kareca : tens razão, mas tal como disse o
TSILVA não se vai chegar sequer a mexer em valores se colocarmos a junta cega, é apenas anular o efeito da função da EGR fisicamente, e não pela centralina, por isso não há problemas de electrónica
ela fica a funcionar como normal, mas a realimentação dos gases é k fica impedida de entrar na admissão
até porque nem convém alterar valores do tempo de fecho da valvula senão depois indo a uma IPO temos emissões a mais...
TSILVA : já vi k o acesso à junta na saída da EGR é fácil, seguindo o tubo vai dar abaixo do corpo da borboleta, k já não é lá muito fácil de ver, quanto mais mexer
nada k não se faça, obvio, e basta uma junta apenas, na saída da EGR, problema é se o tubo não dá margem pra colocar ali a junta, já k é rígido e tem a dimensão exacta, o k pode dificultar.
pelos vistos nos gasolineiros aqui ninguém ainda fez isto, alguém terá k ser pioneiro
mas é um assunto k interessa a todos, não esquecer k a EGR é causadora da sujidade prematura no corpo de admissão junto à borboleta, causa perda de rendimento por isso também, dá os tais erros e o acender da luz do motor, podemos ter solução para prevenir k aconteça, não resolve todos os males, mas só tem vantagens para nós :whistle: