Reforçar monomassa - Dúvidas

Sei que há n tópicos acerca disto mas eu decidi abrir este pra explicar o meu caso.
Ora portanto a embraiagem da minha TDI 90CV com monomassa, mal fiz a repro a 1 ano e meio, coisa muito soft, queixou-se logo, portanto pe leve.
Tenho andado assim, sem qualquer stress, mas ultimamente tenho ouvido um grilar, fui ao meu mecânico e ele disse que tudo indica ser o rolamento do enconsto.

As minhas dúvidas são as seguintes:

Ao reforçar, e rectificar fica tudo novo?!
Até que ponto posso continuar a andar assim sem danificar o material!?
Um rolamento o encosto é caro!? - Para o caso de deixar andar assim e so mudar o rolamento
Como aconselham a reforçar?! - O meu mecanico falou me logo em bronze.
Preços?! - Já ouvi 250, 300...
Onde aconselham a roforçar?! - Sendo eu da zona de Guimarães/Famalicão, um sitio perto. O meu mecánico reforça as dos carros de rally dele em Famalicão e de alguns clientes e 0 problemas.

Desde já obrigado a todos
 
epah isso depende sempre. o rolamento de enconsta sao prai 50€ n sei ao certo. se meteres embraiagem mete logo isso novo se n podes derreter a nova. a minha esta reforçada em pastilhas de bronze e ate hoje n tive problemas. em frio n gosta muito mas assim que aquece puxa bem a qq rotação. em termos de valores do reforço anda ha volta dessas valores de 250/300€
abraço
 
Ao reforçar, e rectificar fica tudo novo?!

Reforçar ou rectificar são dois processos distintos.
Podes reforçar sem necessidade de rectificar e vice versa...
Rectificado/Reforçado, se fica novo? Não! Fica Rectificado + Reforçado... Será sempre um reforço em "cima" de uma peça rectificada...
Agora depende da peça e do uso a que será exposta.


Até que ponto posso continuar a andar assim sem danificar o material!?

Se tiveres o bimasa ou monomossa nas couves corres o risco de partir a cambota...partindo a cambota...adeus motor...
Nos monomasa corre-se mais esse risco.
Por isso pé leve.


Um rolamento o encosto é caro!? - Para o caso de deixar andar assim e so mudar o rolamento

O rolamento de encosto não sei o preço mas tens de comprar novo... dependendo do "defeito" tem causas e sintomas expecificos

Como aconselham a reforçar?! - O meu mecanico falou me logo em bronze.

Bronze é top!
Mas convém teres o resto do material à altura se não vai existir muita discrepância de atrito entre os materiais.



Preços?! - Já ouvi 250, 300...

Onde aconselham a roforçar?! - Sendo eu da zona de Guimarães/Famalicão, um sitio perto. O meu mecánico reforça as dos carros de rally dele em Famalicão e de alguns clientes e 0 problemas.

boa sorte nisso!
espero ter ajudado:)
 
monomassa nunca tem problemas agora bi massa ai tem acho que trocaste te nas ideias
abraço

não amigo...
monomassa (1massa)
bimassa (2massas)
significa que a transferência de potencia do motor à caixa num monomassa é feita directamente sem qualquer tipo de material intremedio neste caso molas...
:)
Abc
 
entao mas o bimassa e que vai as couves alias tenho no meu motor bi massa e quero trocar por monomassa mesmo por causa disso.
normalmente o que se pode passar se tiver monomassa pode acontecer a a correia de distribuiçao passarsse na cambota mas a soluçao para isso mas de resto tudo aguenta
abraço
 
entao mas o bimassa e que vai as couves alias tenho no meu motor bi massa e quero trocar por monomassa mesmo por causa disso.
normalmente o que se pode passar se tiver monomassa pode acontecer a a correia de distribuição passarsse na cambota mas a soluçao para isso mas de resto tudo aguenta
abraço

Amigo eu não disse o contrário...
O monomassa só dá stresses muuuuuito depois do bimassa (lógico), muito pela sua construção ser diferente.
Mas o indicado para o motor/periféricos terem fiabilidade é o bimassa
Quando dizes que a correia de distribuição vai à vida (borracha com fios de aço)...vai, porque é o elo mais fraco na distribuição (muito mais frágil que uma cambota )aço, ou outra liga qualquer))...
Se queres por no teu tens de ter a noção que terás mais desgaste do material tais apoios do motor, caixa etc etc etc...
É mais fiável o mono ao bimassa em ralação apenas à peça, mas o motor sofre muito, mas muito mais desgaste nos arranques e passagens de caixa...
:)
 
Amigo eu não disse o contrário...
O monomassa só dá stresses muuuuuito depois do bimassa (lógico), muito pela sua construção ser diferente.
Mas o indicado para o motor/periféricos terem fiabilidade é o bimassa
Quando dizes que a correia de distribuição vai à vida (borracha com fios de aço)...vai, porque é o elo mais fraco na distribuição (muito mais frágil que uma cambota )aço, ou outra liga qualquer))...
Se queres por no teu tens de ter a noção que terás mais desgaste do material tais apoios do motor, caixa etc etc etc...
É mais fiável o mono ao bimassa em ralação apenas à peça, mas o motor sofre muito, mas muito mais desgaste nos arranques e passagens de caixa...
:)

sim nisso tens razao amigo mas pronto se alguem quiser trocar um bimassa a um monomassa nao me importo ahahah :p
abraço
 
Ao reforçar, e rectificar fica tudo novo?!

