ;)
 
Boas,
Amigo, se isso acontesse das tres uma, ou o turbo nao esta bem afinado (aconcelho a mandares para a HPTurbo que me fez um trabalhao top), ou o file nao está bem feito e se calhar a geometria do turbo nao está a ajudar, ou entao tens fuga nas tubagens ou no IC, que foi o meu caso... nao fazia pressão constante e fazia-me picos para mais de 3BAR porque tinha uma fuga no IC.
Isto aconteceu-me a mim pessoalmente, nao foi problema de turbo nem de file, foi mesmo o material que nao aguentou.

espero ter ajudado,
cumps
 
Qual é a válvula amigo? É a wastegate? Abraços.
Sim, penso que será a válvula de controlo da geometria.
images
 
Então mas será que o problema está na wastegate que foi lá aplicada para fazer a conversão?
Será que a mola interior da wastegate não é a mais adequada? A ser teria de se usar mais forte?
A geometria do turbo trabalha bem, não prende, faz o trajeto todo certinho portanto em termos de turbo não haverá qualquer tipo de problema.

N75 experimentei outra, não faz um pico tão grande inicial mas a instabilidade de pressão mantém-se sempre.
Já não sei ao certo que faça mais ou experimente.
 
Então mas será que o problema está na wastegate que foi lá aplicada para fazer a conversão?
Será que a mola interior da wastegate não é a mais adequada? A ser teria de se usar mais forte?
A geometria do turbo trabalha bem, não prende, faz o trajeto todo certinho portanto em termos de turbo não haverá qualquer tipo de problema.

N75 experimentei outra, não faz um pico tão grande inicial mas a instabilidade de pressão mantém-se sempre.
Já não sei ao certo que faça mais ou experimente.

Para mim isso é má conversão da wastegate, a valvula ate pode não ter prisões, mas colocada no angulo errado pode fazer que existam desvios de pressão, depois anda a electronica maluca a tentar controlar sem sucesso.
 
Tive o mesmo problema, exactamente como tu, proveniente de um tubo de vaco roto..o que vai a wastegate!!!
Resolvi a fuga ficou logo bom.. Mesmo que fisicamente não esteja afinado a geometria mt difícil faz essas oscilações, pelo menos dessa maneira..
 
Para mim isso é má conversão da wastegate, a valvula ate pode não ter prisões, mas colocada no angulo errado pode fazer que existam desvios de pressão, depois anda a electronica maluca a tentar controlar sem sucesso.

Pois amigo. Cada vez mais me parece ser esse o problema. Está complicado de dar com o stress.

Tive o mesmo problema, exactamente como tu, proveniente de um tubo de vaco roto..o que vai a wastegate!!!
Resolvi a fuga ficou logo bom.. Mesmo que fisicamente não esteja afinado a geometria mt difícil faz essas oscilações, pelo menos dessa maneira..

Sim amigo. Eu já andei a investigar e a tubagem de vácuo parece estar toda bem sem fugas.
Está complicado.

Abraços. Obrigado.
 
Last edited:
Back
Top