Resolver problema com caixa de velocidades

Boa tarde pessoal , Preciso de ajuda ou informacoes , pois ja fui a 2 mecanicos e nao me souberam ajudar, acontece que a uns 6 meses para ca, a minha caixa de velocidades tem umas pancadas, como se eu estaciona se e subisse um pouco um passeio e estivesse em 5 velocidade,nao conseguia desengatar a mesma tinha que carregar no pedal e ha mao puxar o carro para uma zona plana e desengatar o mesmo.
Hoje na minha zona em plena recta , meu espanto vou em 5a velocidades e reparo que o sinal vai fechar, quase ao chegar ao sinal meto a mao no selector para reduzir para 4a e seguintes velocidades , NAO consigo tirar a mudança de 5 para 4 e seguintes trancou em 5.....meto 4 piscas e subo passeio de marcha atras com pe na embraiagem e tento de tudo e a 5 nao sai...com carro a trabalhar tento enverter a marcha tudo em 5 velocidade e a descer e com esforco mas nao muito la consigo desengatar a mudanca..... GRaças a deus...


Alguem me pode tentar dar uma opiniao sobre o que pode ser ou ja tenha passado pelo mesmo.

SO me acontece em 5 velocidade de resto entra tudo bem.

agradeço toda a ajuda se faz favor
 
nem com o motor desligado sai?
vê o selector, cabos, peso a frente junto a caixa... se isso tiver tudo bem é abrir a caixa e ver o que esta a acontecer.
 
boas amigo, nem com motor desligado estranho , o peso e o respectivos ligamentos as hastes tudo que vai ligar ao selector esta ok ate ja mandei vir esse material todo chega esta semana... so faz mesmo com a 5 Velocidade ate ja troquei os apoios todos Grande despesa tudo ariginal na seat pois pensei k fosse dos apoios de motor e caixa...REF da caixa EAY 23109/14 3
 
quando acontecer paras o carro, faz ponto de embraiagem como fosses para arrancar, a mim éra muito raro acontecer, mas acontecia e era assim que conseguia soltar a caixa
 
Obrigada por vossas opinioes ...vamos ver se mais alguem passou ou passa por isso... agradeco em ultimo recurso vai mais uma despesa mas VALE sempre apena !!!
 
A última vez que me aconteceu algo idêntico, fiquei inicialmente sem a 5ª velocidade, mais um pouco à frente já não tinha 3ª, até que parei o carro na berma, e só consegui engatar a marcha atrás e nunca mais consegui a tirar...teve que ir de reboque para a oficina... No dia a seguir foi ao mecânico ver o que era (e já todo lixado da vida a pensar que teria que trocar de caixa), quando para meu espanto diz-me que o carro já estava pronto e que foi somente uma porta do selector das mudanças que saltou fora, arranjou-se uma porca igual e estava novo :D
Após uma pesquisa posteriormente aqui no forum reparei que era um problema bastante usual nos ibizas 6k2...

Resumindo, vai ver se tens lá essa porca, ou se não está desapertada ;)
 
boas a embraiagem esta boa mas depois de andar com ele para estacionar e tentar desengatar ficou a cheirar a queimado , acho que vou mandar abrir a caixa ver o sistema de engrenagem todo ,vai levar tudo novo e aproveito meter o kit de embraiagem ...

Qual me aconselham ja agora?
 
boas martins sim SDI , e sim tenho uma folga na alavanca tanto que ja mandei vir todo o sistema ate todas as buchas...

Qual a tua opiniao Amigo
 
Não sei se já o fizeste, mas tira o fole da alavanca de velocidades e verifica a bucha que liga a alavanca ao veio principal. É frequente desfazer-se e provocar folga.
 
boas martins , ja reparei e ja tirei o fole ..tem folga ja tenho a nova comigo esta sexta vou ao mecanico

Achas que seja por essa bucha?
 
127413_61.jpg
 
Essa bucha que tens é para o veio do selector. Essa fica em baixo. A que falo fica na uniao da alavanca com o veio. Logo abaixo da manete.
 
Back
Top