Reforçar ou rectificar são dois processos distintos.
Podes reforçar sem necessidade de rectificar e vice versa...
Rectificado/Reforçado, se fica novo? Não! Fica Rectificado + Reforçado... Será sempre um reforço em "cima" de uma peça rectificada...
Agora depende da peça e do uso a que será exposta.


Até que ponto posso continuar a andar assim sem danificar o material!?

Se tiveres o bimasa ou monomossa nas couves corres o risco de partir a cambota...partindo a cambota...adeus motor...
Nos monomasa corre-se mais esse risco.
Por isso pé leve.


Um rolamento o encosto é caro!? - Para o caso de deixar andar assim e so mudar o rolamento

O rolamento de encosto não sei o preço mas tens de comprar novo... dependendo do "defeito" tem causas e sintomas expecificos

Como aconselham a reforçar?! - O meu mecanico falou me logo em bronze.

Bronze é top!
Mas convém teres o resto do material à altura se não vai existir muita discrepância de atrito entre os materiais.



Preços?! - Já ouvi 250, 300...

Onde aconselham a roforçar?! - Sendo eu da zona de Guimarães/Famalicão, um sitio perto. O meu mecánico reforça as dos carros de rally dele em Famalicão e de alguns clientes e 0 problemas.

boa sorte nisso!
espero ter ajudado:)

Desde já muito obrigado a todos pelas ajudas!
Eu so tenho repro e é para continuar só assim, se calhar mando reforçar só meio meio, e dependendo do estado do material, que dizem?
Já que tenho de gastar dinheiro gasta-se mas fica uma coisa feita com cabeça e direita.
A carrinha não é para picos nem arranques, ando sempre muito soft, mas é claro que de vez em quando gosto de fazer o gosto ao pé.
 
boas!
Acabei de fazer uma repro ao meu 6k2 de 90cv,ficou com mais ou menos 120cv's... mal reprogramei a embraiagem queixou-se!
Posso dizer-te que fora a mão de obra(foi eu e um amigo que mudamos a embraiagem) ficou em material por 225euros.
Embraiagem é a de origem, mas mandei-a reforçar,eles retiram tudo que la tem e colocam novas pastilhas,eu pedi mista de Keblar e Bronze, retificar/reforçar volante e prato(prensa como lhe quiserem chamar)isso ficou por (210 euros)..
Rolamento de encosto ficou por 15euros numa casa de peças, uma marca já porreirinha!
Isso é o que precisas, eu gastei um pouco mais que aproveitei que a caixa estava fora, e mudei valvulina,(2litros por 15euros)como a caixa sofre um pouco mais, aproveite para o fazer!!e não foi o meu caso, mas há quem mude o Vedante do rolamento da cambota!o meu estava bom, mas há muita gente que muda isso(tamém não é caro)!

espero ter ajudado.
Cumps


Ps: é normal que a embraiagem fique mais mole, e que patine um pouco ao inicio ate ganhar cama!Fazes uns "pontos" numa subida sem esforçar mt, que acaba por ir ao sitio!!
 
Last edited:
boas!
Acabei de fazer uma repro ao meu 6k2 de 90cv,ficou com mais ou menos 120cv's... mal reprogramei a embraiagem queixou-se!
Posso dizer-te que fora a mão de obra(foi eu e um amigo que mudamos a embraiagem) ficou em material por 225euros.
Embraiagem é a de origem, mas mandei-a reforçar,eles retiram tudo que la tem e colocam novas pastilhas,eu pedi mista de Keblar e Bronze, retificar/reforçar volante e prato(prensa como lhe quiserem chamar)isso ficou por (210 euros)..
Rolamento de encosto ficou por 15euros numa casa de peças, uma marca já porreirinha!
Isso é o que precisas, eu gastei um pouco mais que aproveitei que a caixa estava fora, e mudei valvulina,(2litros por 15euros)como a caixa sofre um pouco mais, aproveite para o fazer!!e não foi o meu caso, mas há quem mude o Vedante do rolamento da cambota!o meu estava bom, mas há muita gente que muda isso(tamém não é caro)!

espero ter ajudado.
Cumps


Ps: é normal que a embraiagem fique mais mole, e que patine um pouco ao inicio ate ganhar cama!Fazes uns "pontos" numa subida sem esforçar mt, que acaba por ir ao sitio!!

Muito obrigado pela ajuda e pela contribuição amigo! ;)
 
Back
Top