Radiador de oleo na linha de lubrificaçao

Boas, aqui alguem tem radiador de oleo na linha de lubrificação do turbo? Algum problema em montar assim o radiador? Vi uns casos de malta que tinha assim e pela logica parece ser mais eficaz ja que o oleo arrefecido so se vai misturar com o quente depois de passar pelo turbo e entrar no carter ou nao? A utilizaçao da bolacha nao vai misturar apenas os oleos quentes e arrefecidos logo de seguida? Opinoes!?
 
A ideia é tentar baixar um pouco a temperatura do bloco do motor... se tens um oleo que está a 110º se lhe meteres um oleo que passou pelo radiador e esse oleo tenha ficado nos 60º quando se misturar com o oleo de 110º esse oleo tem tendencia em baixar um pouco.
 
A ideia é tentar baixar um pouco a temperatura do bloco do motor... se tens um oleo que está a 110º se lhe meteres um oleo que passou pelo radiador e esse oleo tenha ficado nos 60º quando se misturar com o oleo de 110º esse oleo tem tendencia em baixar um pouco.

Amigo torronteras o conceito eu percebi, mas so o acho um pouco "deficiente" já que nao controlas essa mistura emquanto que se fosse possivel numa linha de oleo saberias que o radiador estava a trabalhar a (100%) e que no seguimento do mesmo apenas existia o oleo arrefecido correcto? A bolacha confunde me um pouco as ideias pela questao de misturar os oleos quente e frio, e dá a ideia que por vezes esse mesmo oleo do radiador possa vir a ficar estagnado. ou seja se assim com a bolacha a entrada de oleo quente e a saida do oleo arrefecido vai para o mesmo espaço (bolacha) pode dar-se o caso de o suposto oleo arrefecido voltar a entrar para o radiador outra vez nao é? e no seguimento do mesmo nao ir uma boa percentagem de oleo supostamente mais fresco. Ao verificar temp de oleo com esta mod em alguns casos fiquei desapontado com tao pouca diferença de temp antes e depois de montar. daí todas as minha duvidas.
 
Sem termostato nao presta, o oleo tal como o gasoleo nem demasiado frio nem demasiado quente, com o carro a frio e com bolacha sem termostato o carro nem aquece o oleo, convem sempre ter temrostato !
 
O óleo convém ser arrefecido logo antes de ser mandado para as peças para as lubrificar e arrefecer, quanto ás tuas perguntas o termostato serve para manter o óleo a uma temperatura +- constante (enquanto o óleo está numa temperatura baixa, o termostato não deixa óleo passar pelo radiador tornando possível uma subida de temperatura mais rápida, quando chega a uma temperatura já alta, se não estou em erro 90º, o termostato abre e permite que o óleo vá arrefecendo) porque tal como dito em cima tem uma temperatura ideal de funcionamento...
Se meteres um radiador sem termostato em condução normal duvido que o óleo chegue sequer á sua temperatura ideal nestes dias frios....
 
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pelos comentários, a ideia com que fico é que o santos13 nunca viu uma bolacha ao vivo e não sabe ao certo como funciona.
o oleo "quente" e "frio" não se misturam nunca (numa bolacha sem tremostato).
misturam-se sim, numa bolacha com termostato mas só até uma certa temperatura (em que o termostato fecha o circuito) e a partir desse momento funciona como uma bolacha sem termostato.
 
Entao malta a questao do termostato é basicamente estabilizar temperaturas, e so a partir daquele "x" de temperatura abrir para arrefecer? entao se colocarmos por exemplo uma bolacha sem termostacto mas mantivermos o permutador o efeito vai ser semelhante nao? ja que vaia ajudar o oleo a chegar mais rapido ha temperatura ideal e depois vai ajudar a estabilizar a mesmo ou estou a fazer confusao?
 
Boas. A bolacha serve para manter temperatura de.óleo normal , e.constante para boa purificação. O termoestato nunca fecha totalmente , passa sempre óleo para o radiador ... e o óleo nunca estagna no radiador,circula devido à presssao....
 
O diesel, o óleo e a água de refrigeração, têm uma temperatura óptima de funcionamento.
Não é arrefecer por arrefecer!
Por esse ponto de vista, ninguém usava o termostato no sistema de refrigeração, porque o bloco ia estar mais frio!
 
Mas há mt malta que anda sem termostato e o carro so a puxar é que aquece 90 graus, e mal se deixa de puxar baixa logo o ponteiro, acho aquilo mt estupido pessoalmente mas sao ideias lol ...

Já foi bem explicado em cima, bolacha sem termostato o oleo independentemente da sua temperatura está sempre a passar no radiador .
Bolacha com termostato o oleo faz o seu circuito normal como se n tivesse la o radiador, mas chegando salvo erro aos 90 graus começa a passar pelo radiador e ja entra depois mais fresquinho para onde deve seguir viagem é simples de entender ...
 
Last edited:
A temperatura ideal de funcionamento de um motor de combustão interna é em torno do 85/90ºC.
Ora quando se anda sem termostato do liquido de refrigeração, o motor em andamentos normais, vai andar sempre em torno dos 60/70ºC.
Por exemplo num carro a gasolina com injecção, dificilmente o consegue fazer passar na IPO! A centralina com o motor frio, não faz controlo de malha fechada através da sonda lambda e está tipicamente a injectar mais combustível do que o necessário.
 
Alguem sabe qual:
-pressao oleo no motor em bares?
-o oleo do motor pode elevar a temperatura em velocidades do genero 100/120 em dias de calor?
 
Alguem sabe qual:

-o oleo do motor pode elevar a temperatura em velocidades do genero 100/120 em dias de calor?
não é preciso ser em dias de calor. basta andares a puxar pelo carro, que o oleo chega a essa temperatura.

bolacha sem termostato, não obrigado. (é igual a andar sem termostato na agua).
 
não é preciso ser em dias de calor. basta andares a puxar pelo carro, que o oleo chega a essa temperatura.

bolacha sem termostato, não obrigado. (é igual a andar sem termostato na agua).

Mas bolacha sem termostao qual é o mal? a temperatura minima nao vai estar apoiada pela temperatura do liquido do radiador?!
 
Mas bolacha sem termostao qual é o mal? a temperatura minima nao vai estar apoiada pela temperatura do liquido do radiador?!
Não porque vai estar sempre a ser arrefecido pelo radiador e provavelmente em dias de frio e andar devagar o óleo nem chega á sua temperatura ideal...O liquido do radiador tem termostato para controlar +- a temperatura ideal de funcionamento...
 
Não porque vai estar sempre a ser arrefecido pelo radiador e provavelmente em dias de frio e andar devagar o óleo nem chega á sua temperatura ideal...O liquido do radiador tem termostato para controlar +- a temperatura ideal de funcionamento...

Mas o carro stock ja tem um cooler de oleo aonde passa o circiuito de agua. Eu so acho que vai demorar mais para o aquecer em dias de frio. e com o radiador ao subir a temperatura mais rapidamente vai descer. Ja agora o como é o termostato do oleo? que temperaturas funciona?

Alguem aqui sem termostato e com sonda sabe como anda o oleo normal e a puxar?? um antes e um depois? cumprimentos
 
Se não estou em erro do radiador passa logo para o motor, e por norma quem mete radiador de óleo elimina o permutador.
 
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