e em ultimo caso trocar o alternador:respect:
Mas pq queres trocar o alternador
?
Porque motivo os quadrantes – rádios – equipamentos de mãos livres – se passam com a instalação de Kits Xénon OEM.
Olá Amigos,
Por diversas vezes tenho encontrado esta questão espalhada pelos fóruns colocada por users que desesperam após terem efectuado as alterações necessárias e que são confrontados com quadrantes “malucos” ou rádios que perdem as memórias.
OK, então vamos à teoria, uma lâmpada de xénon é uma lâmpada designada por “lâmpada de descarga” que tem no seu interior um gás inerte. Este gás tem dois eléctrodos que iram produzir um “arco” de electricidade entre os seus “pólos”.
Este arco produz a luminosidade e conforme a constituição do gás e eléctrodos produz uma temperatura de cor que pode ir dos 4200ºK até valores mais elevados.
A mais valia deste tipo de lâmpada é a capacidade de produzir mais luz COM UM MENOR CONSUMO, eu vou escrever de novo: UM MENOR CONSUMO.
Aliada à restituição cromática a lâmpadas de xénon proporcionam uma condução mais agradável e com um maior detalhe na zona de iluminação
Infelizmente a forma de as “acender” não é assim tão fácil, se “ignitarmos (processo para causar o arco voltaico inicial” uma lâmpada de xénon ligada directamente aos 12 Volts ela vai estourar, a descarga aliada à corrente que passa entre os eléctrodos será tão elevada que destrói a lâmpada, por outro lado necessitamos mais do que 12V para que a lâmpada funcione em condições.
Para evitar essa situação incontrolável recorremos ao uso de balastros electrónicos que são responsáveis pela ignição e fornecimento de energia eléctrica à lâmpada para que esta funcione correctamente.
Estes dispositivos “elevam” várias vezes os 12 volts recorrendo a “osciladores” que funcionam a elevadas frequências.
E é aqui que começa o problema…. Esta frequência pode causar interferências em dispositivos electrónicos adicionais e que não estejam devidamente protegidos, por outro lado o funcionamento da lâmpada também produz espúrias que interferem nos equipamentos mais sensíveis.
Como evitar esta situação?
- Efectuar uma ligação ao negativo com um cabo de secção generosa e num ponto de eficaz contacto.
- Em caso de duvida conectem o negativo directamente à bateria.
- Liguem a caixa dos balastros ao chassi num ponto de bom contacto, ou ao negativo da bateria.
- Coloquem os balastros noutra posição e passem os cabos por caminhos únicos, sem paralelismo com cablagens já existentes.
- Verifiquem as ligações das fichas e da lâmpada, apertem os contactos ou coloquem um pouco de BALA ( eu disse um pouco…..)
- Façam um loop com uma ferrite em forma de O, os dois fios entram, dão uma ou duas voltas e seguem em frente, este loop tenta evitar que as espúrias continuem a viajar pelos cabos eléctricos, podem fazer o mesmo nos rádios em ambos os cabos de alimentação, memorias e mínimos.
Tudo roda em termos de frequência, e esta pode estar a entrar por um qualquer caminho (cabo), o difícil é perceber onde.
Boa sorte.