Boas,
Um pneu e a sua escolha é muito relativa ao tipo de carro que temos, tipo de condução e do que necessitamos de um pneu.
Uns procuram economia, outros aderencia, etc...
Vejo muitos users falar de pneus e a dar as suas opiniões, mas nunca ouvi um user a dizer que testou os pneus em pista com veiculos sempre em carga, com travagens nos limites, umas atrás das outras, com veiculos mais leves e outros mais pesados, a dobrar pneus, a subir bermas, durante várias horas colocando o pneu em esforço durante horas........
Ter pneus com elevada aderencia e em provas de arranque chegar a partir caixas de velocidades, são testes que temos feito de forma a atribuir a nossa avaliação a pneus.
Não é à toa que as marcas usam a Formula 1 e outras competições para testarem material, pois este tipo de testes permite avaliar materiais e ajudar na evolução de tecnologias.
Existem pneus que são razoáveis mas quando começamos a puxar por eles ao extremo, começam a sair em lasquinhas, o que não é bom outros derretem devido ao esforço mas com um desgaste controlado, etc....
No passado dia 5 de Setembro tivemos um carro no Trackday em que tinhamos na frente o nosso pneu e na trazeira outra marca de pneu, sabiamos que ambos os pneus estavam à mesma temperatura (temperatura ligeiramente acima dos 36ºC), colocamos o carro em pista e na 4 curva entramos mais depressa colocando os pneus em esforço e a verdade é que a trazeira fugiu, tendo feito Drift com um veiculo de tracção dianteira, na segunda volta, voltamos a fazer a mesma curva à mesma velocidade e o pneu trazeiro já não fugiu. A conclusão que se tira é que a marca que equipava a traseira é um pneu que agarra satisfatóriamente, mas precisa de mais tempo que os da frente para aquecer de forma a ter um comportamento satisfatório.
Se estivessemos a aconselhar um cliente entre as duas marcas, iriamos recomendar os da frente (independentemente do preço), pois sabemos que uma pessoa que utilize o carro normalmente, se circula-se e não chega-se a aquecer o pneu os da frente numa situação mais exigente, teriam um comportamento mais seguro......
Na DNY procuramos sempre pneus com elevada performance, pois gostamos de andar depressa e a segurança é uma palavra de ordem, o desgaste do pneu para nós fica em segundo plano... primeiro a vida do condutor!!!!...
Infelizmente maior parte dos vendedores de pneus, tentam empurrar a marca que lhe dá maiores descontos, dando mais rendimento e não pelo que as coisas possam valer......
Não se esqueçam que podem ter o melhor carro do mundo e a melhor suspensão....... mas o pneu é o que tem contacto entre a estrada e o veiculo...... Uma falha, pode custar a vida de uma pessoa!!!!
Um abraço,
DNY TEAM