reduzir consumos no td

Boas pessoal!
ja andei praí a vasculhar as invençoes do pessoal, e tudo o que eu encontro é pessoal a modificar os consumos mas pra mais!! agora o que eu pretendia saber era as invenções mas pra menos!! eu faço muitos km's por dia e convinha-me gastar o menos possivel, tenho aí umas fotos que tirei da bomba injectora. Quais os parafusos que tenho de apertar ou desapertar e quantas voltas, ou seja, pa fazer o minimo consumo possivel.





Queria tambem por aqui uma questao aos entendidos da materia, se este motor e este turbo correspondem ao td? porque eu comprei o carro ha um mes no stand, e consegui contactar o antigo dono, ao qual ele me diz que o carro era o 1.9d!! mas ele agora tem turbo! de maneira que fiquei um bocado á nora!!! mas fica aí a foto!



agradeço as opinioes e um abraço aí po pessoal dos ibizas
 
Boa máquina!

Boa tarde! De facto, essas fotos não enganam. Esse carro é mesmo um TD, é igual ao meu, agora das duas uma... Ou no stand trocaram o motor ao carro ( se assim foi, melhor ), ou então o antigo dono nem sabia que carro tinha! Há gente assim, despistada!! Quanto a reduzir consumos, sinceramente não sei o que possas fazer, senão levantar mais o pé! Um conselho que te dou é não mexeres muito na bomba injectora, às vezes dá mau resultado! No meu faço cerca de 100 kms. por dia, já conta com 260.000 kms, e o motor tem uma força incrível, sem deitar quase fumo nenhum! Está de origem, apenas uso um filtro de caixa KN, e as revisões são feitas sempre nos prazos e com bom óleo de motor ( BP Visco 7000 Sport ). Atenção à mudança da distribuição e sempre que o fizeres substitui também o carreto e parafuso da cambota, o seguro morreu de velho! Se no entanto quiseres mexer na bomba injectora, por certo aqui alguém do fórum saberá mais sobre o assunto do que eu. Um abraço e bons quilómetros ao volante dessa máquina!
 
boas ventoso!! o meu ibiza ta-me a fazer uma media de 6.5 +/- ...ele tem uns pneus 195/50/15... eu faço sempre mais de 150km's por dia, e se puder consumir menos, melhor! que media faz o teu?

epa, o antigo dono era um gajo novo, acho que ele nao era burro ao ponto de nao saber que o carro era o td, mas nao sei...
 
Oi, de novo! Como podes ver pela minha foto do avatar, o meu Ibiza actualmente também anda com jante 15 (195/50), e quanto a médias, sei que o depósito bem atestado (a tirar o ar pela patilha no bocal do depósito dão cerca de 60 litros, se estiver mesmo na reserva ) dá-me para 760 kms. Escusado será dizer que costumo fazer Torres Vedras / Lisboa todos os dias sempre a puxar por ele, é que eu tenho um pequeno problema para acordar de manhã para ír trabalhar!!! Mas quando estive de férias a última vez (fui para a Serra da Estrela, Gerês, aquelas voltinhas manhosas que um gajo costuma dar ), a andar descontraídamente consegui fazer 800 e tal quilómetros com um depósito. Por isso te digo, se levantarmos o pé... Já tive jante 16 no meu e não notei grande diferença nos consumos! Se quiseres vê no meu projecto, já é antigo mas ainda o encontras. E fotos do teu? Vou procurar nos projectos! Abraço!
 
eu inda sou novo aqui no forum, inda nao tenho projecto nem nada disso! mas eu com um deposito em trajecto misto consegui fazer 750km's com 56lt, tireilhe o ar tambem....mas axo que inda consigo fazer melhor....

tenho que fazer essa cena do projecto....olha..eu tenho u carro ha um mes e ja lhe espetei 3500 km's so pa veres o andamento!!

um abraço
 
outra cena que so agora dei conta, tenho pneus 195/50/15 e no livrete tenho nas anotaçoes especiais 185/60/14....esta porra ta ilegal na ta?
 
Pois, ate aí ja eu tinha percebido!! tava a espera que alguem me desse aí umas dicas mas tou a ver isto muito frakito!!
keres ver que o forum sao so 3 pessoas!?:shock:
 
pa baixar os consumos???tens uma hipostse....alivia a pressão...do pé...
lool...
Agora a serio, podes rectificar os bicos injectores, que podem tar a mijar Gasoleo, e dar uma olhadela na bomba injectora....por ai, consegues afinar isso...pa beber o menos possivel, isto se ele tiver desafinado...Se nao tiver desafinado...Compra umClio DCI](*,)...
 
