nao estou a falar de sensibilidade de pedal, estou a falar de valores injectados por 100% de pedal, valores reprogramados em drivers wish
andam engenheiros da vw a matar a cabeça para consumos baixos, a ajustar valores de caudal e iq por Patm, temperatura, etc para conseguir lançar os valores mais baixos do mercado e depois aparece um chipador que baixa os consumos ...
a box engana a centralina, o combustivel injectado é calculado por diversas leituras, caudal de ar, temperatura, Patm, temperatura de motor, etc ... a box engana a centralina nessa leituras o que faz com que seja debitado mais gasoleo. Uma reprogramação tem capacidade de mudar valores de injeccao de gasoleo em determinados caudais de ar, em determinadas cargas de acelerador, ajustar a geometria em determinados valores de injecção. podes estar de origem até meio pedal e reprogramado dai para baixo
Ar frio energia de borla? O ar frio é o mais responsavel pelo consumos altos, a começar pelo tempo que o motor demora a atingir a temperatura de servico. consegues mais potencia, sim, porque ha mais oxigenio no ar, porque a centralina sabe disso e injecta mais gasoleo. mas lá está injecta mais gasoleo, maiores sao os consumos.
quanto à questao de ter mais potencia em baixas rpms, isso é possivel, mas com linha directa, ou menos backpressure na linha de escape e depois com o devido ajuste de electronica.