Se eu experimentar o óleo 5w40 e gastar oléo posso mudar a qualquer altura para 10w40 que não tem mal pois não? O 5w40 é melhor que o 10w40 em quê?? em que características? abraço
Menos viscosidade,logo melhor lubrificação.
Se tiveres oportunidade,pega num bocado de oleo 5w40, coloca numa garrafa e vira de um lado para o outro e ves como ele "escorre",pega num 10w40 faz o mesmo e notas logo a diferença.
Sim,se quiseres,depois de usares 5w40,podes voltar a meter na proxima muda 10w40,sem problema nenhum,so mudar o filtro de oleo claro.
O meu carro andou sempre com 10w40,quando o comprei já perto dos 200 mil,coloquei-lhe 5w40.
Bebe um bocadinho de oleo,mas nada de mais,e como dá outra saude ao motor nao me importo,nao e por gastar mais 10 euros por ano no oleo,face ao 10w40 que fico mais pobre.
E em carros que de vez em quando andam a puxar,mais sentido faz um 5w40.
No entanto um bom 10w40 desde que tenha a norma para o teu motor,nao te vai estragar nada tambem.
Alem disso se for um oleo 100% sintetico,só dá saude aos segmentos etc etc.
Alguns carros ficam a beber oleo,porque como usaram oleos mais expessos,o 5w40 é um oleo mais limpo,vai limpar a "sujidade",deixada por os oleos que o motor andou e ao limpar vao ficar as folgas.