Boas João,
Primeiro e pelo que li no teu topico inicial, acho que tiveste uma sorte do car****, pq se o stand te vendeu o carro como sendo 1.9D, ficas-te a ganhar...

Quanto aos consumos, podes fazer várias coisas:
- revisão aos bicos - numa oficina de confiança, tiras os bicos e fazes uma limpeza geral a cada um + regulação da pressão de abertura de cada;
- se caso notes a bomba injectora com problemas, acho que deves fazer uma revisão á mesma, com a respectiva calibração e ajuste de pressão;
- turbo, nem deves mexer;
- distribuição, se queres consumos baixos, deves ir a uma oficina e pedir ao mecanico para te adiantar a bomba (o motor fica um pouco a grilar, mas fica mais esperto, mais rápido e gasta um bocado menos) - este ponto é muito importante e funciona mesmo muito;

Depois e essencial, pé leve.......

Só para exemplo, tenho um Td com IC adaptado, pneus 195/50R15 e faço médias 5.5 a 6.0 l/km.

Ventoso, boa dica essa do parafuso e carreto da distribuição..... no meu isso já arrebentou e fiquei pior que estragado......

Abraços.
 
ok! aproveito quando fizer a revisao e mando ver essa porra toda...vamos la ver se ele dura ate la! lol
outra coisa, a maior parte das vezes quando faço marcha atras, e viro o volante quase ate ao maximo, ouve-se um estalo seco, tanto pa direita como para a esquerda...penso que seja da coluna de direcçao, que dizem? ele tambem esta rebaixado..
 
Oi joão. Se estala quando viras a direcção podes tentar duas coisas.Começa pelo mais barato, manda verificar os foles de transmissão para ver se não andas com nenhum roto e não mandas a ponteira de transmissão pra a sucata!'Se fazes mts km e essa cena andar a trabalhar em seco pode gripar.:rolleyes: Depois tens a possibilidade de ter algum sinobloco a precisar de ser trocado e tb pode dar uns estalos quando se vira a direcção em andamento lento...:whistle:
Quanto aos conselhos anteriores em relação á mudança das correias, estou completamnete de acordo,pois tive um ibiza 1.9td que depois de vir do stand com tudo mudado. Estava a trabalhar em relanti á porta da garagem antes de sair de casa e quando dei por mim ouvi um estalo e só vi o motor parado e as correias todas no çhão.:mad: Os Gajos mudaram as correias e reapertaram o mesmo parafuso da polie da cambota:mad: Resultado duas válvulas para a sucata ,tive de rectificar a cambota e mudar a distribuição completa incluindo o parafuso e o carreto da cambota. Como sabem esse parafuso não aguenta o reaperto e precisa de ser sempre substituido junto áo kit de distribuição... Boa sorte com a mákina!, o meu ainda fez 390.000km até ter sido substituido pelo irmão mais novo:D
 
crisgcj, ainda tiveste ai uma boa despesa...ou neste caso o stand é que se responsabilizou nao?
eu quando fizer a revisao vou ter que mudar pelo menos a carreia do alternador que ja nem sulcros praticamente tem, fugiram lol...mas se partir tambem nao é grave.
quanto aos foles julgo que nao seja daí...mas a ver vamos....
 
outra cena que so agora dei conta, tenho pneus 195/50/15 e no livrete tenho nas anotaçoes especiais 185/60/14....esta porra ta ilegal na ta?

boas!!!
quanto aos pneus andas ilegal sim...
convem que tenhas as jantes de origem,mm para ires a inspecçao!
depois ve se isso tem catalizador e se meteres a medida original de pneus ou seja 185.60.14 ja deves notar kk coisa...o resto ja aki foi dito!


abraço!
 
pois, realmente nao sei se ainda tera o catalizador se nao... quanto aos pneus ele passou na inspecçao mas apontaram la, divergencia de pneumaticos, significa que na proxima inspeccao tenho que levar isso legal ne...?
agora a luz da resistencia laranja no quadrante fica a piscar depois de ligar o carro...sera que deram o peido mestre? :butthead:
 
nunca me aconteceu.......

quanto aos pneus...... acho q na há prob...... somente ficas com a anotação...... mais nada.....
 
Para consumir menos, podes adiantar alguns graus no ponto da bomba e reduzir um pouco o débito da bomba injectora. Mas vai martelar um pouco mais o motor. Ja foi dito...
Talvez aumentar um pouco de nada a pressão do turbo compense o que se possa perder com as outras duas alterações. Não sei ao certo.

Médias de 6,5 é um pouco alto mas mesmo assim, dentro do normal para o TD de 75cv. Ele faz fumo ? Ou será que és tu que o puxas ? :)

Utiliza jante 14" . Pode baixar um pouco o consumo também...
 
Back
Top