Problema com Ibiza 6J 1.9 TDI 105cv

Olá pessoal do ibizaclub estou a escrever este post porque um colega meu tem um Ibiza 6J 1.9TDI de 105CV de julho de 2009 neste momento está com 133mil quilómetros ele tem lhe feito as revisões sempre a tempo, sendo no periodo de garantia feitas na marca e agora tem feito num sitio de confiança, então o que se passou foi que ontem a luz do filtro de partículas (penso que é esse o nome) e então o meu colega decidiu dar uma volta a puxar um pouco pelo carro (pois segundo ele já lhe tinha acontecido mais algumas vezes e ao fazer isso a dita luz apagava).
O que aconteceu é que depois de ir um bocado a puxar em 4ª ele disse que viu uma "bafarela" de fumo e então disse que sentiu o carro como que a acelerar sozinho! então encostou e desligou o de imediato. A seguir tentou meter a trabalhar mas o carro já não pegou, chamou o reboque e o senhor do reboque ainda o meteu a trabalhar, mas estava a fazer um barulho esquisito a uma certa rotação mais elevada... O mecânico que apareceu para rebocar o carro disse que aquele barulho poderia ser um injector,ou então biela..:cry:

Exponho aqui esta situação para ver se já aconteceu com alguém alguma situação parecida e para saber mais ou menos se isto é grave ou nao
 
Eu tenho um 6J 1.9 Tdi, não sou um grande intendido na coisa mas tento ajudar... Os sistomas seria a regeneração da fap penso eu, o carro acelera um pouco sozinho mas nada de especial, notas bem quando ele comeca a fazer com o carro parado que a rotação sobe até as 1200.
A 1º vez que me aconteceu fiquei assustado a nivel de relatim então desliguei o carro, voltava a ligar e estava normal (pensei que fosse da repro algo mal feito) até que me informei e era mesmo a regeneração e que ao desligar não lhe estava a dar saude nenhuma podendo mesmo não voltar a ligar.
N quer dizer que seja mesmo isto mas espero ter ajudado.

Abraço
 
Quando está a fazer a regeneração (se for o caso) nunca se deve desligar o carro.

Vamos esperar que seja só regeneração com alguns gases no FAP acumulados.

Boa sorte.
 
Não te fies no diagnóstico dos gajos do reboque, uma vez um amigo meu partiu o turbo, o homem do reboque chega mete o carro a trabalhar e diz, isto não é nada, isto é uma fuga de escape se o carro fosse meu nem chamava reboque. ehhe

Em relação ao que relatas o que me chama mais a atenção é a luz acender, isto porque normalmente na regeneração a luz do FAP não acende, e se ele diz que já tinha feito mais vezes e com o puxo passava temo que ele tenha andado durante algum tempo a estragar e se o filtro estava mesmo com alguma anomalia grave estrangulando a saída dos gases de escape o prognóstico pode vir a ser grave mas sinceramente à distância é complicado. Quando o carro pegou não saiam fumos estranhos pelo escape? Com a vareta fora não cospe nada?
 
A um colega meu tb aconteceu algo parecido.

O carro dele não acelerava sozinho mas houve uma altura que tentou coloca-lo a trabalhar e o carro tava morto. Foram a ver e era o filtro de particulas que tinha ido.

Se a luz acende e não apaga mais pode mto bem ter sido isso. Quer dizer que já não está a fazer as regenerações como devia ou até mesmo já nem faz.
Se for isso o meu colega "pagou" 700€ por um. Tinha 100mil Km o dele.
 
tb tenho um 6J 1.9PD, ate hj so lhe conheço uma regeneraçao o eu carro tem 40.500kms, e qunado fez a regeneraçao as rotaçoes ficaram as 1000rpm, notava-se uma aceleraçao ligeira, mas luz nao vi nenhuma
quando as luzes de FAP acensem significam k a fAP ja ta muito xeia de lixo e tme k ser trocada, alias se noa me engano as FAP dos 1.9 sao mudadas aos 120 mil kms, o do teu amigo ja tem 133mil... mas pode noa tar muito relacionado

eu pra mim isso foi a fap k foi á vida, e esperemos k seja memso so a fap, se asism for ele k a sake fora de vez e nunca mais a ponha pois so tá ai pra atrapalhar.

sobre as bielas, ja houve esses zumzuns dos motores 1.9 105 darem esses stresses mas tb poucos casos vi, e no k vi o pessol a dizer k er aum problema pouco habitual de aparecer.
 
O problema ao que parece era mesmo os o Rings dos Injetores, parece que o mecânico tirou 12 litros de óleo ... Ou seja estava la gasolio dentro
 
Foi isso que me disseram. ORings dos injectores

fonix k cena
esse carro é o memos motor do meu e do memso ano, so muda mes e kms de cada um
o prejuizo de arranjo nao deve ser barato.
axo essa avaria muiot precoce pro carro k é e tmepo k o carro tem, ele k tente por isso pra Seat Portugal, essas peças nao deviam ter um desgante ja assim tao acentuado
 
Pois... Eu que pensava que estes carros eram de "guerra" ja começo a achar o contrario :S

Prefiro os Isuzu pelo que estou a ver
 
Pois... Eu que pensava que estes carros eram de "guerra" ja começo a achar o contrario :S

Prefiro os Isuzu pelo que estou a ver
é o primeiro caso como este k tomo conhecimento, isto é muito relativo a nivel de motores muitos podem ser de guerra mas pode haver sempre uma remessa com um defeito, ninguem tá livre, mas eu apresentava o caso á Seat Portugal
Andava com a luz do motor ligada...

sempre acesa? constantemente?
isso ja era a avisar k algo nao tava bem
 
Se for só os o-rings seria reparação barata mas se queres que te seja sincero duvido, se fosse o-rings o gasóleo seria expelido e não misturado com o gasóleo penso eu, prepara-te para algo pior.
 
Back
Top