Há pessoal que compra carro Diesel com FAP/DPF para ir comprar o pão, beber café e comprar tabaco, depois admiram-se!!!
Vejo tanta gente a andar em carros a gasóleo com FAP/DPF e a fazer menos de 10 mil kms por ano que mete medo. Um conhecido meu com um Focus TDCi 110cv que o carro nem aquece aquilo já era um festival de luzes no quadrante, óleo misturado, carro com trabalhar irregular e fala-se dum carro quase novo (2009)...
Percursos curtos = Comprem motor a gasolina. A diferença de preços é de uns 15 cêntimos por litro, o carro gasta mais um bocadinho, mas é um descanso. Estes novos motores a gasolina nem gastam assim tanto. Eu tenho um PSA 1.6 16v pra cidade e gasta que nem um desalmado, mas tem 150kkms feitos quase exclusivamente em cidade e é um relógio suiço. Andei com um Clio III 1.2 16v 75cv (é um charuto) durante uns dias, e nos percursos citadinos onde o meu manco gasta 5.8 - 6.2, aquele gastou-me 6.8 - 7... Em estrada cheguei a fazer médias de 5 e pouco.
Ontem andei com um Ibiza Cupra 1.4 TSI 180cv 2013 (dos novos, carro espanhol) e andei sempre a abrasar naquela m€rd@ e fiz médias de 12, mas andamento muito agressivo. Meti o carro em estrada a 90-100 em 7ª e ia-me a gastar menos de 6...
Sentem-se à secretária com a calculadora e façam as contas antes de comprar carro...
Eu tenho carro Diesel pq estudo/trabalho em Lx/Margem Sul e passo a vida a vir ao Alentejo tar com a familia e amigos e espeto quase 30 mil kms por ano no carro, porque se não de certeza que morava um carro turbinado de baixa cilindrada a gota na minha garagem.