Mas não acham mais fácil fazer melhores consumos com o 1.9 do que com o 1.4? Fico com essa ideia :s
Isso não passa de um mito.
Aqui neste Fórum, todos os Ibizas andam muito e gastam pouco.
Eu andei num Ibiza PD130 mais ou menos carregado (cerca de 200 e poucos cavalos, com um IC XXL e um 22 pouco explorado, algo mesmo muito soft) e o carro em cidade gasta no mínimo 8 com uns puxanços pelo meio, mas nada de especial. Aquele carro não gasta menos de 6, nem a andar a 90 na estrada.
Um Cupra PD160cv stock de um amigo, só a andar em estrada praticamente (nacional a 100, 110), umas ultrapassagens pelo meio, fazia 5.8 - 6.2 em média e era porque era um gajo muito calmo a conduzir e só fazia estrada. Na cidade gastava bem mais. E em AE a mais de 200 então embebedava-se (mas também qual é o carro que a 200 não vai a gastar que nem um desalmado).
Isto dos consumos é muito relativo.
Eu já fiz "n" vezes consumos de 3.7 3.8 3.9 no meu manco stock com jante 16", mas é andar a pastar e até já fiz 3.6 a aproveitar o cone de ar dos camiões (foi só um teste em que demorei 1h45m para fazer 100kms, ia morrendo de tédio).
O meu manco basta metê-lo em estrada que ele desce logo dos 5, e se não abusar muito, faço abaixo de 4.5. Mas para mim só começa a meter "pica" abaixo dos 4 aos 100km.
Em cidade faço 5.5 a 6 a andar normalmente. Eu não me preocupo muito com os consumos do carro, ando como me apetece.
Só existe uma situação onde um 1.9 vai a gastar menos que um 1.4: Ali a 130 140 150 na AE. Um manco aí gasta mais que um PD130cv stock caixa longa. O meu carro numa viagem sempre a 150 gasta cerca de 7 litros. Um PD130cv é capaz de gastar menos nesta ordem de velocidades. DE RESTO, em todas as outras situações, o 1.4 gasta sempre menos.