Retirar centralina GT Tdi

Ola a todos.
Gostaria de tirar a centralina do meu carro. Sei que fica do lado direito, ja a vi lá , depois de tirar uma borracha vedante e desviado um plastico.


Aquilo parece estar assente em 2 parafusos, mas nao vejo porca. Qual é a realmente a melhor forma de sacar a centralina e trocar o chip?

Gostava de tirar o/os chip que lá tem e colocar os 2 chips originais que me deram qd comprei o carro.

Obrigado
 
Se o teu conhecimento de soldaduras é juntar fios com fita cola não te ponhas com avarias e dá esse trabalho a fazer a alguém.
 
mandas-te vir os chips por encomenda?
é preciso ter cuidado se partes uma perninha estas fdd...mas nao é nada de outro mundo.. quem perceber minimamente faz isso... nao convem dar é mt aquecimento com o ferro de soldar.... boa sorte...
 
Os gttdi são de "sokets", mas mesmo assim não te ponhas em aventuras. Ela é mesmo assim pra sair, tens de puxar com uma certa foça.
Abraços.
 
Olá.
Por acaso o meu conhecimento de soldadura nao é assim tao básico.
Ja desenhei e construi circuitos para a minha guitarra eletrica e outros acessorios.

O meu GT Tdi , tem um socket , segundo me foi dito.

1- O meu problema é : como tirar a caixa da centralina de la? Aquilo esta assente em 2 pernos , nos quais nao vejo porca.

2- Depois de tirar a caixa, bastará abrir?

3- tenho 2 chips originais. Em que posição ficam eles?

O chip que lá está nao sei de que marca é. Eu creio que ele me disse que o comprou e reprogramou à parte.
O carro tem um andamento fabuloso, cerca de 140cv e ao mesmo tempo é muito progressivo/suave e quanto a fumos... um pouquito apenas se puxar assim mais por ele, o que é raro.

É mais pela IPO e pra ver como ficaria stock.

Deve ficar é com um pouco de lag, uma vez que o turbo foi hibridado para o de 130cv. Possivel?

Mas a minha questao é mesmo : como retirar aquilo e depois... como abrir !

Obrigado.:D
 
Olá pessoal.
Precisava mesmo de ajuda com isto!

Nao sei tirar a centralina do sitio e o que fazer depois para trocar o chip pelo original.

Obrigado. :)
 
Em relaçao a posiçao dos xips exprimentas uma maneira kalker se o carro não pegar é pk é ao contrário.
 
Qnt ao retirar a centralina, existe um parafuso a retirar.. fica lá por trás da centralina. Dp é só puxar c/alguma força p/desengatar
 
nao e bem assim por o chip a toa.

eles tem uma marca de lado

semttulo6yw.jpg


antes de tirares o k la ta ve pra k lado ta a marca

kando tirares o k la ta tira os 2 lados ao mesmo tempo. se tirares so por um lado pode partir um perna la na socket.
aí sim tás fdd.
 
carlos tdi75 disse:
nao e bem assim por o chip a toa.

eles tem uma marca de lado

semttulo6yw.jpg


antes de tirares o k la ta ve pra k lado ta a marca

kando tirares o k la ta tira os 2 lados ao mesmo tempo. se tirares so por um lado pode partir um perna la na socket.
aí sim tás fdd.


Claro k n é a toa(nunca reparei nessa diferença) mas tb n faz mal simplesmente o carro n pega.
 
Olá.
Obrigado pelas dicas.

Portanto, desaperto um parafuso nas costas da centralina.

Para retirar os chips, retiro-os como um "todo" e nao um lado de cada vez.

Para colocar, fixo a posiçao daquela referencia nos que la estao e sigo a mesma orientação para os chips antigos.

É facilmente identificavel o chip dentro da centralina? Deve ser... mas como numca abri nenhuma...
 
Ola.
Ja retirei a centralina e retirei os 2 chips que la estavam.

Coloquei os originais. Nao sei se estao cada qual no seu proprio sitio... mas trabalhou !!
 
agora o pessoal vai começar a vender chips pelo correio... :)
manda num envelope e é so soldar... :)
se calhar é mais facil colocares um suporte para colocares o chip e assim retiras e metes o chip quando quiseres nem soldares outra vez... é tipo as memorias dos pc's tiras e metes quando quiseres :)
 
k moços, nao tinham reparado na marca...
sabem o k acontece ao colocar um integardo ao contrario???

- além de estarem a colocar a alimentação em pinos k nao sao os correctos, tao a trocar entradas por saidas e saidas por entradas

depois disso o simples integrado, ao kual xamam chip,k é uma simples flash se for colocado á sorte e tievrem o azar de o colocar ao contrário, pode nunca mais funcionar! tanto a centralina, como o dito cujo chip....

andam ai muitos sucateiros armados em técnicos de electrónica depois dá *****

abraço
 
Dino disse:
k moços, nao tinham reparado na marca...
sabem o k acontece ao colocar um integardo ao contrario???

- além de estarem a colocar a alimentação em pinos k nao sao os correctos, tao a trocar entradas por saidas e saidas por entradas

depois disso o simples integrado, ao kual xamam chip,k é uma simples flash se for colocado á sorte e tievrem o azar de o colocar ao contrário, pode nunca mais funcionar! tanto a centralina, como o dito cujo chip....

andam ai muitos sucateiros armados em técnicos de electrónica depois dá *****

abraço


Eu já tirei os meus e voltei a coloca los mas na posiçao errada(por engano) e simplesmente o carro n pegava. Em relaçao aos sucateiros já vi muitos génios da electronica a n acerterem a 1ª!
 
Last edited:
sim mas acredita k alguem k saiba um minimo de electrónica nao vai colocar um integrado ao contrário, inda pra mais, nao tamos a falar de um simples integrado....

axas k faz bem á vida do integrado isso...?

pensa uma coisa, os dois condutores dos cabos das tuas colunas sao pa ligar ao radio ou ao amplifaicador, se os meteres nos 12 volts da bateria do carro axas k á algum problema???
 
Back
Top