Que óleo utilizar neste caso

Bem pessoal, o caso é o seguinte. Tenho um golf III com o motor 1.9 td (AAZ) exactamente igual ao dos ibizas 1.9 td. Mudei de turbo ( agora tem um de geometria variável )e anda com óleo 10w40 mas gasta que é uma loucura. Vê-se fuma azul a sair pelo escape, portanto é mesmo óleo, além de que na vareta é vê-lo desaparecer.
Posto isto pergunto aos caros amigos e entendidos na matéria, qual o melhor óleo (de preferência sintético) para este tipo de situação?
Agradeço a vossa ajuda.
 
Eu sei que este consumo de óleo se deve em grande parte ao desgaste e que deverei utilizar um mais grosso tipo 15w40. A minha dúvida é se um óleo 15w40 (mineral) não vai danificar este turbo visto ser de geometria variável e logo mais sensível.
Ando mais inclinado para um 15w50 sintético. O que dizem?
 
Last edited:
não tens passagem de óleo pelo turbo???

Podes meter um 15w40 ou mesmo 20w40, mas para além de não serem tão bons, não são uma solução, são um remendo...
 
não tens passagem de óleo pelo turbo???

Podes meter um 15w40 ou mesmo 20w40, mas para além de não serem tão bons, não são uma solução, são um remendo...

Boas Black-Demon! Pelo turbo acredito que não, tanto que este turbo tem 2000 kms no carro e apesar de já não ser novo foi verificado tendo me sido dito que estava impecável. Acredito mais que seja pelo respiro do motor porque apesar de ter ccv bypass ainda ontem fui andar um bocado "como a gente gosta" lol e o gajo mamou óleo a sério. Incrível foi ver a fumaça azulada que ele fez quando estava na garagem a trabalhar enquanto as ventuínhas não desligavam. Quando desliguei o carro tirei esse tubo e de facto mesmo com ccv bypass no tubo que volta para a admissão notava-se bem a presença de óleo. Por isso é que eu digo que o problema deve estar quando o óleo adquire altas temperaturas (em andamento mais animado ;)) porque fora disso para o motor que é tem um consumo mais ou menos normal. Não se esqueçam de que é um Td (AAZ) de injecção indirecta e em que as folgas entre camisas e segmentos mesmo de origem nada têm a ver com os actuais pd 130. Isto ainda é mesmo velha guarda lol
Estando ele a usar um 10w40, ando mais inclinado a utilizar um 10w50 100% sintético por causa do turbo, para ver se atenua um pouco isto (embora tenha consciência de que com andamentos "animados" não há óleo que resista). Na pior das hipóteses um 15w50 também 100% sintético. Acham que posso vir a dar cabo do turbo com algum destes óleos? Que marcas é que recomendam? Abraços
 
Back
Top